domingo, 10 de junho de 2012

Alunos da Escola do Agrupamento de Escolas José Relvas apresentaram filme sobre a vida de Carlos Relvas

Os alunos do agrupamento de escolas, José Relvas, em Alpiarça apresentaram ontem, na biblioteca municipal um filme inteiramente produzido, escrito e pensado por eles baseado na vida da família Relvas intitulado "Histórias, da Sala à Cozinha" . 
Este filme foi pensado no âmbito do programa COMENIUS que cada escola escolhesse um monumento ligado à sua terra e que depois explorasse a sua lenda e a sua história, sendo que os alunos juntamente com a colaboração das duas professoras responsáveis pelo projeto, Lina Duarte e Dulce Graçio escolheram a Casa dos Patudos legado deixado por José Relvas. 
Convêm lembrar que este programa visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa. 
Vanda Raposo, aluna deste agrupamento é uma das participantes deste filme interpretando D. Eugénia mulher de José Relvas, numa entrevista ao blog " Mundo do Jornalismo" salientou " estou muito contente com o resultado final deste filme em relação à minha preparação vi apenas, algumas fotografias da época e a inspiração foi absolutamente natural". 
Miguel Pires, representou o motorista da família de em declarações ao "Mundo do Jornalismo", referiu " este filme foi uma aposta ganha e estou contente com o resultado final e   espero que ele tenha uma boa posição no ranking. Em relação ao personagem, inspirei-me em alguns filmes clássicos para ver a postura,a forma de comunicar e depois foi encarnar a personagem que adorei fazer". 
As professoras Lina Duarte e Dulce Graçio, responsáveis por este projeto e ambas professoras no Agupamento de Escolas José Relvas disseram " o filme já foi apresentado as outras escolas tendo levado bastantes elogios o que para nós todos nos enche de orgulho e agora como todos já adquirimos alguma experiência com este  vamos melhorar alguns pormenores para os nossos projetos futuros que passam pela área da representação". 
Acrescentaram ainda que a ajuda da direção do museu municipal - Casa dos Patudos foi indispensável, uma vez que, colocaram as instalações à disposição tendo sempre o devido cuidado com todos os adereços para as gravações de modo, mas tudo isto  permitiu dar mais realismo ao nosso projeto. 
Fica a promessa por parte dos alunos e professores deste agrupamento que este tipo de projetos dentro da área do teatro são para continuar, já no próximo ano lectivo, uma  vez que, envolve toda a comunidade quer escolar quer local a envolverem-se e isso é sempre gratificante para quem faz este tipo de trabalhos. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

Sem comentários:

Enviar um comentário