sexta-feira, 1 de junho de 2012

Associação 20 KM apela à prática desportiva


Palestra decorreu a 15 de Outubro
Com o objectivo de fomentar o gosto pela prática desportiva, assumindo um papel formativo nas classes mais baixas, a secção de atletismo da Associação 20 km de Almeirim promoveu uma palestra intitulada: “Atletismo, quando um projecto se torna realidade”. Decorreu no dia 15 de Outubro, no salão nobre da Câmara Municipal de Almeirim. Contou com a presença de duas atletas olímpicas, Susana Feitor e Sandra Barreiros, para além de contar com elementos da própria associação e do executivo autárquico, representado pelo presidente da Câmara, José de Sousa Gomes.<
Durante cerca de uma hora foram apresentados os recursos humanos que fazem parte da associação, bem como o número de atletas filiados na Associação de Atletismo de Santarém/Federação Portuguesa, que foi analisada desde a época de 2005. Na anterior época, 2010/2011, atingiram os 110 alunos, ficando em segundo lugar no ranking. No entanto, conseguiu o primeiro lugar, no que toca a atletas do sexo feminino. Foi apresentada, também, uma novidade que marca esta época. Um novo serviço desportivo designado de Peso Equilibrado, que arrancou a 12 de Setembro e que actualmente tem 7 alunos. O objectivo é verificar, não só a condição física, bem como o bem-estar mental e social. No fim, foi apresentado o projecto da secção de atletismo. Daniel Leandro. licenciado em desporto, quer aumentar o número de atletas da associação. Levá-los a praticar a modalidade, no intuito de ganhar medalhas e de aproveitarem a componente lúdica que existe no desporto.
Sandra Barreiro e Susana Feitor são exemplos
Susana Feitor, natural de Rio Maior, compete na modalidade de marcha atlética e conta, no seu currículo, com várias medalhas. Conquistadas nos jogos olímpicos e não só. Num entrevista ao Mais Região, salientou que "o clube tem feito grandes esforços para cativar os jovens”. Segundo a mesma, “o futuro do atletismo não será fácil porque, como todas as áreas, precisam de grandes apoios financeiros. Mas se as empresas não poderem ajudar financiando, que, ao menos, ajudem em género para que esta prática não se perca".
Sandra Barreiros, natural de Almeirim, reformada do atletismo. Também ela é uma ex atleta olímpica, que começou a carreira aos 14 anos. " Nunca tinha participado em nenhum seminário deste género em que a autarquia esteja empenhada em ajudar esta modalidade, mas nota-se por parte da secção de atletismo um grande espírito de união de cooperativismo para dar uma formação, quer desportiva quer pedagógica nos jovens”, disse Sandra. De acordo com a mesma, “estão a criar raízes fortes”, o que se espera que “venha a dar frutos, dado que, hoje, os jovens têm outras condições que não tinha existia no meu dia, nomeadamente a pista de 100 metros no estádio municipal".
Coube ao presidente da autarquia encerrar os trabalhos desta palestra. " Devido aos tempos que se avizinham vão existir algumas restrições, mas espera que o esforço não esmoreça”. Disse esperar que continue a existir um grande esforço entre todos, pois sempre acreditou neste projecto. Acrescentou que “é necessário continuar a incentivar os jovens para a prática do desporto e isso tem sido visível através do numero de atletas que todos os anos se inscrevem nesta modalidade".
Notícia de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário