sexta-feira, 1 de junho de 2012

CDOS testa meios de socorro em exercício de risco sísmico


ALMEIRIM. Teste decorreu no dia 30 de Novembro

Com o objectivo de testar a resposta do Sistema de Protecção Civil a uma situação de  sismo na Área Metropolitana de Lisboa e concelhos limítrofes, nomeadamente o Esquema de Sustentação Operacional previsto no Plano  Especial de Emergência para o Risco Sísmico, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, sedeado em Almeirim, organizou o exercício intitulado ‘PROCIV VI/2011’. Neste exercício, a 30 de Novembro, participaram os municípios de Benavente, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Ponte de Sor, Gavião e Alter do Chão e os agentes de Proteção Civil e entidades relacionadas, como INEM e GNR.
No cenário, o comandante operacional distrital de Portalegre, Luís Belo, ligou para o comandante distrital de Santarém, Joaquim Chambel, já que recebeu a informação de um sismo de intensidade 6.6 na Escala de Ritcher, no concelho de Benavente. Como Joaquim Chambel não atendeu a chamada, colocou de imediato a sua equipa no terreno e tomou as rédeas do comando. O “Mais Região” acompanhou em exclusivo o posto de comando no CDOS e os dois postos de comando municipais, localizados nos Bombeiros de Salvaterra de Magos e no Centro Municipal de Protecção Civil de Benavente. No final, as entidades estavam satisfeitas. Miguel Cardia, responsável pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Benavente, fez o balanço: " Considero este exercício muito proveitoso, começando por fazer um especial agradecimento à corporação de Alter do Chão que, apesar de não ter muito tempo para estudar o terreno, fez o melhor que sabia. A maior dificuldade que sentimos foi em ter que resolver algumas ocorrências que iam surgindo, sendo que tinhamos que enviar a resposta via e-mail para o CDOS, mas estamos muito contentes".
Joaquim Chambel , quando se reuniu com todas as entidades envolvidas, referiu:  “Considero este exercício muito positivo e  na sua maioria tudo correu como o desejado. Desde já, agradeço a todos o esforço, o empenho e a dedicação, mas com este exercício podemos dizer que, em caso de catástrofe, o Comando Distrital de Operações de Socorro consegue funcionar como uma estrutura distrital em conjunto com as outras entidade. Por isso mesmo, este exercício tem que continuar, porque é muito proveitoso para todos".

Nota - Não se encontra onlime, mas está publicada na versão impressa
 
Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário