domingo, 17 de junho de 2012

"Conseguir chegar ao fim já é um bom resultado tal como aconteceu no ano passado na Alemanha"


Victor Rodrigues, 43 anos, residente em Almeirim  e atleta veste a camisola da Associação 20 Km de Almeirim e vai participar mais uma vez, na prova de Triatlo "Ironman" que vai decorrer em Nice, França já no dia 24 de Junho. Bombeiro de profissão, nos municipais do Cartaxo tem no desporto a sua grande paixão e numa entrevista ao blog "Mundo do Jornalismo" falou desta modalidade, da prova de triatlo "Ironman" e do que é para ele a prática desportiva. 

Victor Rodrigues - Quais são as expetativas para esta prova?
Mundo Jornalismo -  A expectativa maior é terminar a prova usando sempre a minha cabeça de modo a não fazer muitas asneiras que me prejudiquem a alcançar os meu principal objetivo que é terminar a prova.  
V.R Fale um pouco sobre esta modalidade? 
M. J - Ironman é uma modalidade de triatlo de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km e 195 metros de corridaEsta modalidade extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida, durante a cerimonia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadorescorredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente. No ano de 1978 a seguir iniciou-se esta prova que tem sido sucesso absoluto em todos os países onde passa. 
V.R - Como é que chegou até esta prova que decorre em França?
Atualmente, além da etapa final, no Havaí, há um circuito internacional de 28 provas de Ironman que ocorrem em  diversos destinos no mundo, tais como Estados UnidosCanadá, ÁustriaBrasil,Alemanha Nova Zelândia França entre outros países e a pessoa inscreve-se onde quer ir. Para poder participar na prova mundial que ocorre no Havai tem que ficar entre os sete primeiros lugares para eu entrar diretamente na prova do Havai.   Hoje em dia é muito dificil de uma pessoa se inscrever porque a concorrência é tanta e existem provas a fechar com 13 minutos com 1700 vagas sendo que, cada prova aufere 400 euros. 
V.R - Sei que se prepara deste Janeiro deste ano tendo sempre a ajuda e colaboração do seu treinador. Onde é que decorrem esses treinos?
Sim é verdade, mas convêm dizer que nós somos muito privilegiados ao nível dos treinos porque temos espaços maravilhosos para treinar e isso é muito bom para quem pratica desporto. No meu caso como trabalho no Cartaxo pratico natação nas piscinas do Cartaxo, quando o tempo começa a aquecer vamos nadar para a barragem dos gagos, a parte do ciclismo eu costumo fazer cerca de 100 a 150km neste fantástico  circuito aberto que temos aqui e a corrida vamos treinando com a ajuda dos colegas e amigos que nos fazem companhia. O meu treinador, Luís Lopes faz parte do projeto "Treinar Melhor" em conjunto com o Pedro Bento que nos treina de forma a alcançarmos bons resultados nos campeonatos. 
V.R -  No ano passado conseguiu um lugar no pódio e para este ano espera conseguir ainda melhores resultados?
Os meus melhores resultados são sempre chegar ao fim da prova e isso é para mim e para quase noventa e nove porcento das pessoas que participam neste tipo de provas querem. Conseguir chegar ao fim, já é um bom resultado tal como aconteceu no ano passado na Alemanha.
V.R - Depois desta prova qual é a que se segue?
Sim, depois desta estou a pensar inscrever-me na modalidade que é designada de lotaria, onde eu me inscrevo em Outubro para a prova do Havai e depois em meados de Abril sai a listagem do resultado dos atletas que foram admitidos e excluídos.  
V.R - Alem de ser atleta tem outra profissão ou faz da vida desportiva a sua profissão?
Eu sou  bombeiro de profissão nos municipais do Cartaxo e tenho o desporto como um grande hobbie tendo como principal objetivo manter-me em forma.  mas tendo sempre companhia como é o caso do meu colega Pedro Bento que me acompanha normalmente na corrida e na bicicleta porque fazer isto sozinho não dá animo nenhum e com companhia é sempre melhor.  
V.R- Faço a mesma pergunta que fiz ao seu colega, Pedro Bento que é na sua opinião, acha que os atletas são bem apoiados ou não lhes dão os devidos apoios?
Ao nível dos apoios no que respeita no meu caso eu sou apoiado pelos 20 km de Almeirim e eles dão-me todo o apoio possível embora nós tenhamos que fazer algum investimento, mas quando existem outras provas eu também não peço porque vou sempre acompanhado com a minha familia e este ano, não vai ser possível porque a minha filha tem os exames. 
Importa realçar que o ciclista americano Lance Armstrong já não irá participar na prova porque se encontra proibido pela federação de triatlo devido a uma queixa de ter ingerido doping. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

Sem comentários:

Enviar um comentário