sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festival Internacional de Folclore termina com chave d´ouro


A terceira edição do Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA) decorreu de 20 a 25 de Abril na cidade de Almeirim e também nas localidades limítrofes de Alpiarça, Benavente, Samora Correia e Porto Alto, Muge, Alcanhões e S. Vicente do Paul.
Nesta fase de crescimento e consolidação, o Festival foi honrado com as presenças dos embaixadores do Paraguai, Colômbia e Egito que acompanharam as actividades dos seus grupos nacionais nalguns dias do certame e foram promovidas 3 Galas Internacionais com elevada afluência do público almeirinense.
Composto por nove comitivas internacionais (Brasil, Eslováquia, Paraguai, Colômbia, Itália (2), Egipto, Lituânia e Sérvia), este Festival cumpriu os objectivos a que se propôs: promoção da interculturalidade entre os vários grupos com a população local, dar a conhecer a cultura e tradições locais, através de algumas iniciativas como a de colocar alguns grupos a participarem na confecção de “caralhotas”, pão tradicional de Almeirim, no mercado municipal de Almeirim, bem como nalgumas actividades na Quinta do Casal Branco, numa organização da Confraria Gastronómica.
No dia de encerramento, no pavilhão desportivo de Benfica do Ribatejo, esteve presente o embaixador do Egipto, Hamdi Loza, para além das habituais presenças de alguns elementos da autarquia local, designadamente Pedro Ribeiro, vice-presidente e José Carlos Pereira, vereador da cultura, para além do Presidente da Junta de Freguesia e de Rui Sérgio Mateus e Carla Raposeira, responsáveis do INATEL Lisboa.
No final, foi entregue a “menção honrosa José de Jesus" à comitiva internacional da Colômbia pelas mãos dos familiares do pintor, conhecido como o homem sem braços e que fez o destaque das características de envolvimento e apresentação artística deste grupo, ao longo de todas as galas.
Nunca é demais relembrar que ainda está a decorrer o Concurso Internacional de Fotografia, que promove a arte de bem fotografar no FIFCA.
Finalmente, ficou a promessa feita por parte do Presidente do Festival, Ricardo Casebre, que este certame irá regressar no ano de 2014, mais renovado e repleto de outras novidades, porque esta festa é organizada, com base nas pessoas do concelho de Almeirim e nas pontes culturais que se estabelecem, entre as diversas culturas dos 5 continentes.  
Nota - Esta é a mais recente notícia que escrevi para um jornal regional. Trata-se de um evento cultural que ocorreu de 20 a 25 de Abril da qual eu fiz parte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário