domingo, 1 de julho de 2012

Cinco corporações de bombeiros do distrito de Santarém ganham novos bombeiros

Cerca de 38 bombeiros foram hoje promovidos a bombeiros no quartel dos bombeiros voluntários de Salvaterra de Magos que culminou com o primeiro curso conjunto de instrução inicial de bombeiro da Lezíria do Tejo, Distrito de Santarém. 
Pela primeira vez cinco corporações de bombeiros (Almeirim, Cartaxo, Benavente, Salvaterra de Magos e Samora Correia) resolveram juntar-se juntar as suas Recrutas Iniciais de Formação de Bombeiros. 
Este curso durou seis meses, onde começaram por ser inicialmente cerca de 50 tendo alguns desistido durante o tempo que este curso foi ministrado.

O blog "Mundo do Jornalismo", teve no local a assistir a cerimónia de abertura e foi procurar perceber no final da cerimónia como se encontrava o ambiente e quais as espectativas destes novos bombeiros ao integrarem estas cinco corporações. José Cunha e Pedro, naturais de Marinhais são agora bombeiros estagiários dos voluntários de Salvaterra de Magos entraram neste mundo através de uma amiga que também se inscreveu e que lhes incentivou a ingressar na vida de bombeiro revelaram que " foi uma experiência muito boa, mas ao principio foi bastante complicado conciliarem os horários porque ambos se encontravam a estudar dado que a formação terminava bastante tarde, mas no fundo tudo se conseguiu resolver". 


No caso de José cunha, entrou para os bombeiros porque quer seguir a área da saúde e viu nos bombeiros uma grande oportunidade "vai ser ótimo para ganhar mais experiência e depois aqui poderei tirar outros cursos como técnico de ambulância de socorro para poder fazer serviços de INEM e depois dentro da área dos bombeiros se tiver oportunidade gostaria de tirar outros cursos". 

Para o Pedro em declarações ao blog referiu "foi uma experiência fantástica e agora espero poder ajudar quem mais precisa tirando desta experiência como bombeiro o melhor partido e recomendo a todos que venham sentir isto de perto". 

José Vitorino, comandante da corporação dos bombeiros voluntários de Salvaterra de Magos  em entrevista ao blog salientou "inicialmente a corporação apresentou 10 bombeiros na recruta, mas devido a alguns problemas dois deles desistiram restando oito. Isto significa uma lufada de ar fresco para a nossa corparação porque assim podemos servir mais e melhor a população de Salvaterra. Acrescentou ainda que "estes que entraram tem uma situação escolar bastante avançada e alguns deles até vão ingressar no ensino superior o que torna uma vantagem pois, se quiserem podem aqui dentro dos bombeiros tirar outros cursos e formações para serem ainda melhores pensando sempre no salvamento das vidas e apelo a que para o ano quando abrirem novamente as inscrições para a recruta de bombeiro a população mais jovem de Salvaterra se inscreva e venha viver esta experiência que é ser bombeiro e ajuda os outros ". 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

4 comentários:

  1. parabens a todos nós, ao longo de 6 meses de esforço, conseguimos concretizar os nossos objetivos. Nair

    ResponderEliminar
  2. sim e verdade estao todos de parabens , mas desculpem falam em 5 corpos de bombeiros mas eu aqui so conto 4 pois secalhar o cartaxo ficou de foram.
    cumprimento espero que seja feito a reteficação....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo
      Não foi mesmo por mal, mas será resolvido o lapso agora mesmo.
      Abraço

      Eliminar
    2. Nuno
      Portugal está nas mãos dos nossos heróis desconhecidos homens e mulheres que dão a vida por uma causa única e maravilhosa ser Bombeiro durante 365 dias por ano dia e noite sem nunca baixarem os braços, vão a luta correm em socorro de alguém ou de algo sem nunca pedirem nada em troca.
      O que mais me deixa triste é o que o governo faz a estes homens, mas o pior é o que certas direcções de associações lhes fazem onde uma administrativa ganha mais de mil euros mensais e os bombeiros voluntários nem uma camarata decente tem ou mesmo um equipamento isto para não falar que um bombeiro que é contratado por essa associação é contratado com categoria de servente ou mesmo de encarregado para não poder ter vinculação a qualquer contrato colectivo de trabalho sai para fogo ,sai para um acidente faz de tudo e chaga ao fim do mês e leva 500 euros para casa enquanto uma senhora administrativa que esta sentada e sai para o café almoço e lanche e fecha tudo e vai para casa dormir é triste não é ??
      Por isso orgulho-me de saber que para ser Bombeiros é preciso amar a causa !!

      Eliminar