quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Foi um grande desafio mas também mais uma experiência de vida. Esta prova realmente ainda foi mais difícil do que eu imaginava, mas com esforço e dedicação tudo se consegue"


Pedro Bento, natural de Almeirim e atleta, compete com a camisola da Associação 20 Km de Almeirim na modalidade de ciclismo.  Representou as cores de Portugal naquela que é considerada uma das maiores provas nesta modalidade, BC Bike Race. Numa entrevista, ao blog "Mundo do Jornalismo" após o regresso à sua terra falou das emoções que sentiu durante os 7 dias que a prova decorreu, das suas maiores dificuldades no terreno e da próxima prova que está a pensar concorrer. Para além disso, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os seus apoiantes.  

Mundo do Jornalismo - Como é que decorreu a prova de BC Bike Race? 


Pedro Bento  A prova correu muito bem, tendo em conta que atingi o objetivo principal que era chegar ao final dos 7 dias.

MJ - Qual foi o ambiente que encontrou e se sempre encontrou um grande convívio entre todos os participantes? 

PB - O ambiente era extraordinário, quer entre participantes, organização e os populares das cidades por onde passamos. Conheci muita gente, muitas experiencias diferentes foram contadas e vividas. A experiencia de estarmos constantemente a conhecer atletas de outras nacionalidades, conhecer novas culturas, o fato de dia para dia estarmos a andar de ferry ou de autocarro conhecendo as paisagens fabulosas do canada tornou esta prova uma das mais bonitas que já fiz.

MJ - Quais foram os resultados que alcançou nesta prova? 

PB - Na categoria Open, ou seja na minha categoria, fiquei em 46 em 140 atletas. A geral em todos os escaloes fiquei em 76 em 450 atletas.

MJ - Ficaram a quem do esperado ou era isso que procurava? 

PB - Em termos classificativos esperava ter entrado nos 30ºs mas um mês sem treinar devido a uma lesão condicinou-me muito a preparação. E tendo em conta o nivel de atletas que se encontravam na minha categoria em que, o top 20 era constituido apenas por atletas profissionais que participam em provas da Taça do mundo, alguns campeões olímpicos e ex-campeoes olimpicos da modalidade, penso que até foi um bom resultado.

MJ - Quais foram as maiores dificuldades dada a sua complexidade? 

PB - As maiores dificuldades foram os primeiros 4 dias. Não sabia que ia chover durante os primeiros dias, e por isso nao levei pneus para a lama. Foi um martirio durante 4 dias a andar e a fazer patinagem artistica em cima de raizes e rochas, sempre com o risco de queda. Quer em descida quer em subida nao tinha muita tração, existia muita lama nos trilhos. Na quarta etapa parti o quadro da bicicleta devido a dureza do percurso e pensei mesmo que nao aguentasse ate ao final. Por fim os últimos dias também foram muito dificeis, o cansaço acumulado começava a notar-se bastante.

MJ - Esta prova teve inicio em Cumberland e terminou em Whistler e é considerada uma das mais técnicas do mundo, estando considerada por uma revista americana como uma dos 12 eventos  mais difíceis do mundo. Foi para si um grande desafio participar nesta prova?  

PB - Foi um grande desafio, mas também mais uma experiencia de vida. Esta prova realmente ainda foi mais difícil do que eu imaginava, mas com esforço e dedicação tudo se consegue. Os trilhos bastante técnicos, associados à chuva e lama que encontramos tornou esta edição a mais dificil de sempre, opinião da organização, mas mesmo assim valeu todo o esforço.

Quem é que o acompanhou nesta prova? 

Para a prova em si fui sozinho, mas tive bastante gente a apoiar-me deste lado de cá.

Foi o único português a estar presente nesta prova? 

Este ano fui o único sim.

Como se sentiu ao representar Portugal? 

Senti-me bastante orgulhoso e por isso dei sempre o melhor de mim, mesmo apesar de todas as dificuldades.

A quem dedica esta prova? 

A toda a minha familia e amigos.

MJ - Como é que os Almeirinenses o receberam quando chegou a Almeirim, ou seja, sentiu-se apoiado pela população em geral ou só sentiu esse sentimento nos 20 Km de Almeirim? 

P.B - Apenas senti um maior apoio das pessoas mais chegadas e das pessoas mais ligadas à modalidade.

MJ - Qual é a próxima prova que  vai participar? 

PB - Não sei bem se será já para o próximo ano, mas o proximo desafio possivelmente sera o crocodile Trophy na Australia ou o Iron Bike em Italia.

MJ - Quer deixar alguma mensagem de agradecimento? 

PB - Quero agradecer a todas as pessoas que me seguiram pela net e que me foram apoiando com incentivos e com frases de motivacao. A todos os meus patrocinadores: Ribabike, Galao Publicidade, PavaSport Ourem. Sem esquecer tambem todo o apoio que a Associacao 20kms de almeirim me deu antes e durante a corrida.


Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário