sábado, 4 de agosto de 2012

Fraga e Mendes terminam em 5.º lugar


Dupla portuguesa do remo acabou final do LMx2 na penúltima posição, à frente da Alemanha. O 5.º lugar melhora a oitava posição de Pequim, em 2008, e mostra que diferença para os melhores do mundo já é curta.

Tiremos a Dinamarca, que venceu a corrida depois de 500 metros fortíssimos no final. De resto, ninguém se ficou a rir: nem os portugueses, que terminaram no 5.º lugar; nem os milhares de britânicos, que viram fugir o ouro nos instantes finais; nem os neozelandeses, que aspiravam a mais do que o bronze; nem os franceses, que queriam uma medalha; nem os alemães, que acabaram em último. Ainda assim, a quinta posição da dupla Pedro Fraga-Nuno Mendes acaba por ser um excelente resultado. E prova, sobretudo, que a diferença da equipa nacional para as melhores do mundo é cada vez mais curta.


Tempos por água abaixo 


A diferença para o topo ia aumentando mas havia mais do que uma medalha em disputa. Ou melhor, sobrava uma, porque a meio do percurso percebeu-se que a vitória seria entregue à Grâ-Bretanha ou à Dinamarca. Ainda assim, o máximo que Portugal conseguiu fazer foi aproveitar a boa ponta final que mostrou em todas as corridas disputadas nestes Jogos para ultrapassar a Alemanha, terminando com um tempo de 6m44s80c.
Talvez tenha sido das próprias condições climatéricas ou do rio, mas os tempos da final não podem servir como barómetro. Caso contrário, bastava Pedro Fraga e Nuno Mendes manterem o registo (na casa dos 6m37s) e conseguiriam, no mínimo, a medalha de bronze. A Dinamarca ganhou com 6m37s17c, menos 71 centésimos do que os britânicos. A Nova Zelândia ficou em terceiro já com 6m40s86c.

Uma onda de bons resultados


O remo conseguiu o melhor resultado nacional nos Jogos até ao momento mas mostrou também a evolução que pelo menos a dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes apresentam: depois do 8.º lugar em Pequim e de dois pódios em campeonatos da Europa (2010 e 2011), esta quinta posição veio confirmar o trabalho desenvolvido nos últimos anos.
O treinador holandês, Mark Emke, pode ser um dos segredos desta dupla que se conhece de olhos fechados e que, algumas vezes, costuma ser confundida ou tratada como se fossem... irmãos. Licenciados em Educação Física, Fraga (29 anos) e Mendes (28) qualificaram Portugal para os Jogos de Pequim, em 2008, quebrando um jejum de 12 anos da participação nacional na modalidades; agora, em 2012, chegou a confirmação. Em 2016, no Rio de Janeiro, logo se verá. 

Sem comentários:

Enviar um comentário