sábado, 30 de junho de 2012

Livro " A Madrasta" procura desmistificar o mito que se instalou na sociedade em volta deste conceito

O livro "A Madrasta" da autoria de Isabel Parreira foi ontem apresentado na Casa dos Patudos, em Alpiarça. Conta a história de Alice que conhece Artur, divorciado e pai de dois filhos. 
Cedo foi promovida a madrasta começando a sentir o seu mundo invadido com a presença constante dos enteados, mas convence-se que as visitas quinzenais das crianças serão um problema menor na sua vida e que alguns constrangimentos quanto à sua adaptação serão rapidamente superados.Não poderia estar mais enganada! É então que a Realidade faz a sua primeira entrada em cena. 
Para além da autora do livro fizeram parte deste lançamento na mesa Nuno Prates, diretor do museu municipal - Casa dos Patudos, Ana Dinis Vieira, professora da Universidade  Lusiada de Lisboa e também investigadora em Eça de Queirós que fez a apresentação do livro e por fim, Teresa Adão uma das responsáveis da editora do livro, Edições Esgotadas. 
Ana Dinis Vieira  começou por agradecer publicamente o convite que lhe foi feito citando que " é uma temática que esta cada vez mais interiorizada na nossa sociedade em que cada vez mais famílias, são confrontadas com separações ou divórcios que algumas vezes são amigáveis, acordados ou até desacordados, mas a situação complica-se quando efectivamente as crianças  se opõem e estas queiramos nós ou não acabam por interferir na vida dos adultos e a coisa complica-se quando um dos parceiros carrega consigo uma familia da relação anterior para a outra relação, porem, quando a coisa é comum acaba por ser um pouco melhor. Acrescentou ainda que a sociedade não está totalmente organizada porque a palavra madrasta tem sempre um valor prejurativo que é atribuído à pessoa que tem esse papel trazendo alguns dissabores, mas no fundo somos todos madrastas e padrastos uns dos outros porque é muito facil criticar  e estar sempre a passar rastreiras quando normalmente quem tenta prejudicar são pessoas que tiverem alguns problemas ao longo da sua vida, que tem telhados de vidro e que tem os seus complexos e contribuir para a infelicidade dos outros acabam por se sentirem felizes". 
Isabel Parreira referiu "esta madrasta é todo o  olhar que foi referido na apresentação feita por Ana Dinis Vieira e quando uma pessoa está apaixonada não há impossíveis   acontecendo como a Alice no Mundo das Maravilhas, onde a realidade não existe e os verdadeiros problemas acontecem depois. Na verdade quando estamos apaixonados esquecemos o que está à volta procurando lutar pela paixão e pelo amor que nos une a outra pessoa.  O termo madastra nenhum de nós ainda não conseguir arranjar uma definição certa para explicar em que consiste". 
Chamou a atenção para que as pessoas que comprem o livro se apercebam que no final de cada capitulo  este contêm cerca de duas a a três páginas para que os leitores apontem alguns tópicos de reflexão algumas páginas  
No final da sessão de apresentação, a autora deu os respectivos autógrafos as pessoas que estavam presentes deu uma entrevista ao blog "Mundo do Jornalismo", onde falou como se inspirou e quais são as expectativas  que espera com este seu primeiro livro publicado começando por referir que "  tudo serve para eu me inspirar e se de repente me chamar a atenção de um gesto de um casal ou de uma família isso serve para eu começar logo imediatamente a especular sobre a vida disso tentando perceber o quotidiano dessa família e este livro é o resultado de todas estas histórias, gestos ou atitudes que eu fui observando no dia a dia. Quanto as expectativas e à aceitação do livro por parte do público eu não estou  preocupada com o que os outros pensam e sim naquilo que idealizei e que quero escrever porque isto já faz parte de mim"
Fez questão de referir que  quando uma pessoa quer  muito fazer uma coisa existe sempre tempo para fazer mesmo que essa pessoa seja demasiado ocupado e que tenha uma vida bastante agitada  como é o caso da própria. 
Confidenciou ainda, ao blog que " a escrita é o meu espaço e em casa o meu espaço é no meu escritório onde  escrevo e quando estou a escrever  desligo de tudo e concentro-me só naquilo que estou a fazer. Para terminar fez questão de dizer que se algum guionista quisesse adaptar esta história fazendo dai  uma novela  já teria um protagonista para fazer o papel de Alice".   
O livro " A Madrasta" foi lançado pela editora pela editora "Edições Esgotadas" está a ser  bem aceite pelo pela população fazendo o que leva a editora a fazer  um balanço bastante positivo deste livro esperando que este tenha ainda mais sucesso de vendas.  Quem quiser comprar este livro pode encontra-lo à venda nas lojas FNAC, Continente, livrarias e outros hipermercados. 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Isabel Parreira apresenta livro "A Madrasta" em Alpiarça

A Madrasta conta a história de  Alice, a protagonista desta história, conhece Artur, divorciado e pai de dois filhos.
Promovida a Madrasta, cedo começa a sentir o seu mundo invadido com a presença constante dos enteados, mas convence-se que as visitas quinzenais das crianças serão um problema menor na sua vida e que alguns constrangimentos quanto à sua adaptação serão rapidamente superados.Não poderia estar mais enganada! É então que a Realidade faz a sua primeira entrada em cena. 
Este livro da autoria de Isabel Parreira vai ser apresentado dia 29 de Junho pelas 21h30 na Casa Museu dos Patudos.  Isabel Parreira, para além desta apresentação do seu livro  vai dar o workshop de Teatro para crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos no mesmo dia. 
O blog "Mundo Jornalismo" vai estar presente e vai trazer até si a reportagem. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Worshop Agrobiofilm hoje em Almeirim

   Realiza-se hoje, no salão nobre da câmara, um Workshop sobre Agrobiofilm. Na pratica é a apresentação de resultados de um plástico para a agricultura de origem vegetal e Biodegradável que pode ser utilizado no melão, morangos, pimentos entre outros produtos. 

 Pedro Ribeiro, em declarações publicadas no seu facebook referiu que "Este projecto de uma empresa portuguesa em parceria com outras estrangeiras, com apoio do Instituto Superior de Agronomia e com a participação de algumas organizações de produtores é um bom exemplo de como se deve cooperar para a obtenção de resultados inovadores e com impacto na vida dos empresários. É um gosto enorme que tenha sido apresentado no nosso concelho". 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Workshop de Teatro para crianças na Casa dos Patudos em Alpiarça


O museu municipal - Casa dos Patudos recebe um Workshop de Teatro que visa essencialmente ensinar a arte de representar aos mais pequenos que vão desde os 8 aos 12 anos que gostem deste mundo da representação. Este workshop tem a duração de duas horas e está a carga da escritora Isabel Parreira. 

Quem tiver interessado basta fazer a sua inscrição podendo escolher  também a hora porque existem duas sessões sendo que uma tem inicio as 10h30 e a outra as 14h30. O valor da inscrição é de 15 euros. 

A direção da casa Museu dos Patudos avisa para que as crianças levem roupa confortável, meias para andarem mais a vontade e principalmente um bloco de notas acompanhado sempre de um lápis ou de uma caneta. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 




Granho em festa com festival de folclore dia 30 de Junho

A freguesia do Granho que faz faz parte do concelho de Coruche apesar das dificuldades económicas que todos nós sentimos vai organizar mais uma vez, o 26 festival de folclore adulto do Granho. 

Decorre dia 30 de Junho e conta com a colaboração para além do grupo anfitrião com a presença de outros grupos - Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Provisende do Douro, Rancho Folclórico e Etnográfico Azeitoneiros de Alvorninha   da região da Estremadura, Rancho Tipico das Cantarinhas de Nisa que vem do Alto Alentejo, Rancho Folclorico Podas e Vindimas - Arruda dos vinhos e por fim com o Rancho Folclórico 5 estrelas de Abril - Bairro do Isaías provenientes de Grândola. 

A chegada dos ranchos convidados está prevista para as 20 horas  seguido do jantar para que a festa comece por volta das 21h30, mas antes disso serão entregues algumas lembranças aos grupos.


  As entradas são livres e a diversão está assegurada adivinhando-se mais um sucesso garantido. 

Carregamentos nas Payshops com mínimo de 1 euro ajuda a Amnistia Internacional


Estrada que liga Almeirim a Fazendas cortada devido a obras


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Jerónimo de Sousa em Alpiarça apela para a luta do povo

Jerónimo de Sousa esteve ontem em Alpiarça para fechar a IX  Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP, que decorreu ontem em Alpiarça. Esta reunião magna das estruturas distritais do partido, reuniu cerca de 200 delegados na sede do C. D. “Os Águias”, serviu para a eleição da nova Direcção da Organização Regional de Santarém (Dorsa), órgão que coordena toda a actividade política no distrito.  

Ao longo do seu discurso proferiu palavras de acusão para o Governo que completa agora um ano de existência “Um ano passado do governo e do pacto de agressão da Troika, fica claro quem serviu e quem beneficiou com os compromissos assumidos nas costas do povo, e quem sofre com as suas consequências”, disse Jerónimo de Sousa, sublinhando que “os milhares de euros pagos em impostos pelos trabalhadores e pelo povo vão imediatamente para os cofres da banca”. 

Não esqueceu  todos os agricultores do distrito fazendo alusão a sua visita a Feira da Agricultura em Santarém e as queixas que ouviu dos agricultores a que se queixam dos aumentos do gasóleo e agora com o novo imposto que foi criado para o governo que é a taxa sobre os alimentos " “Bem ouvimos os agricultores queixarem-se dos custos dos factores de produção, dos preços dos combustíveis, das rações e dos fertilizantes, e da banca, que não concede crédito à produção, e quando concede é a preços exorbitantes”. 
Aproveitou durante o seu discurso para deixar um recado aquele que é o segundo maior partido da oposição, PS fazendo referência à noção de censura apresentada pela CDU na semana passada no ultimo debate quinzenal  sendo que se prepara para ser barrada hoje na assembleia da república porque não conta com o apoio deste partindo evitando assim uma crise politica " há atitudes que, vindas de onde vêm, deixam claro o seu real auto proclamado posicionamento de força de oposição" acrecentando que "Estão muito preocupados com o Governo, com a sua estabilidade, mas nada preocupados com a vida dos trabalhadores e do povo, com a desestabilização social que está a ser imposta, por isso anunciaram mais uma violenta abstenção.  
O secretário-geral do PCP frisou que a moção de censura apresentada pelo seu partido é “não só oportuna como tem toda a razão de ser”, pela necessidade de confrontar o Governo com a grave situação económica e social que o país atravessa, por dar expressão à luta que o povo está a travar e pelo “empobrecimento” e “afundamento nacional” que o país está a viver.
Terminou o seu discurso de encerramento deixando uma palavra de incentivo e de apoio a luta contra as reformas impostas por este governo no que toca a justica, as reformas e apoios sociais,  que são impostas pela Troika devido ao memorando de entendimento dizendo que "este ataque aos direitos dos cidadãos é inaceitável, mas não inevitável e muito menos imparável” 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

domingo, 24 de junho de 2012

Colóquio "Almeirim de Boa Memória" alerta para a conservação do património da cidade

Almeirim  de Boa Memória foi o tema do colóquio que decorreu ontem na biblioteca municipal Marquesa de Cadaval. Este colóquio culminou com o encerramento das comemorações dos 600 anos da cidade de Almeirim. Participam neste colóquio como oradores: Jorge Custódio, Eurico Henriques, José Andrade e Elias Rodrigues. Todos os oradores presentes na mesa chamaram a atenção da autarquia para que esta cuide do património existente na cidade fazendo um levantamento de todos os locais de modo a preserva-los não deixando cair ao abandono e muito menos no esquecimento. 

Elias Rodrigues, arquiteto e autor da maquete da cidade em 3D em colaboração com o professor Eurico Rodrigues que lançou o mote da conversa no sentido de qual será a melhor maneira de levar a história de Almeirim/cultura mais longe   para que esta não se perca. 

A resposta partiu da parte do diretor do Convento de Cristo, Jorge Custódio que referiu perante todos os presentes que Almeirim era falada nas principais cortes reais internacionais como por exemplo em Aia e no tempo do rei D. João terceiro foi um grande centro de decisões politica e para além disso, no tempo do rei D. Duarte também porque como ele era um apaixonado por música criou uma escola de música formando algumas pessoas. Acrescentou ainda que "a cultura deve estar enraizada e deve fazer parte da vida de todos, mas em Almeirim essa génese está a desaparecer e o se deve fazer agora é preservar aquilo que existe atualmente e não deixar cair no abismo fazendo um levantamento exaustivo daquilo que existe para ver a sua interpretação, mas isso depende das instituições que tempo este departamento quererem fazer este trabalho". 

Para o professor e historiador, residente em Almeirim na sua intervenção disse que se congratula com a opinião de Jorge Custódio realçando a importância da cidade no tempo das cortes através de uma cronologia histórica. 

No final, foi apresentado um livro intitulado " O espirito de Almeirim" que será lançado em Outubro, e onde o autor José Andrade referiu durante a sua intervenção "  que este livro venha ser util para motivar o orgulho dos almeirinenses e consolidar o afeto e a paixão que muitos de nós tem por esta cidade outrora vila porque sem paixão e esforço não se vai a lado nenhum". Acrescentou ainda que " a preservação da memória coletiva é  condição e janela de oportunidades para o desenvolvimento do futuro". 

Ainda durante este colóquio, foi possível assistir a uma representação de um dos autos de Gil Vicente,  "O Monólogo do Vaqueiro" representado por Tiago Fernandes, ator que veio de Lisboa interpretar este auto. 

Para o vereador da cultura, em declarações ao blog "Mundo do Jornalismo" referiu que " o balanço destas acções que decorreram ao longo de seis meses e que hoje termina com este colóquio foram bastante positivas e já a partir de Outubro mais eventos culturais irão brindar os Almeirim com mais manifestações culturais".  

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marchas Populares em Salvaterra de Magos


"Almeirim de Boa Memória" promove a história da cidade amanhã com um colóquio na biblioteca


 








O colóquio “Almeirim de boa memória”  integrado no encerramento das comemorações dos 600 anos de Almeirim. decorre amanhã dia 23 de Junho na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval. Participam neste colóquio como oradores: Jorge Custódio, Eurico Henriques, José Andrade e Elias Rodrigues.  A hora prevista para  começar está agenda para as 15h30.
Nessa tarde, tem ainda lugar no auditório, uma representação de um dos autos de Gil Vicente,  "O Monólogo do Vaqueiro" quer será representado por Tiago Fernandes e ao ser lado será acompanhado por um grupo de alunos da Escola Secundária Marquesa da Alorna. 
Porém, durante a manhã a partir das 10 horas quem quiser participar pode fazer uma visita guiada pelo itinerário historio que tem como objetivo mostrar aqueles que conta com a preciosa colaboração da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural de Almeirim.  O palco deste encontro será junto ao jardim da república

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Biblioteca de Alpiarça promove a leitura nos mais pequenos contando histórias de encantar





















A biblioteca Municipal de Alpiarça recebe, dia 30  de Junho a contadora de Histórias, Ana Paula Leocádio, que tem como objetivo levar as crianças, miúdos e graúdos ao mundo da fantasia porque sonhar ainda continua a ser aquilo que alimenta a alma. Para mais informações sobre esta iniciativa  contar a biblioteca de Alpiarça. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Grande Entrevista com João Serrano

João Serrano, é coordenador do projeto da cultura Avieira a património nacional e vai ser o próximo entrevistado do blog "Mundo do Jornalismo". Vai explicar em que consiste este projeto e como está a avançar sem esquecer claro, o forum que decorreu no CNEMA que homenageou alguns avieiros. Tudo isto e muito mais na grande entrevista.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Câmara de Alpiarça organiza caminhada desta vez pelo campo a fotografar


Jerónimo de Sousa em Alpiarça

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, estará em Alpiarça no domingo, 24 de Junho, para o encerramento da 9º Assembleia de Organização Regional de Santarém.
A intervenção do líder comunista está marcada para as 17h30, no Largo dos Águias, junto à sede do clube.
O blog "Mundo Jornalismo" vai estar presente nesta Assembleia e fará uma reportagem para colocar online. 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aranha Figueiredo da CDU de Almeirim apresenta queixa contra a camara no MP


A CDU de Almeirim, liderado por aranha figueiredo  quer que o Ministério Público (MP) e a Inspecção-Geral das Autarquias Locais (IGAL) investiguem as denúncias sobre alegados favorecimentos em processos de obras que o gerente de um gabinete de projectos da cidade, Topoárea  tem vindo a fazer nas reuniões públicas da autarquia, desde Janeiro passado.
Numa conferencia de imprensa que decorreu hoje  e segundo o site rede regional " “Tomamos esta posição porque o presidente da Câmara, que numa primeira fase considerou o assunto bastante grave e manifestou-se pela abertura de um inquérito, tem vindo a protelá-lo, sem se compreender bem porquê”, explicou Aranha Figueiredo, vereador da CDU, Acrescentou ainda que “não pode continuar a compactuar com esta indefinição”. “Como isto não ata nem desata, esperemos que seja agora a justiça a fazê-lo”
Para isso CDU vai enviar a estes dois organismos as actas das últimas reuniões e pedir a abertura de um processo-crime, esperando que sejam o MP e a IGAL a debruçar-se sobre a veracidade das queixas que envolvem vários técnicos e funcionários da autarquia, até porque Carlos Leandro, o gerente, já se manifestou disposto a colaborar e fornecer provas em sede de inquérito.

Reacção do MICA

Em declarações ao blog "Mundo do Jornalismo" o ex vereador da oposição da câmara municipal de Almeirim, Francisco Mauricio foi o primeiro na altura a assistir as queixas proferidas de Carlos Leandro referiu que "A queixa apresentada, também foi assinada pelo MICA e Estamos totalmente solidários, nesta matéria, com a CDU".
Notícia Publicada no Jornal Mais Região 

Técnicos da Câmara acusados de concorrência desleal pela empresa Topoárea

Carlos leandro, gerente da Topoárea confrontou o executivo na sessão pública da camara dizendo que existia uma concorrência desleal dentro dos funcionários não referindo nomes que fazem avaliações aos terrenos dentro do horário de trabalho " é deplorável ver um técnico ir avaliar um terreno de uma moradia nas horas de serviço se não estão contentes com o seu ordenado saiam do sítio onde estão e vão para os privados".
Alegou também que a empresa topoárea tem vindo a ser constantemente alvo de ameaças pelos funcionários da autarquia  deixando a dúvida no ar " não sei se para aniquilar a empresa ou se para favorecer amigos. É uma tristeza ver a perseguição a que somos sujeitos; ao ponto de me dizerem:”lembre-se que você faz projetos para a Câmara". 

Atualização - A qualquer momento teremos reacções da restante oposição

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

domingo, 17 de junho de 2012

Portugal apura-se para os 1/4 Final

A equipa de Paulo Bento, apurou-se para os quartos de final derrotando a Holanda por 2-1. Os homens do golo foram Ronaldo que parece que agora começou a jogar no europeu 2012. 
O grupo B que portugal estava inserido passou a Alemanha que defrontou a Dinamarca ganhando por 2-1 ficando com 6 seis os mesmos Portugal. Deste grupo ficam de fora a Holanda e a Dinamarca. O próximo jogo será contra a República Checa. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

"Conseguir chegar ao fim já é um bom resultado tal como aconteceu no ano passado na Alemanha"


Victor Rodrigues, 43 anos, residente em Almeirim  e atleta veste a camisola da Associação 20 Km de Almeirim e vai participar mais uma vez, na prova de Triatlo "Ironman" que vai decorrer em Nice, França já no dia 24 de Junho. Bombeiro de profissão, nos municipais do Cartaxo tem no desporto a sua grande paixão e numa entrevista ao blog "Mundo do Jornalismo" falou desta modalidade, da prova de triatlo "Ironman" e do que é para ele a prática desportiva. 

Victor Rodrigues - Quais são as expetativas para esta prova?
Mundo Jornalismo -  A expectativa maior é terminar a prova usando sempre a minha cabeça de modo a não fazer muitas asneiras que me prejudiquem a alcançar os meu principal objetivo que é terminar a prova.  
V.R Fale um pouco sobre esta modalidade? 
M. J - Ironman é uma modalidade de triatlo de longas distâncias compreendendo aproximadamente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km e 195 metros de corridaEsta modalidade extremamente exigente foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa para por fim a uma discussão surgida, durante a cerimonia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadorescorredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente. No ano de 1978 a seguir iniciou-se esta prova que tem sido sucesso absoluto em todos os países onde passa. 
V.R - Como é que chegou até esta prova que decorre em França?
Atualmente, além da etapa final, no Havaí, há um circuito internacional de 28 provas de Ironman que ocorrem em  diversos destinos no mundo, tais como Estados UnidosCanadá, ÁustriaBrasil,Alemanha Nova Zelândia França entre outros países e a pessoa inscreve-se onde quer ir. Para poder participar na prova mundial que ocorre no Havai tem que ficar entre os sete primeiros lugares para eu entrar diretamente na prova do Havai.   Hoje em dia é muito dificil de uma pessoa se inscrever porque a concorrência é tanta e existem provas a fechar com 13 minutos com 1700 vagas sendo que, cada prova aufere 400 euros. 
V.R - Sei que se prepara deste Janeiro deste ano tendo sempre a ajuda e colaboração do seu treinador. Onde é que decorrem esses treinos?
Sim é verdade, mas convêm dizer que nós somos muito privilegiados ao nível dos treinos porque temos espaços maravilhosos para treinar e isso é muito bom para quem pratica desporto. No meu caso como trabalho no Cartaxo pratico natação nas piscinas do Cartaxo, quando o tempo começa a aquecer vamos nadar para a barragem dos gagos, a parte do ciclismo eu costumo fazer cerca de 100 a 150km neste fantástico  circuito aberto que temos aqui e a corrida vamos treinando com a ajuda dos colegas e amigos que nos fazem companhia. O meu treinador, Luís Lopes faz parte do projeto "Treinar Melhor" em conjunto com o Pedro Bento que nos treina de forma a alcançarmos bons resultados nos campeonatos. 
V.R -  No ano passado conseguiu um lugar no pódio e para este ano espera conseguir ainda melhores resultados?
Os meus melhores resultados são sempre chegar ao fim da prova e isso é para mim e para quase noventa e nove porcento das pessoas que participam neste tipo de provas querem. Conseguir chegar ao fim, já é um bom resultado tal como aconteceu no ano passado na Alemanha.
V.R - Depois desta prova qual é a que se segue?
Sim, depois desta estou a pensar inscrever-me na modalidade que é designada de lotaria, onde eu me inscrevo em Outubro para a prova do Havai e depois em meados de Abril sai a listagem do resultado dos atletas que foram admitidos e excluídos.  
V.R - Alem de ser atleta tem outra profissão ou faz da vida desportiva a sua profissão?
Eu sou  bombeiro de profissão nos municipais do Cartaxo e tenho o desporto como um grande hobbie tendo como principal objetivo manter-me em forma.  mas tendo sempre companhia como é o caso do meu colega Pedro Bento que me acompanha normalmente na corrida e na bicicleta porque fazer isto sozinho não dá animo nenhum e com companhia é sempre melhor.  
V.R- Faço a mesma pergunta que fiz ao seu colega, Pedro Bento que é na sua opinião, acha que os atletas são bem apoiados ou não lhes dão os devidos apoios?
Ao nível dos apoios no que respeita no meu caso eu sou apoiado pelos 20 km de Almeirim e eles dão-me todo o apoio possível embora nós tenhamos que fazer algum investimento, mas quando existem outras provas eu também não peço porque vou sempre acompanhado com a minha familia e este ano, não vai ser possível porque a minha filha tem os exames. 
Importa realçar que o ciclista americano Lance Armstrong já não irá participar na prova porque se encontra proibido pela federação de triatlo devido a uma queixa de ter ingerido doping. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

sábado, 16 de junho de 2012

Peça "Tempo de Mágoa" em cena no Auditório Carlos Paredes nos dias


"Tempo de Mágoa" estreia no Auditório Carlos Paredes, em Benfica  no dia 22 e estará em cena também no dia a seguir. O horário das apresentações é as 21h30. 
Trata-se de uma história baseada em factos reais que retrata os movimentos estudantis nos últimos anos do Estado Novo. As conspirações, perseguições, prisões e torturas num clima de repressão e guerra colonial. São estes os conteúdos desta peça que conta com a participação do actor Carlos Alves. 
Se  quiserem reservar bilhetes podem fazê-lo no site do teatro, em http://www.jf-benfica.pt/auditorio/magoa.html

Escrito por - Nuno Sotto Mayor 

"As minhas maiores expectativas estão relacionadas com o ambiente que vou viver nos dias da prova, espero encontrar um grande convívio entre todos os participantes e organização"



Pedro Bento, atleta que veste a camisola da Associação 20 km de Almeirim vai participar na prova BC Bike Race, uma prova de BTT com uma duração de sete dias que decorre no Canadá já no final deste mês. A poucos dias desta grande prova, o blog o Mundo do Jornalismo fez uma entrevista em exclusivo ao atleta, onde nos falou das expectativas desta prova, falou do seu percurso e no fim, deixou a sua opinião sobre o que pensa dos apoios que os atletas tem atualmente. 

Pedro Bento - Como é que se sente a poucos dias de ir para a prova de BTT?
B.M.J - Neste momento sinto-me bastante tranquilo, os nervos apenas começam a aparecer mais próximo da data de inicio da prova. 
P.B- Quis são as suas expetativas?
B.M.J - As expectativas são as normais para uma prova deste género. As minhas maiores expectativas estão relacionadas com o ambiente que vou viver nos dias da prova, espero encontrar um grande convívio entre todos os participantes e organização da prova.
P. B -  Que resultados espera alcançar nesta prova?
Antes de iniciar a preparação tinha colocado como objetivo terminar dentro dos 30 primeiros, mas após uma paragem forçada de 4 semanas devido a uma lesão espero apenas terminar a prova dentro da melhor classificação possível. 
P. B - Há quantos meses se prepara para participar nesta prova?
Iniciei a minha preparação nos finais de Fevereiro, mais ou menos há 4 meses. 
P. B - Esta prova tem inicio em Cumberland terminando em Whistler é considerada uma das mais técnicas do mundo estando considerada por uma revista americana como uma dos 12 eventos  mais difíceis do mundo. Isso não o assusta?
B.M.J - Não de todo. Foi por isso que decidi fazê-la. Adoro novos desafios e quanto mais difíceis mais prazer me dá em concretizá-los.
P. B - Quantos prémios já ganhou?
B.M.J - Vários. Mas o maior prémio é conseguir concretizar os desafios a que me proponho. 
P.B - Fale um pouco do seu currículo de atleta?
B.M.J - Iniciei no BTT em 1998 tendo obtido já alguns títulos nesta modalidade. De há uns anos para cá tenho participado em algumas provas internacionais das quais destaco a Ruta de Los Conquistadores na Costa Rica e um Ironman em Copenhaga.
P.B - Depois desta prova qual é a que se segue?
B.M.J - Ainda não decidi, mas provavelmente o Crocodile-Trophy na Austrália.  
P.B - Na sua opinião, acha que os atletas são bem apoiados ou não lhes dão os devidos apoios?
B.M.J - Na minha opinião, normalmente os atletas têm muita falta de apoios. Ainda não existe um retorno muito grande para os patrocinadores nesta modalidade, é uma modalidade em constante crescimento onde temos grandes valores nacionais com cartas dadas em todo o mundo. No entanto, o btt continua a ser visto como o parente pobre do ciclismo. Para dar um exemplo, neste momento apenas tenho o apoio da Ribabike e da Associação 20 Kms de Almeirim.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

1º Fórum Ibérico do Tejo e do 3º Congresso Nacional da Cultura Avieira serviu para avivar a cultura avieira


Integrando a 49.ª Feira Nacional de Agricultura, 59.ª Feira do Ribatejo, o CNEMA - Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas -, S.A. foi palco do 1º Fórum Ibérico do Tejo e do 3º Congresso Nacional da Cultura Avieira. Este forum decorreu entre os dias 8 e 9 de Junho onde forma debatidos temas relacionados com a cultura Avieira. 
Com manifestações culturais paralelas decorrendo em simultâneo - do folclore à pintura, à fotografia, à arqueologia e às embarcações Avieiras e da Vieira de Leiria -, o Tejo foi a centralidade que congregou, durante dois dias, académicos e estudiosos, portugueses, castelhanos e galegos e uma das comunidades mais identitárias para a cultura das gentes taganas - a Avieira. 
Destaca-se a intervenção de Miguel Ángel Pérez, investigador e membro da Plataforma Cívica de Talavera de la Reina, subordinada ao tema “A sobreexploração do Tejo em Espanha – Porque não chega água a Portugal?”; uma visão crítica, atual e objetiva dos interesses económicos nas águas do Tejo e dos seus impactos negativos sobre o caudal do rio, os delicados ecossistemas e a sobrevivência das comunidades que dele dependem. Nesta visão se destacou a política espanhola de transvases, que desviam o caudal do Tejo para empreendimentos turísticos de luxo – incluindo campos de golfe em terrenos semidesertos no sul de Espanha – e para projectos de agricultura intensiva, tendo como consequência a redução muito acentuada de caudais do grande rio Ibérico e a falta de água em Portugal.
De entre as muitas personalidades presentes, instituições académicas castelhanas, galegas eportuguesas, convidados e Avieiros, o Engenheiro António Redol, filho do grande escritor neorrealista Alves Redol, foi um atento acompanhante dos trabalhos deste que foi mais umdos eventos importantes para o reconhecimento público da notoriedade da Cultura Avieira. Uma cultura que se mantém viva e trará a notoriedade que o nosso grande Tejo merece, verdadeiro mosaico cultural, paisagístico e gastronómico.
A Cultura Avieira constitui-se como projeto de candidatura a património nacional. Antes de mais, um projeto de afetos, bem expressos nos muitos elementos desta comunidade que participaram nos trabalhos, tendo sido homenageados seis dos seus mais idosos representantes, autênticos porta-vozes desta cultura, num reconhecimento do seu valor, enquanto atores vivos de um património inestimável. O mais novo dos homenageados tem 80 anos e o mais idoso tem 88 anos. Foram eles Vítor Tomás (Caneiras), Crispim Dinis (Valada/Cartaxo), Manuel do Vau [Bau] (Vila Franca de Xira), Emília Lameira (Vale de Figueira), Iria Grilo (Touco/Alpiarça) e Maria de Sousa (Azinhaga).
Sendo âncora do Projeto de Candidatura da Cultura a Património Nacional, a casa palafítica, o barco, as artes de pesca, o traje, a fala, a religiosidade e o património gastronómico, apresentaram-se estudos e propostas sobre a dimensão social de um processo integrado de desenvolvimento, tendo por base os desafios e as oportunidades de um turismo sustentável assente nestes pilares.
Escrito por: Nuno Sotto Mayor



Campanha papel por alimentos já contabilizou 4,358 kg transformando estes kilos em 400 euros


A campanha “papel por alimentos” visa transformar cada tonelada de papel reciclado em 100 euros de alimentos a serem entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome. 
Mais uma vez a Câmara Municipal de Almeirim apoia esta iniciativa e até ao momento, já entregou, desde Fevereiro, 4.358 kgs de papel, que foram  recolhidos pelos Agrupamentos Escolares, Febo Moniz e Fazendas de Almeirim. 
Pedro Ribeiro, vice presidente da autarquia através do seu facebook  referiu que"Aquilo que para muitos era desperdício e que na maioria dos casos não iria para reciclagem foi transformado em mais de 400 euros de alimentos graças à vontade e empenho da comunidade escolar, em particular dos jovens alunos"
É de referir que a campanha ainda decorre e que há outras entidades e privados a receberem o papel, nomeadamente a empresa gresdias em Almeirim tem ainda um contentor disponivel nas suas instalações para quem quiser ajudar esta causa. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Apresentação da associação cultual "Gentes de Almeirim" decorre dia 17 de Junho


Vitor Rodrigues dos 20 km de Almeirim participa em mais um Triatlo "Ironman"

Victor Rodrigues, 43 anos, residente em Almeirim  e atleta veste a camisola da Associação 20 Km de Almeirim e vai participar mais uma vez, na prova de Triatlo "Ironman" que vai decorrer em Nice, França já no dia 24 de Junho. 
O Ironman é uma prova de Triatlo constituida por 3800 metros de natação, 180 km de Ciclismo que termina com uma maratona de 42,195 km de corrida. Esta prova terá uma dificuldade acrescida pois, uma grande parte do percurso da prova vai realizar-se nas famosas subidas onde decorre todos os anos a volta à França. 
Nesta prova vai contar com a presença do grande ciclista Francês, Lance Amstrong que se tem dedicado ao Triatlo de longa distância, alcançando bons resultados. 
Para se preparar para esta prova representando bem a região e a camisola dos 20 km o atleta tem se preparado desde o inicio do ano sempre com a ajuda do treinador Luis Lopes, que faz parte do projeto "Treinar Melhor" em conjunto com o atleta Pedro Bento de forma a cumprir os mesmos objetivos que teve na prova de copenhaga, Dinamarca em 2010 e na de Regensburg na Alemanha de 2011que é alcançar um bom resultado.
                                                            
Brevemente  publicaremos uma entrevista com este atleta 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

terça-feira, 12 de junho de 2012

Atleta dos 20 km de Almeirim participa em Prova Internacional



Cerca de 400 atletas irão participar na prova BC Bike Race, uma prova de BTT com uma duração de sete dias que decorre no Canadá já no final deste mês. O nosso País será representado pelo atleta Pedro Bento, 33 anos, residente em Almeirim e leva consigo para esta prova a camisola da Associação 20 Km de Almeirim e a do patrocinador oficial RibaBike.
Esta prova tem inicio em Cumberland terminando em Whistler é considerada uma das mais técnicas do mundo estando considerada por uma revista americana como uma dos 12 eventos  mais difíceis do mundo. 
Este atleta leva na mala já uma grande bagagem, uma vez que, é um atleta com grandes qualidades sendo que, já não é a sua primeira aparição nestas provas, onde representa a associação 20 km.
Do seu currículo podem contar-se a participação da prova de BTT "La Ruta de Los Conquistadores" que ocorreu em 2007 na Costa Rica. Conta também com a participação na dura prova de Triatlo IROMAN que se realizou em Copenhaga. 


Brevemente será publicada uma entrevista ao atleta
Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

Presidente da Junta de Segura e marido mortos a tiro

A presidente da Junta de freguesia de Segura, distrito de Castelo Branco, acaba de ser morta a tiro juntamente com o marido nas instalações. Segundo a TVI 24 conseguiu apurar o presumível autor dos disparos entregou-se ao posto da GNR de Zebreira, uma localidade próxima.
O alerta para o duplo homicídio foi dado às 10:35, segundo informações do Comando de Operações de Socorro de Castelo Branco. No local estiveram  três viaturas dos bombeiros, duas ambulâncias e um helicóptero do INEM.


Em atualização 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Inscrições para Vigilante de Segurança em Almeirim


A Lexsegur é uma empresa de Segurança Privada, que presta serviços de vigilância humana de bens móveis e imóveis, controlo de entrada, presença e saída de pessoas, bem como prevenção da entrada de armas, substancias e artigos de uso e porte proibidos ou susceptíveis de provocar actos de violência.
Enquanto entidade credenciada pelo Ministério da Administração Interna e certificada pela DGERT desenvolve, ao nível nacional, cursos de formação de vigilância de segurança privada.  
A ação de formação sobre a Base de Segurança Privada que são os necessários para obtenção do cartão profissional de Vigilante, com duração de 100 horas. (Portarias, recepções, controlo de acessos, rondas, etc.)

Tem também outra formação, mas esta na formação especifica, para estabelecimentos de diversão e restauração nocturna (Bares, danceterias, discotecas, eventos, etc.), com a duração de 52 horas.  Para frequentar este Módulo é necesssário possuir os módulos anteriores. 

Se alguem estiver interessado em tirar esta formação na zona de Almeirim pode fazer a sua inscrição através do site da lexsegur ou então se pretenderem mais informações sobre estes cursos poderão contatar o seguinte numero de telefone 914707411 e esclarecer todas as dúvidas. Para que realmente este curso consiga abrir são necessárias no mínimo cinco inscrições. 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

domingo, 10 de junho de 2012

Alunos da Escola do Agrupamento de Escolas José Relvas apresentaram filme sobre a vida de Carlos Relvas

Os alunos do agrupamento de escolas, José Relvas, em Alpiarça apresentaram ontem, na biblioteca municipal um filme inteiramente produzido, escrito e pensado por eles baseado na vida da família Relvas intitulado "Histórias, da Sala à Cozinha" . 
Este filme foi pensado no âmbito do programa COMENIUS que cada escola escolhesse um monumento ligado à sua terra e que depois explorasse a sua lenda e a sua história, sendo que os alunos juntamente com a colaboração das duas professoras responsáveis pelo projeto, Lina Duarte e Dulce Graçio escolheram a Casa dos Patudos legado deixado por José Relvas. 
Convêm lembrar que este programa visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação, desde o ensino pré-escolar até ao secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que oferecem esses mesmos níveis de ensino, de modo a atingir todos os intervenientes e agentes da actividade educativa. 
Vanda Raposo, aluna deste agrupamento é uma das participantes deste filme interpretando D. Eugénia mulher de José Relvas, numa entrevista ao blog " Mundo do Jornalismo" salientou " estou muito contente com o resultado final deste filme em relação à minha preparação vi apenas, algumas fotografias da época e a inspiração foi absolutamente natural". 
Miguel Pires, representou o motorista da família de em declarações ao "Mundo do Jornalismo", referiu " este filme foi uma aposta ganha e estou contente com o resultado final e   espero que ele tenha uma boa posição no ranking. Em relação ao personagem, inspirei-me em alguns filmes clássicos para ver a postura,a forma de comunicar e depois foi encarnar a personagem que adorei fazer". 
As professoras Lina Duarte e Dulce Graçio, responsáveis por este projeto e ambas professoras no Agupamento de Escolas José Relvas disseram " o filme já foi apresentado as outras escolas tendo levado bastantes elogios o que para nós todos nos enche de orgulho e agora como todos já adquirimos alguma experiência com este  vamos melhorar alguns pormenores para os nossos projetos futuros que passam pela área da representação". 
Acrescentaram ainda que a ajuda da direção do museu municipal - Casa dos Patudos foi indispensável, uma vez que, colocaram as instalações à disposição tendo sempre o devido cuidado com todos os adereços para as gravações de modo, mas tudo isto  permitiu dar mais realismo ao nosso projeto. 
Fica a promessa por parte dos alunos e professores deste agrupamento que este tipo de projetos dentro da área do teatro são para continuar, já no próximo ano lectivo, uma  vez que, envolve toda a comunidade quer escolar quer local a envolverem-se e isso é sempre gratificante para quem faz este tipo de trabalhos. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor