sábado, 29 de setembro de 2012

'Manif' é de todos e para todos, defende CGTP


A CGTP está à espera de ter hoje muitos milhares de trabalhadores de todo o país no Terreiro do Paço, em Lisboa, naquela que prevê que venha a ser a maior manifestação dos últimos anos.
"De acordo com os dados que temos recolhido, tudo indica que esta manifestação possa ser a maior manifestação dos últimos anos", disse à agência Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.
Trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se hoje a Lisboa para participar na manifestação convocada pela CGTP, com o intuito de mostrar ao Governo o descontentamento dos portugueses perante as medidas de austeridade impostas e para defender novas políticas de desenvolvimento para o país.

115 autocarros saem do distrito do Porto


Só do distrito do Porto vão sair cento e quinze autocarros com mais de 6.000 trabalhadores com destino à manifestação nacional, além de algumas centenas de trabalhadores que vão viajar em viatura própria ou comboio.
Arménio Carlos disse à Lusa que vão chegar à capital muitas centenas de autocarros, sem conseguir avançar com um número certo dado que até ao final do dia de sexta-feira continuavam a chegar aos sindicatos pedidos de aluguer de transportes.
"Já temos um número incomparavelmente superior ao da manifestação de fevereiro", afirmou.

Participação de 300 mil pessoas  


A CGTP estimou uma participação de 300 mil pessoas na manifestação que realizou a 11 de fevereiro no Terreiro do Paço.
Arménio Carlos considerou positivo a realização, nos últimos tempos, de manifestações externas ao movimento sindical, nomeadamente a que se realizou no dia 15 de setembro.
"Queremos que todas as iniciativas cívicas tragam as pessoas para a rua, porque Portugal tem um défice democrático e precisa de mais intervenção cívica", afirmou.

"É preciso um novo rumo"


O sindicalista referiu ainda que a manifestação de hoje, embora tenha sido convocada pela CGTP, "é de todos e para todos os que estão descontentes com a situação do país".
"É preciso um novo rumo e novas políticas para o país e que todos lutem por isso", acrescentou.
O secretário-geral da Inter apelou a todos os que vão participar na manifestação para que o façam com "enorme civismo" porque "recorrer à violência, neste momento, seria a melhor prenda para o Governo".

Movimentos cívicos e polícias também vão juntar-se 


Vários movimentos sociais anunciaram que vão juntar-se à manifestação da CGTP, nomeadamente, os responsáveis pelo protesto de 15 de setembro - subscritores do apelo "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" - e a Plataforma 15 de Outubro.
O PCP e o BE vão estar representados na manifestação promovida pela CGTP-IN com os dirigentes máximos dos dois partidos e todos os representantes de ambos os grupos parlamentares.
As forças de segurança também vão marcar presença no protesto através da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças e Serviços de Segurança, que integra elementos da PSP, GNR, Polícia Marítima, Guardas Prisionais, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
A manifestação no Terreiro do Paço será precedida de um desfile, dos trabalhadores dos distritos de Lisboa e Setúbal, que parte da praça dos Restauradores.
Os manifestantes que vêm do resto do país concentram-se diretamente na Praça do Comércio, onde o secretário-geral da CGTP fará uma intervenção político-sindical por volta das 16h.

Passos Coelho prepara remodelação no Governo


O primeiro-ministro já percebeu que a pressão sobre o Governo e um Orçamento de Estado para 2013 altamente recessivo obrigam a jogar uma cartada política rapidamente.
Com a coligação e a paz social em risco e estando ele próprio desgastado por um pesado recuo político, o tema da remodelação foi puxado para a agenda, apurou o Expresso.
Fonte próxima do primeiro-ministro disse ao Expresso que o calendário para as mexidas na equipa estão em aberto, podendo acontecer "antes, durante ou após" a apresentação do Orçamento de Estado para 2013.
As mudanças vão além da susbtituição do ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, mas não se sabe se o objetivo é partir os grandes ministérios e se Miguel Relvas (ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares) sai ou não do executivo. A remodelação pode levar Passos a alargar o minigoverno que apresentou há um ano.
Há quem aconselhe Passos a entrega da pasta da economia ao CDS-PP, possivelmente a Pires de Lima ou Lobo Xavier.  Para o lugar de Relvas são apontados nomes como Luís Montenegro (líder parlamentar do PSD), Carlos Coelho (eurodeputado), Jorge Moreira da Silva (primeiro vice-presidente do PSD) ou José Correia (ex-chefe de gabinete de Durão Barroso).

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Portugal não aguenta mais impostos

"Este caminho não está a resolver o défice e a dívida  e põe em causa a sustentabilidade da nossa economia", afirmou José Vieira da Silva no primeiro painel da conferência Portugal em Exame, subordinado ao tema "10 ideias para um pacto de crescimento".
Para o deputado socialista, a "sobredosagem da austeridade" está a ter consequências "dramáticas" na economia portuguesa.
"Com cortes na despesa e mais impostos só conseguimos até agora uma redução do défice irrisória", disse Vieira da Silva, sublinhando que esse caminho tem que ser invertido com coragem e com uma melhor utilização dos mecanismos disponíveis.
"Portugal não está a utilizar de forma plena os mecanismos de que dispõe ao serviço da Economia", acusou.
Também Augusto Mateus, presidente da Augusto Mateus & Associados, defendeu que a economia portuguesa tem que mudar.

Problema de competitividade "colossal"


"Como temos um problema de competitividade colossal, temos que mudar radicalmente a nossa economia", afirmou o antigo ministro, considerando ser vital uma maior abertura da economia e a reafetação dos recursos e dos incentivos futuros.
"A grande tarefa nacional é concentrar os recursos e não dispersá-los para sairmos desta crise", acrescentou.
Luís Mira Amaral, presidente do banco BIC Angola em Portugal, diz que a economia está "moribunda" e que uma das prioridades devia ser diminuir a despesa pública primária em metade em oito anos.
"O que está a sugar a riqueza do sector privado é o desequilíbrio do sector público. Não é preciso ser economista para perceber isso", declarou.
"Eu prefiro cortes na despesa, do que a subida dos impostos, uma vez que esta alternativa tem vantagem porque quando retomarmos o crescimento já estaremos com um endividamento mais baixo".

Conjuntura da zona euro


Carlos Tavares, presidente da CMVM, considerou , por sua vez, que a situação de Portugal tem que ser discutida no contexto da zona euro, que tem um "pecado original" que é colocar no mesmo espaço monetário países que tem níveis de riqueza e produtividade muito diferentes.
"Não há país fora da zona euro que tenha problema de dívida soberana. Temos que pensar nisso", sublinhou Carlos Tavares.
Opinião partilhada por Joaquim Pina Moura, presidente da Iberdrola Portugal, que apontou a situação espanhola como sendo "ameaçadora" para Portugal.
"Portugal é um país pequeno que depende de terceiros para o seu crescimento económico. É importante aqui, por isso, que se inove".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-nao-aguenta-mais-impostos=f756192#ixzz27gMs4NuO

Capa do Crime esta semana


EXCLUSIVO "O CRIME" - MILHARES DE PORTUGUESES TÊM OS SEUS DADOS MÉDICOS E PRIVADOS EXPOSTOS NA INTERNET, naquela que é “a mais grave violação do sigilo médico” até hoje conhecida em Portugal. 
LEIA ESTE EXCLUSIVO E MUITAS OUTRAS NOTÍCIAS NO SEMANÁRIO "O CRIME", nas bancas quinta-feira.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Rui Nabeiro é o CEO com melhor reputação


Rui Nabeiro é o CEO com melhor reputação para os portugueses, de acordo com um estudo da GFK Metris, publicado pela revista Exame.
O fundador da Delta apresenta um índice de reputação de 35%, entre os 33 gestores das empresas que integram o PSI-20 e as companhias que lideram a lista das 500 maiores da Exame, que entram nesta avaliação.
Segue-se Alexandre Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, com 30%, Paulo Azevedo com 29%, Belmiro de Azevedo, com 28%, e Francisco Pinto Balsemão, com 23%. 

No fim da lista surge Jorge Coelho, presidente-executivo da Mota-Engil, que obtém o pior índice de reputação (6%).

Notoriedade, liderança e gestão responsável


Belmiro de Azevedo lidera ao nível da notoriedade, seguindo-se Francisco Pinto Balsemão e Américo Amorim. Por seu turno, António Reffóios, Rodrigo Costa e José Silva Ramos surgem nas últimas posições.
No factor liderança, Alexandre Soares dos Santos é considerado o melhor presidente executivo, a que se seguem Paulo Azevedo, Rui Nabeiro, Belmiro de Azevedo e Zeinal Bava. Já Jorge Coelho é apontado como o CEO com a pior liderança.
Rui Nabeiro é visto ainda com o gestor mais responsável, seguindo-se Soares dos Santos, Paulo Azevedo, Belmiro de Azevedo e Pinto Balsemão. Faria de Oliveira aparece, por sua vez, na última posição.
O fundador da Delta surge também em primeiro lugar no fator "apelatividade da personalidade", enquanto Soares dos Santos, Paulo Azevedo, Belmiro de Azevedo e António Pires de Lima estão nos cinco primeiro lugares.
O estudo da GFK Metris teve como amostra 1033 pessoas e visou identificar a reputação, qualidades/defeitos e a comparação entre os CEO nacionais.

Conselho de Ministros durou mais de sete horas

O Conselho de Ministros extraordinário terminou hoje perto das 16h, uma reunião que durou mais de sete horas e decorreu no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para 2013, disse à Lusa fonte do executivo.
De acordo com a mesma fonte, não haverá qualquer comunicado sobre o conteúdo da reunião.
A proposta de Orçamento do Estado deverá ser entregue na Assembleia da República até dia 15 de outubro.
O primeiro-ministro anunciou na segunda-feira que o Governo está a preparar uma proposta de aumento de impostos, incluindo o IRS, para compensar a devolução parcial dos subsídios de Natal e de  férias retirados ao setor público e pensionistas, a incluir no Orçamento do Estado para o próximo ano.
Em declarações aos jornalistas, à saída de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, Passos Coelho afirmou que "o IRS será o imposto privilegiado para o fazer", mas adiantou que "a tributação sobre o capital e sobre o património" poderão também "ajudar a fazer esta compensação".
Segundo o primeiro-ministro, esta proposta está a ser trabalhada pelo Governo como alternativa às alterações à Taxa Social Única (TSU), medida que considerou ter sido "mal entendida" e ter visto os seus propósitos "subvertidos".
Passos Coelho adiantou, contudo, que o Governo não prescindirá de uma proposta que aumente a competitividade das empresas e combata o desemprego e, nesse contexto, referiu que ainda em discussão com os parceiros sociais a possibilidade de haver uma "descida seletiva" da TSU, que disse não ser consensual.
Para o próximo ano, a meta do défice foi revista de 3 para 4,5% no âmbito da última avaliação do programa de assistência financeira a Portugal.

Violentas cargas policiais em Madrid deixam 32 feridos


A polícia espanhola e os manifestantes que rodeiam o Congresso de Deputados, em Madrid, entraram em confronto físico. De acordo com a imprensa espanhola, registaram-se duas cargas policiais na Praça Neptuno. Há pelo menos 32 feridos, entre os quais dois agentes.
Dezasseis dos feridos foram hospitalizados, com ferimentos leves, apenas um apresenta maior gravidade, ao que tudo indica com uma lesão medular, noticia o site do "El País".
"Os polícias antimotim dispersaram com dureza os manifestantes" que estão mais perto do Congresso, de acordocom o diário espanhol.

Segundo fontes policiais ao "Publico.es", 23 pessoas foram detidas. A tensão aumentou com a chegada de agentes anti-distúrbios em sete carrinhas policiais que se posicionaram de forma a abrir um grande círculo no meio até ali ocupado pelos manifestantes, junto de uma das barreiras que bloqueia o acesso ao Congresso.

Grita-se "O povo unido jamais será vencido", de acordo com imagens em direto da RTVE. Os ânimos exaltaram-se cerca das 20h45 (19h45 em Lisboa) e os manifestantes começaram a romper o cordão policial. Vê-se a polícia a deter pelo menos quatro pessoas, o que enfureceu a multidão, que derrubou grades e um agente foi violentamente agredido por três manifestantes.

Nas imagens difundidas pela televisão espanhola, alguns dos manifestantes começaram a sentar-se no chão e a levantar as mãos em sinal de tréguas, pedindo à polícia para não avançar. Mas numa das laterais do protesto, a polícia começou a avançar, recorrendo à bastonada de forma indiscriminada. Centenas de pessoas fugiram.
A polícia conseguiu formar de novo uma barreira e agora está a tentar dispersar a multidão que se refugia nas ruas e edifícios adjacentes à Praça Neptuno para escapar às cargas dos agentes. Decretada "tolerância zero" para os manifestantes

Milhares de pessoas estão concentradas, junto de barreiras de segurança, em todos os pontos de acesso ao Congresso de Deputados, no âmbito do protesto 'Cerca o Congresso', que decorre sob forte presença policial.

O dispositivo de segurança envolve mais de 1.300 agentes e elementos de 30 dos 52 grupos operacionais das Unidades de Intervenção Policial espanhola.
"Polícia, junta-te a nós", é o grito de muitos manifestantes dirigido aos agentes que estão nas barreiras de segurança. 

As autoridades espanholas declararam "tolerância zero" para os manifestantes que participem em qualquer tentativa de cercar o Congresso. 
Milhares de pessoas nas ruas de outras cidades espanholas

A mais numerosa é a marcha procedente da Praça de Espanha onde, segundo estimativas de agentes policiais, estarão "milhares de pessoas".
O protesto é o tema dominante nas redes sociais espanholas com fotos e vídeos de manifestantes a darem conta da elevada presença em três assembleias organizadas durante a tarde mas, especialmente, a documentar a forte presença policial.

A delegada do governo em Madrid, Cristina Cifuentes, advertiu que este tipo de protesto não será tolerado enquanto decorre um plenário da câmara baixa das Cortes espanholas.
O artigo 494 do Código Penal espanhol define as penas para quem "promova, dirija ou presida a manifestações ou outro tipo de reuniões perante as sedes do Congresso de Deputados, do Senado ou de um Assembleia Legislativa de Comunidade Autónoma, quanto esteja reunida, alterando o seu normal funcionamento".

O protesto foi convocado pela "Coordenadora 25S" e pela "Plataforma em Pé", que defende a desobediência civil, protestos e uma "assembleia permanente" de cinco dias de duração nas imediações do Congresso de Deputados.

Ações idênticas foram convocadas para outras cidades espanholas. Em Barcelona, próximo do parlamento da Catalunha, cerca das 17h30 (16h30 em Lisboa) era visível um pequeno grupo de manifestantes, a maioria com bandeiras independentistas catalãs.


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Polícias aderem à 'manif' da CGTP


Os polícias vão juntar-se no próximo sábado à manifestação convocada pela CGTP para o Terreiro do Paço, em Lisboa, para protestar contra aquilo que esta central sindical apelida de "roubo dos salários, pensões e reformas".
"A única forma que temos de dar voz e de manifestarmos a nossa discordância com todas estas medidas é participar em todas as ações de protestos organizadas pelas centrais sindicais bem como naquelas que sejam organizadas pelos vários sindicatos das várias polícias", disse à TSF o coordenador da comissão de sindicatos das forças de segurança, Paulo Rodrigues.
Em declarações à Lusa, Paulo Rodrigues disse ainda que "há um duplo sacrifício que está a ser pedido aos profissionais das várias polícias, não só porque se aplica esta redução de vencimento, mas por problemas internos, como a não alteração dos estatutos profissionais ou a não aplicação de estatutos a todos os profissionais, como acontece na PSP e na GNR".
"Em nosso entender, é uma política que não é nada conveniente nem para os portugueses nem especificamente para os polícias", acrescentou.
"Os polícias estão em luta e, por isso, decidiram participar em todas as ações de protesto contra estas medidas [de austeridade] que sejam organizadas pelas centrais sindicais, UGT ou CGTP, iniciando a participação já no dia 29, na manifestação agendada pela CGTP", sublinhou Paulo Rodrigues.

Greve à vista?


Na reunião de segunda-feira em que participaram sindicatos representativos da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), guardas prisionais, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e Polícia Marítima, esteve ainda em cima da mesa a convocação de uma greve.
"Alguns sindicatos que pertencem à comissão coordenadora e que têm o direito de fazer greve, como por exemplo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do Sindicato da Guarda Prisional e do sindicato da ASAE, estão a ponderar fazê-lo", disse ainda à TSF Paulo Rodrigues.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Aguiar Branco: "Não há medidas justas"

O ministro da Defesa afirmou hoje, em Braga, que "não há medidas justas" no que diz respeito à austeridade mas que é "necessário" encontrar soluções que permitam dar a volta ao "grave desequilíbrio financeiro" que o país atravessa.

À margem de uma conferência sobre os "Grandes Temas do Conceito Estratégico de Defesa Nacional", na Universidade do Minho, Aguiar Branco disse ainda que as medidas anunciadas hoje "têm de passar" no crivo da troika uma vez que a ajuda externa é "o único financiamento que o país tem".
O Governo anunciou hoje que está a preparar uma proposta de aumento de impostos, incluindo o IRS, para compensar uma devolução parcial dos subsídios de Natal e de férias retirados ao setor público e pensionistas.
"Não há medidas justas face à situação que fomos confrontados de pré-bancarrota. É necessário ser muito realista e encontrar as medidas que permitam a Portugal ultrapassar o grave desequilíbrio financeiro em que caiu", apontou Aguiar Branco.
Questionado sobre o aval da troika às novas medidas de austeridade adiantadas hoje por Passos Coelho, o ministro da Defesa afirmou que o parecer favorável da troika é fundamental, mesmo, reconheceu, que não seja "fácil" de obter.
"Não há nada que seja fácil hoje em dia em Portugal. É tudo muito difícil mas, como é óbvio, têm que passar pela autorização no sentido de acordo para que seja possível continuar a receber o financiamento da troika que é o único que Portugal tem neste momento".

Conselho de Ministros extraordinário na quarta-feira


O Conselho de Ministros vai reunir-se extraordinariamente na quarta-feira, a partir das 8h30, no âmbito da preparação do Orçamento do Estado para 2013, disse à Lusa fonte do gabinete do primeiro-ministro.
A proposta de Orçamento do Estado deverá ser entregue na Assembleia da República até dia 15 de outubro.
O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo está a preparar uma proposta de aumento de impostos, incluindo o IRS, para compensar a devolução parcial dos subsídios de Natal e de férias retirados ao setor público e pensionistas, a incluir no Orçamento do Estado para o próximo ano.
Em declarações aos jornalistas, à saída de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, em Lisboa, Passos Coelho afirmou que "o IRS será o imposto privilegiado para o fazer", mas adiantou que "a tributação sobre o capital e sobre o património" poderão também "ajudar a fazer esta compensação".
Segundo o primeiro-ministro, esta proposta está a ser trabalhada pelo Governo como alternativa às alterações à Taxa Social Única (TSU), medida que considerou ter sido "mal entendida" e ter visto os seus propósitos "subvertidos".
Passos Coelho adiantou, contudo, que o Governo não prescindirá de uma proposta que aumente a competitividade das empresas e combata o desemprego e, nesse contexto, referiu que ainda em discussão com os parceiros sociais a possibilidade de haver uma "descida seletiva" da TSU, que disse não ser consensual.
Para o próximo ano, a meta do défice foi revista de 3 para 4,5% no âmbito da última avaliação do programa de assistência financeira a Portugal.
Fonte - Expresso

Paços dos Negros recebe dia 29 noite de fados e fandango


sábado, 22 de setembro de 2012

Conselheiros pedem "equidade" nos sacrifícios


O Conselho de Estado pediu hoje que as soluções encontradas para assegurar o cumprimento dos compromissos com as instâncias internacionais garantam "equidade" e " justiça" na "distribuição dos sacrifícios" e "a proteção das famílias de mais baixos rendimentos".
O órgão consultivo do Presidente da República defendeu igualmente que sejam empreendidos esforços para que "o saneamento das finanças públicas e a transformação estrutural da economia melhorem as condições para a criação de emprego e preservem a coesão nacional".
"No quadro da situação do país, os conselheiros sublinharam a importância crucial do diálogo político e social e da procura de consensos de modo a encontrar soluções que, tendo em conta a necessidade de cumprir os compromissos assumidos perante as instâncias internacionais que asseguraram - e continuam a assegurar - os meios de financiamento essenciais à nossa economia, garantam a equidade e a justiça na distribuição dos sacrifícios, bem como a proteção das famílias de mais baixos rendimentos e permitiam perspetivar o crescimento económico sustentável", lê-se no comunicado.

Oito horas de reunião


O comunicado foi lido no final de uma reunião de cerca de oito horas, em que participou, como convidado, na primeira hora e quinze minutos, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, "que fez uma exposição sobre o tema da agenda ["Resposta europeia à crise da Zona Euro e a situação portuguesa"] e prestou os esclarecimentos solicitados".

"Embora reconhecendo que Portugal depende muito do exterior para o financiamento do Estado e da sua economia, sendo por isso importante preservar a credibilidade externa do país e garantir avaliações positivas do esforço de ajustamento visando a correção dos desequilíbrios económicos e financeiros, o Conselho de Estado considera que deverão ser envidados todos os esforços para que o saneamento das finanças públicas e a transformação estrutural da economia melhorem as condições para a criação de emprego e preservem a coesão nacional", veiculou o órgão consultivo do Presidente.


O Conselho de Estado "debruçou-se sobre as medidas já tomadas pelas instituições europeias visando combater a crise da Zona Euro e as suas implicações para Portugal".

Protesto frente ao Palácio de Belém



Nessa matéria, os conselheiros manifestaram "o desejo de que a criação da União Bancária Europeia, a disponibilidade do BCE para intervir no mercado secundário da dívida soberana de países sujeitos a estrita condicionalidade e as políticas europeias para o crescimento e o emprego sejam concretizadas tão rapidamente quanto possível".


A reunião do Conselho de Estado começou sexta-feira às 17h15 e prolongou-se durante quase oito horas, tornando-se a mais longa do mandato de Cavaco Silva, que já reuniu por nove vezes o seu órgão político de consulta desde que foi eleito pela primeira vez para o cargo, em janeiro de 2006.


Estiveram presentes os 19 conselheiros de Estado e apenas o ex-Presidente da República Mário Soares não ficou até ao final, tendo deixado a reunião cerca das 19h55.


Milhares de pessoas manifestaram-se junto ao Palácio de Belém durante a reunião do Conselho de Estado, com protestos que foram em vários momentos audíveis dentro do edifício.



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/conselheiros-pedem-equidade-nos-sacrificios=f755083#ixzz27CKj7CPy

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Conselho de Estado já começou


A reunião do Conselho de Estado, em que participa como convidado o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, começou hoje com os 19 conselheiros presentes cerca das 17h15 no Palácio de Belém, em Lisboa.

Vítor Gaspar já deixou reunião do Conselho de Estado

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deixou a reunião do Conselho de Estado às 18h30, uma hora e um quarto depois de ter começado, avança a SIC Notícias.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/vitor-gaspar-ja-deixou-reuniao-do-conselho-de-estado=f754973#ixzz2783y9Vz3
 


Capa do Jornal O Crime esta semana

Principais destaques 

JUÍZES QUEREM PROCESSAR GOVERNO DE PASSOS COELHO CIVIL E CRIMINALMENTE. SAIBA COMO E PORQUÊ na edição de "o Crime", Já nas bancas. 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Caminhada por uma vida saudável decorre amanhã em Almeirim


Esta caminhada está integrada na semana Europeia da Mobilidade e o ponto de encontro é junto à biblioteca, Marquesa D´Alorna e parte as 21 horas. 

sábado, 15 de setembro de 2012

Jornalista do CM ferido na Assembleia da República

O repórter de vídeo do CM Jorge Lopes, que estava a fazer a cobertura dos protestos que estão a decorrer esta noite frente à Assembleia da República, foi um dos feridos pelos objectos lançados por alguns manifestantes contra os agentes do Corpo de Integração da PSP que estão a formar um cordão de segurança nas escadarias do Palácio de São Bento.


Jorge Lopes foi atingido numa altura em que os manifestantes tentaram furar o cordão de segurança e os agentes reagiram. Seguiu-se uma chuva de pedras e garrafas que terá feito pelo menos mais um ferido.
A sangrar da cabeça devido ao golpe sofrido, o repórter de vídeo do CM foi assistido no local e levado para o hospital para observação.
Nos últimos minutos tem aumentado a tensão na Assembleia da República, onde se concentram milhares de manifestantes.

Jovem detido junto aos escritórios do FMI em Lisboa


Um jovem foi detido pelas autoridades junto aos escritórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa, na Avenida da República, durante o protesto 'Que se Lixe a Troika!', que está a decorrer nesta tarde de sábado em diversas cidades portuguesas.
Apesar da presença de elementos do Corpo de Intervenção da PSP, alguns manifestantes atiraram objectos contra as vidraças do edifício, incluindo garrafas de cerveja, garrafas de água e muitos tomates.
Face à proximidade em relação a uma das entidades que constituem a troika - juntamente com o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia -, outros manifestantes aproveitaram para cantar o hino nacional.

Juiz diz no Facebook que governantes devem colocar "lugares à disposição"


Carlos Moreno, juíz jubilado do Tribunal de Contas, deixou hoje na sua página do Facebook uma mensagem clara: "É vital que P.P.C., P.P. E V.G. [leia-se Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Vítor Gaspar] ponham os seus lugares à disposição do P.R. e que um governo de iniciativa presidencial seja rapidamente empossado".
O também autor do livro "Como o Estado Gasta o Nosso Dinheiro" (2010) justifica: "Isto é que seria patriotismo e assunção das responsabilidades por parte dos responsáveis que perderam o povo e o país pelos erros cometidos".
"Ao estado de total rutura social e política a que isto chegou, só um governo de personalidades de indiscutível competência e seriedade, com ampla cobertura política na A.R. e na opinião pública", começa por escrever Carlos Moreno, "será capaz de, com paz e consenso social e político, e indiscutível sabedoria económica, financeira, e conhecedor do tecido social, poderá assumir urgentemente antes do O.E., a gestão do país e dos portugueses".
Lembrando os seus deveres de reserva, sobre este post o juiz jubilado limitou-se a confirmar ao Expresso tê-lo escrito "no exercício" dos seus "deveres cívicos" e por "desejar ardentemente que os problemas do nosso país sejam resolvidos no quadro das instituições democráticas".

Fonte - Expresso

Manifestante imolou-se em Aveiro


Um homem que participava nos protestos em Aveiro contra as medidas de austeridade imolou-se pelo fogo pelas 18h30 e entrou no edifício do Governo Civil local, disse fonte policial à Lusa.
Pelas 19h10 o homem ainda estava a ser assistido no local por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), diz a Lusa, citando a mesma fonte.
Ricardo Guerra, comandante dos Bombeiros de Aveiro, disse à RTP, que se trata de "um indvíduo na casa dos 20 anos, que ficou com queimaduras de segundo e terceiro, mas que não corre perigo de vida".

Fonte - Expresso

Sede do FMI: tomates, petardos e garrafas de cervejas arremessados


Uma pessoa foi hoje detida na manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!", em frente aos escritórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa, na Avenida da República.
A Lusa presenciou a detenção, feita por polícias à paisana, depois de vários manifestantes terem arremessado tomates, petardos e garrafas de cerveja contra a porta do edifício nº 57, onde o FMI tem escritórios no 9.º andar.
Junto ao edifício, cerca de 20 elementos da polícia de choque permaneceram em posição de defesa, colocando os capacetes, e aumentando o perímetro de segurança no local.
Depois do incidente, ficaram marcas na porta do nº 57 da Avenida da República.
O apelo para a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" surgiu na Internet, através das redes sociais, e foi inicialmente organizada por algumas pessoas de Lisboa, mas acabou por ser acolhida em várias regiões de Portugal, assim como em Fortaleza (Brasil), Berlim, Barcelona, Bruxelas, Paris e Londres.
FotoNuno Botelho 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vítor Gaspar obrigado a explicar-se no Conselho de Estado


Cavaco Silva vai obrigar o ministro das Finanças a explicar-se no Conselho de Estado, que convocou para a próxima sexta-feira. 
O convite do Presidente tem como objetivo que Vítor Gaspar exponha em primeira mão aos conselheiros não só o enquadramento económico-financeiro do país, como as razões específicas que justificaram a polémica decisão anunciada pelo Governo de aplicar uma descida de 5,75% da taxa social única (TSU) das empresas e um aumento em 7% dos descontos dos trabalhadores para a segurança social.


Fonte - Expresso

Jantar de Angariação de Fundos para ajudar na construção do novo centro paroquial

Realiza-se amanhã dia 15 de Setembro um jantar de angariação de fundos para a construção das novas instalações do Centro Paroquial. Os bilhetes estão à venda na Instituição Vila Plena, Jardim das margaridas, na Loja Alfazema e no Sr. José da Loja. Os adultos pagam 15 tijolos e as crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos pagam 7,5 tijolos. 



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Prova de Kart em Almeirim para ajudar os Bombeiros Voluntários

Os bombeiros voluntários de Almeirim em parceria com  Associação EKT – Endurance Karting Team e o Kartódromo Quinta da Conceição, Vão realizar uma corrida de Karting solidária intitulada " Help 4 Heroes " que se  realiza no próximo dia 15 de Setembro a partir das 13 horas.  A totalidade dos lucros da prova, reverterá a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almeirim.  A verba angariada será aplicada na aquisição de material para combate a acidentes e incêndios.

A prova é constituida por 3 horas de prova divididas em quatro mangas: 2 provas de resistência de 60 minutos cada, com 15 minutos de treinos livres e cronometrados, 2 provas de sprint de 30 minutos cada, com 15 minutos de treinos livres e cronometrados. 
Se pretender fazer equipas pode, mas tem que ser constituidas entre 4 a 5 Pilotos (Provas de Resistência - mínimo de 2 e máximo de 3 pilotos); (Provas de Sprint – 1 piloto para cada prova. Estes pilotos não podem participar nas provas de resistência).   O preço por equipa tem um valor 175.00€. 

No final, vão ser entregues troféus para os três primeiros classificados e diplomas de participação para todas as equipas. A prova é  limitada a 24 karts (por ordem de inscrição e confirmação de transferência de 40% do valor da prova (70,00 euros). 

Venha correr, divertir-se, e ao mesmo tempo apoiar aqueles que são os nossos Heróis. 

Durante os intervalos entre as mangas poderão ocorrer algumas simulações de socorro efectuadas pelos bombeiros. 

Para mais informações, contatar através do ekt.board@gmail.com e estar atento a página do facebook http://www.facebook.com/Ekt.EnduranceKartingTeamPortugal

Ministro das Finanças em entrevista exclusiva à SIC




O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, foi ontem entrevistado por José Gomes Ferreira, no Jornal da Noite da SIC. Foi a primeira entrevista de Vítor Gaspar depois do Governo ter anunciado mais medidas de austeridade.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Portugal passa no exame da Troika, mas Vitor Gaspar anuncia mais medidas para 2013

O ministro das finanças, Vitor Gaspar acaba de anunciar na sua intervenção em conferencia de imprensa, que serviu para apresentar as conclusões da quinta avaliação da troika  mais medidas de austeridade  que entram em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013. 
Abriu a sua intervenção dizendo que "O momento é muito grave, mas a estratégia é apropriada e só este programa de ajustamento serviu para evitar a bancorrota". 
Em relação à  troika, diz que foram feitos progressos significativos da diminuição dos desequilíbrios e dá luz verde a Portugal por mais um ano, de forma que este cumpra o défice  de 3% estabelecidos no memorando da troika. Por isso, prevê um défice para este ano de 5.5%, 4,5 em 2013 e estima que em 2014 seja de 2,5%. 

Novas medidas de austeridade 

Vitor Gaspar anunciou a todos os jornalistas presentes em traços muito gerais que no que respeita, ao lado da despesa as medidas impostas passam por uma redução dos custos salariais, da redução do número de funcionários públicos, haverá uma convergência de regimes laborais entre o público e o privado. 
No que respeita às prestações sociais, saúde e educação estas áreas continuam a fazer mais esforços para diminuir a sua despesa. 
Por outro lado, Vitor Gaspar anunciou que já esta quinta feira deverá haver  uma decisão em concelho de Ministros para saber quais são as fundações que continuam a receber apoios por parte do estado e as que serão extinguidas. 

Mexidas nos escalões do IRS 
Como já tinha sido anunciado em anteriores notícias o Governo preparava-se para mexer nos  escalões do IRS e isso foi confirmado pelo ministro, mas estes segundo o próprio  vão em linha com a Europa. O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais promete mais detalhes técnicos para a apresentação do orçamento do Estado para 2013. 

Privatizações 
Em relação as privatizações o Governo pela voz do ministro das finanças anunciou que se prepara para apresentar um novo plano de privatizações que quer privatizar. Adiantou que a TAP e a ANA serão privatizadas até ao final deste ano e em 2014 será os CTT e logo depois a empresa Águas de Portugal. Conclui este ponto dizendo que as privatizações revelaram elevado interesse de investidores internacionais. 

Conclusões finais 
Segundo Vitor Gaspar, O PIB foi revisto em baixa para 2013 e vai cair 1% (um agravamento das previsões), a taxa máxima de IRS mantém-se (em 2013) nos 46,5 por cento. No que respeita ao regime de faturação esta terá medidas bastante severas combate. Deixou claro que "todos são chamados a contribuir para o esforço de consolidação de acordo com a sua capacidade. Governo continuará a ser implacácvel na fuga ao fisco e evasões fiscais" 
Os proprietário sde prédios urbanos de elevados valor serão tributados em sede de novo imposto de selo. Em 2013 haverá novo agravamento para rendimentos de capital, nos imóveis e os detentores de veículos de elevada cilindrada, embarcações e aeronaves sofrem novo agravamento.
Deixou claro que é intenção do Governo regressar aos mercados em Setembro de 2013 dizendo que "as condições que se verificam nos mercados de obrigações permitem perspectivar um regresso aos mercados num futuro próximo" Reforçou que " as alterações que procuramos são profundas que conduzam a nossa democracia às prosperidade dentro da área do euro. O desafio é grande. O nosso objetivo é Portugal".
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Recordar o 11 de Setembro

O programa da SIC, Alta definição apresentado por Daniel Oliveira exibiu o ano passado um especial dedicado ao décimo aniversário dos ataques de 11 Setembro de 2001 que mudaram o mundo. Foi precisamente, para saber o que mudou que a equipa e o próprio se deslocaram  a Nova Iorque para falar com o Jornalista, Luis Costa Ribas, correspondente da SIC em Nova Iorque que acompanhou tudo neste dia. 
O blog "Mundo Jornalismo" recorda esse especial e deixa aqui o link onde pode recordar este especial http://sic.sapo.pt/programas/altadefinicao/article751074.ece 


Ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque aconteceu há 11 anos

  

O maior ataque de sempre, provocado por terroristas em que o cabecilha era "Osama Bin Laden" e que comandou todas as operações aconteceu há 11 anos em Nova Iorque. O alvo foi o World Trade Center em Nova Iorque, onde se localizavam as maiores empresas de todo o mundo e trabalhavam inúmeras pessoas. 

Neste atentado, que abalou a América e que fez parar todo o mundo morreram 2.996 mortes, incluindo os 19 sequestradores e as 2.977 vítimas. Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono

Hoje, o presidente, Barack Obama e a sua mulher Michelle Obama, lembrarão a tragédia em Washington com um minuto de silêncio na Casa Branca e com uma visita ao Pentágono, onde caiu um dos quatro aviões sequestrados por membros da rede terrorista Al-Qaeda, na manhã de 11 de setembro.

Vítor Gaspar apresenta conclusões da troika


O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresenta hoje, em conferência de imprensa, em Lisboa, as conclusões da quinta avaliação da troika ao programa de ajustamento económico português, anunciou segunda-feira o Ministério das Finanças.
A conferência de imprensa terá lugar pelas 15hno Salão Nobre do Ministério das Finanças.
Vítor Gaspar, acompanhado pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, irá apresentar as principais conclusões deste 5.º exame e responder às questões dos jornalistas, informa o gabinete do ministro.
Participam na conferência de imprensa também os secretários de Estado do Orçamento, Luis Morais Sarmento, do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e da Administração Pública, Hélder Rosalino.
A quinta revisão do programa de assistência financeira internacional a Portugal decorreu desde 28 de agosto.
Vítor Gaspar falará aos jornalistas depois do primeiro-ministro, Passos Coelho, ter anunciado na sexta-feira um aumento de 11 para 18 por cento da contribuição para a Segurança Social dos trabalhadores dos setores público e privado e a redução de 23,75% para 18% da contribuição das empresas.
Com as novas medidas de austeridade os funcionários públicos continuam a perder o equivalente ao subsídio de natal e de férias, cuja suspensão tinha sido considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional.
Para os funcionários do setor privado, o aumento da comparticipação para a Segurança Social equivalerá à perda de um salário por ano. Os pensionistas continuaram sem subsídios de Natal e férias.

Mais austeridade?




O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse no Rio de Janeiro que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, faria hoje uma declaração sobre medidas do Orçamento de Estado de 2013, deixando antever que podem ser apresentadas mais medidas de contenção.
"Já é público que o senhor ministro das Finanças amanhã [hoje] fará uma declaração ao país que tem a ver com Orçamento de 2013", afirmou Miguel Relvas, sem fornecer mais detalhes sobre o anúncio.
"Sabíamos que a situação em que Portugal se encontrava era difícil e desde o primeiro dia [de Governo] temos assumido a responsabilidade de não criar uma ilusão sobre a realidade. O Governo nunca faltou com a verdade aos portugueses sobre a realidade do país", reforçou o ministro.
Miguel Relvas defendeu que os portugueses já têm visto a compensação dos sacrifícios a partir do reconhecimento daqueles que "avaliam" a situação do país. "Os portugueses sabem, pela realidade dos mercados e o reconhecimento internacional, que os sacrifícios que estamos a pedir têm tido o reconhecimento daqueles que nos avaliam, de que Portugal está hoje melhor do que estava antes", completou.