sábado, 19 de janeiro de 2013

Prolongado aviso vermelho até às 18h


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 18h o aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, em seis distritos de Portugal Continental.
Dos 15 distritos que estavam com aviso vermelho, o IPMA decidiu prolongar o aviso em cinco: Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
Aquele instituto decidiu ainda colocar o distrito de Portalegre, que estava em aviso laranja (o segundo mais grave), em aviso vermelho.
A queda de árvores e de postes de eletricidade devido ao temporal provocou o corte da circulação de trânsito em zonas do IP3, A1 e A22, informou fonte da GNR.
A mesma fonte precisou que o IP3 está cortado na zona de Penacova, enquanto na autoestrada do Norte não se circula na área de Pombal e na A22 entre Monte Gordo e Vila Real de Santo António.
O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém registou um total de 340 ocorrências provocadas pelo mau tempo entre o início do alerta e as12 horas de sábado, 19 de Janeiro.
Joaquim Chambel, o comandante distrital da Proteção Civil, explicou à Rede Regional que a grande maioria das situações está relacionada com quedas de árvores, postes de iluminação e estruturas amovíveis, sobretudo painéis publicitários colocados junto às vias de circulação.
Estas ocorrências têm provocado vários constrangimentos a nível do trânsito, devido ao corte das vias, e há também registo de danos em várias viaturas, acrescentou o mesmo.
Os constrangimentos estão também a fazer-se sentir a nível do fornecimento de energia e telecomunicações, um pouco por todo o distrito.
Joaquim Chambel acrescentou que estão no terreno várias equipas de piquete da EDP e da PT a tentar solucionar os problemas, mas é previsível que as situações se prolonguem, uma vez que parte delas não são de fácil resolução.
Neste primeiro balanço, o comandante operacional ressalva que há muitas situações que ainda não chegaram ao conhecimento da Proteção Civil, pelos que os números poderão ser mais elevados

Sem comentários:

Enviar um comentário