segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI demite-se por não se sentir em condições de exercer o cargo de Papa

O papa Bento XVI anunciou a sua demissão, com efeitos a partir de 28 de fevereiro, de acordo com o porta-voz do Vaticano, Frederrico Lombardi citado pelas agências internacionais.
No site da Santa Sé ainda não existe qualquer referência ao assunto. Para Manuel Morujão, porta-voz da Conferência Episcopal portuguesa, a Igreja "aguarda informações oficiais" sobre os motivos para a resignação do Papa Bento XVI.
A confirmar-se, será o terceiro Papa da história da Igreja a pedir a resignação. No livro "A Luz do Mundo", uma longa entrevista de Bento XVI a Peter Seewald, o Papa chegou a admitir a hipótese de resignação se não se sentisse em condições físicas, psicológicas e espirituais para continuar a assumir o seu pontificado.
"Se um Papa percebe claramente que já não tem condições físicas, psicológicas e espirituais para se encarregar dos seus deveres, então tem o direito e, sob certas circunstâncias, a obrigação de renunciar", disse na obra publicada em 2010.
O ainda chefe da Igreja Católica é o primeiro Papa a renunciar por vontade própria em 700 anos. 
Joseph Ratzinger nasceu 16 de abril de 1927 e foi eleito papa a19 abril de 2005, após a morte de João Paulo II. 


Definição de Conclave 
O conclave é um ritual praticamente inalterado desde há oito séculos: foi o Papa Gregório X que usou pela primeira vez a palavra em 1274 e instituiu a base dos actuais conclaves. Isto deveu-se à demorada sucessão do Papa Clemente IV, que demorou mais de um ano e meio. O Papa quis então prevenir que a escolha do Sumo Pontífice demorasse tanto tempo, obrigando que a reunião tivesse de ser conclusiva.
Um conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da morte do Papa. Este prazo foi fixado na época medieval, quando viajar até Roma a partir de qualquer parte do mundo cristão era tarefa para demorar semanas, e embora hoje em dia os Cardeais possam fazê-lo em questão de poucas horas, manteve-se este intervalo para que os Cardeais aproveitem esse tempo para fazer reuniões entre si nas quais se debate o estado da Igreja ou, embora esteja teoricamente proibido, sondar alianças e candidatos. O intervalo denomina-se novemdiales. Este período termina com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença de todos os Cardeais na Basílica de São Pedro na mesma manhã em que começa o conclave. Depois, os membros do Colégio Cardinalício dirigem-se à Capela Sistina, onde se fazem as votações.




Sem comentários:

Enviar um comentário