quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"O meu gosto pela Meteorologia surgiu quando ainda era adolescente"


Hélder Silvano, residente em  Abrantes é um apaixonado pela meteorologia, mas não faz disto profissão. Tem uma página na internet designada por MeteoAbrantes, onde regista as temperaturas e outros parâmteros meteorológicos de algumas localidades do distrito de Santarém. 
Em entrevista ao blog "Mundo Jornalismo" falou deste projecto e de como este nasceu. Falou também da parceria com a ANPC e da página que criou especificamente para o CDOS de Santarém, que prevê possíveis alertas.

Mundo Jornalismo: Em que consiste o sitio meteoabrantes?
Hélder Silvano: O sítio MeteoAbrantes é basicamente um conjunto de páginas da Internet que publica os dados recolhidos através de uma estação meteorológica Davis Vantage Pro 2 Plus e os trata no sentido de permitir, não só a manutenção de um arquivo histórico, como a visualização das condições meteorológicas momentâneas, a previsão não oficial do estado do tempo nos dias próximos, entre outros.
Este projecto nasceu a partir do momento em que adquiri uma outra estação, a Davis Weather Monitor II, o que coincidiu com a expansão da Internet em Portugal.
MJ: Sempre teve este gosto pela meteorologia?
HS: O meu gosto pela Meteorologia surgiu quando ainda era adolescente e sofri um incidente náutico que me fez ficar, durante algum tempo, sujeito ao perigo de uma trovoada de final de verão, em plena albufeira de Castelo do Bode, num barco a motor avariado. A partir desse dia, quis conhecer a fundo os porquês de todos os estados do tempo.
MJ:Tem parcerias com várias entidades, designadamente com a ANPC (CDOS de Santarém), onde desenvolveu uma página que prevê possíveis alertas. Fale-me um pouco desta página e qual a diferença que existe entre o seu sitio e do IPMA?
HS: Há já vários anos que criei uma página específica para a ANPC, sobretudo para dar resposta ao CDOS e aos diversos intervenientes regionais, e que permite ver em simultâneo dados meteorológicos de diferentes locais do distrito, assim como alguns outros dados de interesse.
O meu sítio e o do IPMA não são comparáveis, nem em termos científicos, nem em termos de abordagens. O meu resulta na vantagem única de ter carácter local/regional, sendo eventualmente mais interessante para quem beneficia da sua proximidade.

MJ: Criou uma aplicação para smartphone. Na sua opinião este tipo de aplicações são importantes para auxiliar os responsáveis da protecção Civil
HS: Foi também a pensar nos agentes de Protecção Civil, mas não só, que criei duas aplicações para Smartphone. Uma delas é exclusiva para a Protecção Civil, ou melhor, só tem interesse para os respectivos agentes.
     MJ: Com a ajuda do seu site já é possível, por exemplo, prever se irão ocorrer cheias ou outros fenómenos naturais?
HS: Não é possível propriamente prever a ocorrência de cheias ou outros fenómenos naturais extremos, só com a leitura do meu sítio, mas é possível visualizar os dados que apontam para tais eventualidades e inferir dessas possibilidades.
MJ: Os equipamentos de medição são seus?
1    Sim são meus todos os equipamentos, sejam os exclusivamente meteorológicos, sejam os referentes ao diverso software e também ao hardware informático.
   MJ: Quem visita o seu site pode ver imagens em directo da cidade de Abrantes colocada estrategicamente em dois pontos altos da cidade. Está a pensar colocar outras cameras em outras cidades do distrito de Santarém?


1      HS: Estou sempre a pesquisar por novas estações e web cams, no sentido de as poder adicionar às minhas páginas. Não há, infelizmente, tantas quanto seria desejável.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras de Coimbra e abraçou a carreira de professor do ensino secundário, que terminou em 2005. Durante dois mandatos autárquicos, de 1994 a 2002, foi vereador na Câmara de Abrantes, a tempo inteiro, sendo responsável, entre outros, pelos pelouros da educação, da cultura, do desporto, da acção social, do turismo, da animação cultural e mesmo da protecção civil.
 Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário