sábado, 7 de setembro de 2013

Festival da Sopa da Pedra e dos Petisco já arrancou e decorre até domingo

Com o objectivo de promover os produtos da terra, designadamente a sopa da pedra  arrancou ontem no parque da zona norte de Almeirim o Festival da sopa da pedra e dos petiscos.
Este certame foi organizado pela Confraria Gastronómica de Almeirim e teve como madrinha a famosa chefe de cozinha Filipa Vacondeus.
O blog " mundo jornalismo" teve presente na inauguração do evento que contou com a presença do presidente da autarquia, Sousa Gomes, da madrinha do evento, Filipa Vacondeus e de um dos confrades de Almeirim, João Paulo Simões. 
"Este evento estava no papel há quase dois anos e finalmente conseguimos cumprir o nosso objectivo que foi por de pé este evento que nos orgulha a todos tendo em conta as capacidades económicas da confraria" começou por dizer João visivelmente emocionado na apresentação do festival. 

Já a madrinha do evento Filipa Vacondeus fez questão de dizer que "foi com uma enorme felicidade que aceitei o convite que me foi feito pela confraria porque a sopa da pedra é um dos meus pratos preferidos, bem como todos os outros petiscos que aqui se fazem não só em Almeirim como todos os outros pratos que são confeccionados aqui nas redondezas. Ao longo da minha carreira televisiva eu tenho lutado pela defesa da nossa cozinha tradicional portuguesa e é isso que eu vou continuar a fazer porque estamos a perder a nossa identidade para alguns produtos que estão longe de serem próximos da nossa gastronomia". Sousa Gomes felicitou a confraria por terem organizado este festival numa altura como esta, mas "tenho a certeza que vai ser um enorme sucesso e vão certamente honrar a nossa sopa da pedra"
Espaço Cooking
Uma das novidades desta festa é o espaço cooking, onde irão passar alguns chefes de cozinha para cozinharem e darem a provar receitas inovadoras usando apenas os produtos da região, nomeadamente o melão ou os enchidos. 
Outra das novidades deste certame é que todos os  petiscos custam 3 euros e a sopa da pedra a 2. A festa dura até domingo e tem animação garantida até às duas da manhã. 

Esccrito por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário