quarta-feira, 25 de setembro de 2013

I Encontro de Rugby Adaptado decorreu hoje em Almeirim com sucesso

O parque desportivo Alfredo Calado recebeu hoje os cerca de 100 participantes inscritos para o I encontro de rugby adaptado. A organização ficou a cargo do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) e da Federação Portuguesa de Rugby. 
O objectivo deste encontro foi proporcionar um dia diferente aos vários alunos dos vários centros de recuperação infantil do distrito de Santarém mostrando ao mesmo tempo que o desporto pode-se adaptar seja qual for a modalidade. 
O centro de recuperação infantil de Coruche, do Entroncamento, de Benavente , de Santarém, de Almeirim foram algumas das equipas que marcaram presença neste encontro e a animação entre alunos, tecnicos, era visivel.
A manhã começou com a passagem das regras do rugby às várias equipas seguindo depois alguns treinos de adaptação, onde os participantes treinavam a  placagem, remates por cima da baliza,  passe e recepçãopassar da bola, finta, manuseamento de bolas, contornar obstáculos marcados pelos pequenos pines.
Em entrevista ao blog "mundo jornalismo" Henrique Garcia Santos, director da área de desenvolvimento da federação portuguesa de rugby fez um balanço muito positivo dizendo que "esta ideia de criar este evento surgiu durante uma formação, ministrada pelos técnicos da federação de rugby, que decorreu em Rio Maior, onde estiveram presentes os técnicos dos vários centros do distrito de santarém, nomeadamente os do CRIAL e ai decidimos organizar uma actividade deste género para os vários centros da região e o resultado é não podia ser melhor". Explicou ainda que a única diferença que existe entre este e o rugby nornal difere " no contacto fisico indo mais ao encontro da abordagem que utilizamos quando vamos às escolas".
No final dos treinos decorreu o tão aguardado jogo de rugby, onde também entraram alguns dos alunos da escola secundária Marquesa d´Alorna que ajudaram os técnicos da federação de rugby e do CRIAL ajudando nos vários obstáculos espalhados pelo campo seguindo depois a entrega de prémios às várias instituições. Como o balanço foi positivo a organização está a ponderar realizar mais encontros deste género.




                                                                                                             Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário