quarta-feira, 16 de outubro de 2013

"Desistir nunca! Sempre fui atrás do sonho"

Quando ouvimos falar de "Ágata" lembramo-nos dos seus grandes êxitos como "perfume de mulher", "comunhão de bens", "escrito no céu" e mais recentemente de "Piú grande amore", mas também que a artista "menina e moça" que tinha o sonho de ser cantora completou este ano 40 anos de carreira. 
Numa entrevista em exclusivo ao blog "mundo jornalismo" falou da sua carreira musical, sem esquecer do que sentiu quando entrou na Emissora Nacional, dos seus oitos anos no grupo cocktail. Revelou ainda que o seu primeiro DVD gravado recentemente no Coliseu do Porto, palco das comemorações dos seus 40 anos de carreira, vai ser lançado no final de Novembro, princípio de Dezembro.

"Mundo Jornalismo": “Ágata” ou “Fernanda de Sousa” como prefere ser chamada?
Ágata: Identifico-me como "Ágata".
MJ: Disse em anteriores entrevistas que começou a cantarolar quando tinha dois anos e meio e por isso pergunto-lhe: Qual foi a primeira canção que se lembra ter cantarolado?
Ágata: Era uma menina quando comecei a cantar. Naturalmente que não me lembro dos temas. Aprendia ouvindo as canções que na época passavam no  programa de rádio “quando o telefone toca”. 
MJ: Desde pequena que sempre desejou ser cantora. Quando é que percebeu que tinha que seguir por esse caminho e não outro?
Ágata: Sempre dei por mim em frente ao espelho. Lembro-me de organizar plateias com os meus amigos e  irmãos. Fazia grandes festivais de música. Nunca pensei em fazer carreira mas, na adolescência impulsionada pela minha mãe já tinha um professor de canto e nunca mais parei. 
MJ: Esperava ter todo este sucesso?
Ágata: A determinada altura comecei a acreditar nessa possibilidade. Mas nunca pensei nisso a sério, só quando tudo se começou a desenrolar é que eu percebi que estava no caminho certo e que um dia iria alcançar um grande sucesso.   
MJ: Nunca pensou em desistir ou desistir para si é para os fracos?
Desistir nunca! Sempre  fui atrás do sonho.
MJ:O que sentiu quando foi prestar provas na Emissora Nacional. Recorde-nos esse momento?
Ágata: Já frequentava aulas de canto por isso ia confiante. Foi um momento de muita entrega. A canção era francesa e interpretei a com toda a alma, a minha mãe acompanhava-me e, na sala olhava  atentamente. Dava voltas e mais voltas às pegas da mala que ia torcendo até ouvir o maestro pedir para cantar de novo, mas desta vez á meia-luz para apurar com mais sentido a expressão que a minha voz entoava. 
MJ: Integrou a primeira girlsband, “Cocktail”, que fez muito sucesso na altura em Portugal, onde permaneceu durante 8 anos. Que recordações guarda dessa altura?
Ágata: Quando integrei as "Cocktail" já tinha alguma experirência de palco e já tinha feito muitos espectáculos a solo. O que foi mais difícil foi coreografar as canções e harmonizar a três vozes. Durante esse tempo mantive me cheia de concertos pelo país e estrangeiro. Gravamos uma serie de discos (vinil) e fomos a festivais.
Se pudesse dedicar todo este sucesso ao longo destes anos a quem dedicava e porquê?
Ágata: Dedicaria e dedico toda a minha vida aos meus pais foram eles os grandes responsáveis pela minha carreira. 
MJ: Onde vai buscar toda essa força/garra para ir mais além, alterando por vezes a imagem (roupa, look) e até o estilo e a forma como canta?
Ágata: O tempo faz-nos crescer e aprender que a pouco e pouco a mudança é uma forma de não estagnar e assim, desenvolvermos naturalmente o nosso estado de espírito. Para tudo temos que usar o sentimento,  o amor e foi com ele que a minha imagem também mudou.  Musicalmente o tempo refina-nos (risos)
MJ: Como é o seu dia-a-dia quando não está em tour?
Ágata: Os meus dias são absolutamente normais. Vou às compras, organizo as situações em casa, dedico parte do meu tempo ao meu filho e marido. Noutros dias vejo filmes, leio ou faço compras. Neste momento estou a tirar um curso de naturopatia. É uma das opções de vida que gostaria de enveredar pelo facto de ser Reikiana. Adoro tudo quanto é natural, produtos biológicos, cozinha vegetariana assim como a homeopatia e acupunctura.
MJ: Entrando agora mais nos seus 40 anos de carreira. Teve algum tempo afastada dos palcos. Na sua opinião é importante existir por vezes um afastamento com o público?
Ágata: A determinada altura resolvi aceitar apenas grandes produções por isso trabalhei menos. Estar fora de Lisboa também ajudou para que não aparecesse com tanta assiduidade, mas achei benéfico esse “afastamento”. Nesta altura sinto que as pessoas tem vontade de estar comigo e matar saudades cantando em uníssono aqueles temas que marcaram de alguma forma a vida de cada um de nós. 
MJ: Regressou agora com um grande concerto que decorreu a 5 de Outubro no Coliseu do Porto com o objetivo de gravar o seu DVD. O que sentiu na altura que pisou o palco?
Ágata: Na altura que pisei o palco senti que estava em casa no meio da minha gente. A emoção foi forte por isso, antes de entrar estava um pouco nervosa
MJ: O público já ansiava por este momento ou foi a “Ágata” que sentiu que era o momento certo para regressar?
Ágata: Senti que era o momento mais apropriado para reaparecer e gravar o meu primeiro DVD ao vivo.
MJ: Para quando outro concerto em Lisboa?
Ágata: Vamos ver como vai ser a aceitação do publico ao lançar o meu novo DVD ao vivo e depois pensamos numa outra data para o publico do Sul e Centro.
 MJ: Já cantou muitas canções ao longo destes 40 anos das quais não nos podemos esquecer o “perfume de mulher”, “maldito amor”, “escrito no céu”, “comunhão de bens”, “sou mãe solteira” e mais recentemente “ainda te amo – Piu Grande Amore”. Tem alguma preferida ou cada uma tem um sentimento especial?
Ágata: É difícil responder a essa pergunta, tenho muitos temas que aprecio e até gosto de ouvir. As que fizeram maior sucesso não as procuro tantas vezes pois gosto mais de me concentrar mais nas outras que estão pelo meio de cada CD e desfrutar dessas interpretações são com as músicas românticas que me identifico mais. Adoro o tema “Quando as luzes se apagarem” do álbum Escrito no Céu. 
MJ: Para quando está previsto o lançamento do DVD?
Ágata: Pois é, o DVD vai já sair no final de Novembro principio de Dezembro uma prenda excelente de Natal (risos).  
MJ: E agora a verdadeira pergunta: O que se segue?
Ágata: Não tenho planos musicais. Espero por novas oportunidades que brevemente vão aparecer e t tenho já em mente alguns planos. Já comecei a planear visualizando, cada um como se já estivessem cá. Este é um trabalho do Poder da Mente.
MJ: Está a ponderar gravar um álbum de originais ou regravar alguns dos seus sucessos?
Ágata: Neste momento penso gravar um álbum de originais é o meu desejo.
MJ: Qual é o balanço que faz destes 40 anos?
Ágata: O balanço é positivo, foi com todos os erros que aprendi e, foi com este percurso que aprendi. Se tivesse que nascer novamente teria feito o mesmo profissionalmente pois, ganhei maturidade para ao fim destes anos continuar aqui.  Amo o meu público.  

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário