domingo, 13 de outubro de 2013

IV prova de Arroz Doce encheu casa da cultura da Raposa

O relógio ainda não ditava as 17 horas - hora do evento e já a casa da cultura da freguesia da Raposa, Almeirim estava completamente lutada para provar os vários tipos de arroz doce espalhados por uma mesa bastante comprida decorados à maneira de cada participante. Por fim, às 17h30 começou aquela que já é considerada um dos grandes eventos da terra - a IV prova do arroz doce. Organizado pela junta de freguesia da raposa com o objectivo de promover o convivio entre a população  proporcionando assim um dia diferentes. 
Este ano foram cerca de 36 participantes confecionaram os vários arroz doces, sendo que alguns foram feitos pelas quatro assossiações e os outros por populares. No final todos eles receberam diplomas de participação. 
Medalhas de mérito a três pessoas da freguesia 
Este evento serve também para homenagear algumas pessoas naturais da freguesia que levaram o nome da mesma "além fronteiras"  distinguindo-se assim  em várias áreas. Os homenageados este anos foram: Filipe Casimiro, Rodolfo Dias e Custódio Castelo que receberam da mão do ainda executivo em funções a medalha de mérito.
Filipe Casimiro, natural da Raposa, licenciado em Engenharia Electromecânca pela universidade da Beira interior Covilhã destacou-se por ter ganho o prémio da EDP inovação juntamente com mais um colega da universidade. Mais recentemente também ganharam outro através da Massachusetts Institute of Technology: MIT.

Outro dos "medalhados" foi Rodolfo Dias que já ganhou vários prémios nas provas de 24 horas em bicicleta, mas faz disto o seu hobbie, mas o gosto por esta modalidade fala mais alto. "Ganhar esta medalha de mérito é ver que o meu trabalho é reconhecido, mas esta não foi a primeira vez que fui homenageado pois, ainda o ano passado a autarquia de almeirim também me homenageou". Palavras de Rodolfo Dias um dos homenageados pela junta da Raposa com a medalha de mérito ao "blog Mundo Jornalismo". Acrescentou ainda que "o apoio que eu tenho da minha familia é muito importante e é isso que me dá força para continuar e se tudo correr bem eu estarei a representar Portugal na prova de btt 24 horas que decorre na Escócia, Inglaterra. Por fim, o último homenageado foi um dos grandes guitarristas do nosso país e que reside na Raposa, Custódio Castelo, mas quem recebeu o prémio foi o seu pai, uma vez que, por razões profissionais não pode estar presente. 
Entrega dos diplomas de participação e prova do arroz doce
Depois das medalhas de mérito seguiu-se a entrega dos diplomas de participação a todos aqueles que confeccionaram os arroz doces. No fim depois de tudo entregue o ainda presidente da junta,  José agradeceu a todos os raposenses o carinho que recebeu ao longo destes anos dizendo que "eu não me vou afastar e a partir de quinta farei parte da assembleis de freguesia. No entanto, desejo a todos os que vão fazer parte do execeutivo que façam o melhor que puderem o seu trabalho".
A prova do arroz doce deixou todos os raposenses e visitantes que degostaram os vários tipos de arroz muito satisfeitos e com alguma vontade de para o ano voltar para a quinta prova qie será certamente mais um sucesso.

                              Escrito por: Nuno Sotto Mayor




Sem comentários:

Enviar um comentário