segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Encantos da Minha Terra" encheu durante dois dias o centro cultural das Fazendas de Almeirim

Trata-se de um musical etno-religioso composto por duas partes, uma dedicada ao campo, outra dedicada ao domingo. Percursos desde o nascer do sol até à alta noite, da Quaresma ao Natal, passando pelas orações do campo e as orações de domingo que ilustram alguns quadros pertencentes ao espectáculo. É organizado pela associação cultural e etnografica - gentes de almeirim.
O padre Ricardo Mónica, pároco das fazendas de Almeirim foi o impulsionador deste musical e em entrevista ao blog "mundo jornalismo" no intervalo referiu que o nome do musical "encantos da minha terra partiu da ideia de fazer a recolha de algumas oraçoes cantadas e recitadas no inicio do século XX e depois de feito esse trabalho foram compiladas num CD para que ficasse registado usando naturalmente, o mesmo linguajar. Depois de editado o cd ficava muito seco apresenta-lo só as musicas e então foi ai que surgiu de criar este musical". 
Durante dois dias o centro cultural das fazendas de almeirim foi o palco da apresentação dos "encantos da minha terra" que já percorreu diversas salas e sempre por uma causa social e religiosa. 
Desta vez a causa social em torno deste musical tinha como proposito angariar algum dinheiro para ajudar o centro de apoio às familias das fazendas de almeirim. 
Segundo o padre Mónica este espectáculo é feito uma vez por mês e o próximo vai ser dia 7 de Dezembro na igreja paroquial de Almeirim. Trata-se do "cantar aos meninos"  que vai ser feito em parceria com o grupo regional de moreira da maia, que vão representar o douro Litoral e também com o grupo etnográfico de danças e cantares do minho. No entanto, para o próximo ano já estão marcados até abril alguns espectáculos.
 Escrito por: Nuno Sotto Mayor


No video ao  lado pode ser visto alguns dos momentos deste musical etno -religioso - "Encantos da Minha Terra"




                                                      



Sem comentários:

Enviar um comentário