segunda-feira, 11 de novembro de 2013

I mostra de artesanato de Santarém decorreu ontem com sucesso noquartel dos bombeiros voluntários

Vinte e quatro expositores alternados entre produtos de cestelaria, bijuteria, trabalhos com cortiça, origami, Eva, licores entre outros marcaram presença na I bisart de Santarém que se realizou ontem nas instalações do quartel dos bombeiros voluntários de santarém,  organizada pela Bis Ponto Cruz de Santarém.  
Bruno Madeira, bombeiro na corporação há cerca de quatro anos foi o mentor  e impulsionador desta ideia para além de ser um responsáveis pela empresa Bis Ponto Cruz. "A ideia de criar a bisart surgiu porque queria mostrar os meus trabalhos de ponto cruz e então decidi juntar o util ao agradável e lançei o desafio à minha corporação desta mostra de artesanato aqui no quartel juntando, obviamente a parte solidária que seria o dinheiro angariado na venda dos produtos revertia para a corporação".
Foreva apresentou bonecos feitos em Eva
Dora Torres, foi uma das partipantes nesta mostra de artesanato, onde apresentou os seus bonecos totalmente feitos em Eva. Tem nesta arte um hobbie, mas todos os bonecos (bonecos de neve, bombeiros, pianista entre outros) são elaborados com o mais pequeno pormenor. 
Em entrevista ao "mundo jornalismo" disse que esta iniciativa foi bastante positiva, uma vez que "através desta mostra de artesanato poderei mostrar as minhas peças e com a vida que até não me esta a correr bem poderei contribuir para ajudar os bombeiros já que o Estado não os ajuda o suficiente". 
Peças de artesanato feitas em Barro
Teresa Rodigues, trouxe para esta mostra de artesanato a loiça regional de santarém (ver foto do lado esquerdo). Jutamente com o seu pai retomaram a arte  começada pela empresa MariItália, fábrica fundada na época de 40, mas que entretanto desapareceu. Através deste projecto "queremos dar continuidade aquilo que são as tradições do ribatejo deixando que este tipo de arte não seja esquecido" refutou em entrevista ao blog.
Momentos de diversão 
Para além do artesanato, quem visitou esta mostra durante a tarde encontrou dois momentos musicais bem diferentes: o grupo de danças e cantares ribatejanas de santarém e uma pequena mostra feita pelos alunos da escola de dança da cidade - new stard dance clube 
 Técnicas de socorrismo 
No final do certame, alguns elementos dos bombeiros voluntarios de Santarém fizeram uma pequena demonstração de algumas técnicas de socorrismo e suporte básico de vida . Ver uma das técnicas de socorismo no video em baixo (massagem cardíaca)

Escrita por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário