segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cantares ao Menino encheu igreja de Almeirim

A igreja paroquial de Almeirim foi pequena para acomodar as dezenas de pessoas que apesar da noite fria que se fazia sentir no exterior não quiseram ficar em casa e foram ver os "Cantares ao menino".
Organizada pela associação etnográfica Gentes de Almeirim, cujo principal objectivo é recuperar esta tradição bastante antiga da cidade em que os cidadãos aproveitando esta época natalicia cantavam ao menino para rezar por tempos melhores e as senhoras vestiam a sua melhor roupa e vinham até à igreja participar nesta cerimónia.
A organização queria também com este espectáculo angariar alguns bens alimentares para ajudar os mais necessitados que estão a passar por grandes problemas e essa ajuda foi bem sucedida.
Os cantares ao menino tiveram a participação de dois grupos etnográficos um vindo da região do douro litoral, grupo regional de Moreira da Maia, e o outro, o grupo etnográfico de Danças e Cantares do Minho. Cantaram algumas canções tradicionais destas regiões e que são entoadas especificamente nesta época natalicia terminando com as janeiras. 


Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário