domingo, 28 de abril de 2013

Dois polícias baleados na tomada de posse do novo governo italiano

Pelo menos dois carabinieri - polícia militar italiana -, foram baleados quando o novo executivo de Enrico Letta estava a ser empossado pelo Presidente Giorgio Napolitano.
Um homem abriu fogo frente ao Palácio Chigi, o gabinete do primeiro-ministro de Itália, situado a um quilómetro do palácio presidencial do Quirinal, onde decorria a cerimónia de posse. O tiroteio aconteceu às 11h40 (10h40 em Lisboa) e ouviram-se oito disparos.
Um sargento, atingido no pescoço, encontra-se em estado grave, segundo a "Reuters", tendo sido transportado para o hospital universitário Umberto I. O outro, um cabo, apresenta ferimentos numa perna.
As autoridades prenderem um homem no local, vestido com um casado e gravata, segundo a imprensa italiana, e que terá problemas mentais. O autor dos disparos  ficou ferido e está internado no hospital St. John. Há registo de um quarto ferido, uma mulher grávida.
"É um gesto de um louco, de um dequilibrado", afirmou Gianni Alemanno, presidente da Câmara de Roma que se deslocou à Piazza Colona.
O "Corriere della Sera" identifica-o como Luigi Preiti, 49 anos, natural de Rosarno da região da Calábria, que não terá antecedentes criminais. O mesmo jornal italiano refere que a Polícia investiga agora se há mais alguém envolvido neste ataque.
Após o impasse político desde a eleição inconclusiva de fevereiro, Enrico Letta, de 46 anos, vice-líder do Partido Democrático, conseguiu reunir antigos rivais políticos e formar um governo de coligação, composto por 21 ministros. 

Encerramento do XIX congresso do PS

No encerramento do XIX Congresso, que se realiza em Santa Maria da Feira e que tem como lider António José Seguro pretende passar uma nova mensagem de que o partidp está coeso e que se preocupa com os portugueses querendo encontrar soluções. Na abertura do seu discurso Seguro falou "Foi um grande congresso que mostrou a vitalidade do PS, mas este congresso também será recordado como um congresso concentrado em busca de soluções e de propostas concretas".

Negociação para a Comissão Nacional acabou às 5h da manhã

André Figueiredo e Fernando Serrasqueiro não constavam da lista inicial de António Costa e o secretário nacional para a Organização, Miguel Laranjeiro, responsável oficial pela negociação, não quis incluí-los do lado "segurista". Em solidariedade, Isabel Santos, José Lello, Paulo Campos e Renato Sampaio, saíram por vontade própria.
O núcleo duro do socratismo fica, assim, de fora do órgão máximo do PS entre congressos, exceção feita a Pedro Silva Pereira.
A negociação para a elaboração da lista única para a Comissão Nacional acabou já o sol nascia. O que se julgava ser um processo relativamente fácil, uma vez que se tratava de uma lista única - marca da imagem de unidade com que o PS quer sair de Santa Maria da Feira -, foi uma dor de cabeça ainda maior do que manda a tradição.
A votação para as listas decorreu durante a manhã e os resultados foram anunciados por Maria de Belém às 13h. Num total de 1683 votantes, a Comissão Nacional obteve 1612 votos favoráveis e 71 brancos; o Conselho de Jurisdição, 1625 votos favoráveis e 50 brancos; e a Comissão de Fiscalização Económica e Financeira, 1621 votos favoráveis e 62 brancos.

Fonte - Expresso

sábado, 27 de abril de 2013

Capa do jornal "o Crime" esta semana

Esta semana no jornal "o Crime":

- O que Castelo Branco contou das orgias
Saiba em EXCLUSIVO as revelações que o "conde" fez, à porta fechada, no tribunal.

Descubra como a falta de uma palavra absolveu 45 arguidos; Leia a história de um homem alcoolizado agrediu a mãe com um cutelo; Saiba porque Mário Lino não será julgado por mentir ao tribunal.

Ainda os dossiers especiais sobre o financiamento da Metro do Porto a Aguiar-Branco, actual Ministro da Defesa e a viagem de "o Crime" ao supermercado de droga da Cova da Moura.

Estas e muitas mais histórias do país e do mundo, no jornal "o Crime".

Professora primária agredida por aluno ao pontapé



Um aluno de 11 anos, que frequenta o quarto ano da primária de cortiçóis, Benfica do Ribatejo agrediu a professora. As agressões têm sido frequentes e recaído mais nos funcionários, mas desta vez o alvo foi a professora que apresentou queixa crime contra o aluno. A direcção do  agrupamento aguarda novo parecer do médico que acompanha a criança. 

Tudo se passou no recinto da escola pouco antes das aulas começarem. Uma criança estava a jogar à bola com os seus colegas e sem querer acertou na cabeça num dos rapazes mais problemáticos da escola. Este não se conteve e partiu para a agressão ao colega de escola que sofreu algumas arranhadelas no pescoço e só não ficou pior porque a professora chegou entretanto e separo-os. Não contente com o sucedido o rapaz agrediu a professora ao pontapé em todas as partes do corpo.
"O crime" esteve na localidade de Cortiçois e em conversa com os encarregados de educação apurou que as agressões tem sido constantes e antes desta agressão à professora a ultima foi a uma funcionária da escola.
Os médicos diagnosticaram-lhe a doença de hiperactividade encontrando-se a ser seguido por especialistas em Lisboa estando a criança a ser medicada. O nosso jornal tentou falar com a mãe do rapaz que agrediu a professora, junto do seu local de trabalho mas já não se encontrava. 
Uma fonte próxima da família adiantou-nos que "o miúdo em questão é uma criança simpática, afável, sorridente e que a mãe está preocupada com a situação estando a fazer tudo por tudo para solucionar este problema" Adiantou que já foi visto por vários especialistas e que a medicação é dada a tempo e horas não existindo nenhuma negligência por parte da mãe em relação ao filho".
Patrícia Cardoso, mãe do rapaz que foi arranhado no pescoço em declarações ao nosso jornal contou que soube do caso através do filho quando chegou a casa para almoçar e lhe contou que não tinha escola à tarde contando-lhe o sucedido. Acrescentou ainda que " esta situação tem se vindo a agravar-se e que queremos rapidamente uma solução para que se evitar este tipo de situações e digo-lhe mais a escola serve para aprender e os pais para educar". 

CCPJ de Almeirim alerta para o superior interesse da criança
Os técnicos superiores da CCPJ que estiveram no local juntamente com a GNR, através do programa especial "Escola Segura" e quando confrontados se realmente conheciam o caso sobre a agressão à professora referiram apenas que não estão autorizados a falar sobre os processos, mas alertaram que a criança deve ser protegida dos holofotes da comunicação social e antes de se falar de um assunto destes temos que ter em conta o superior interesse da criança.
Associação de Pais defende que a criança deve ser  medicada não carece de problemas
Para Pina Nunes, presidente da associação de pais do agrupamento de escolas Febo Moniz em entrevista por mail ao nosso jornal considerou que se trata de um caso muito particular, na medida em que temos que tomar em consideração que o aluno agressor, é uma criança que sofre de uma patologia do foro psiquiátrico. Sabemos que a criança está a ser acompanhada clinicamente, mas que sofreu recentemente alterações na medicação que lhe tem vindo a ser ministrada, e que, eventualmente, por esta razão, terá provocado alterações no comportamento desta. Na nossa opinião, deveriam existir medidas sociais e legais que permitissem dar o acompanhamento, resposta e o suporte cabal para crianças como estas, bem como para as suas respectivas famílias e escolas onde as mesmas se encontram inseridas, o que, infelizmente, assim não acontece. Terminou dizendo que "se a criança estiver devidamente medicada, não oferece qualquer perigo para os demais colegas de escola, família ou restantes elementos da comunidade escolar. Sabemos que a família tem-se esforçado para encontrar o melhor acompanhamento médico/clínico para a criança, mas há situações que escapam ao controlo do ser humano"

Reportagem publicada na edição nº 1602 do jornal semaário "o Crime"

 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Capa do jornal "o Crime" esta semana


Esta semana, no jornal "o Crime":

Saiba porque um homem que matou o seu amigo foi absolvido; Descubra como os terroristas de Boston usaram panelas de pressão para fabricar bombas; Conheça a história do falso padre que voltou a celebrar missa... e a burlar.

Ainda a possível prescrição do caso Rui Pedro; A nova guerra dos sindicatos policiais e as mulheres do "Bairro Vermelho" de Viseu.

Estas e muitas mais histórias do país e do mundo no jornal "o Crime". Já nas bancas


domingo, 14 de abril de 2013

Dois suicídios em Almeirim num espaço de três meses



Frederico Apolinário e António Marona  colocaram termo à vida junto ao circuito de manutenção de Almeirim. Ambos viviam na cidade e usaram o método por enforcamento. Deixaram uma mensagem aos seus familiares, um através do facebook, outro via telemóvel. O corpo  foi encontrado por um jovem que estava a andar de bicicleta junto ao local e deu o alerta. 

"Ajudem que está ali um homem morto!" Foi assim que  um adolescente, que andava de  bicicleta no circuito de manutenção, fez soar o alerta de que mais uma morte tinha  ocorrido naquele local. António Marona (ver foto), de 50 anos, natural de Alpiarça, que residia já à vários anos em Almeirim foi encontrado a meio da tarde de domingo, 7 de Abril, enforcado no meio do arvoredo. O "Crime" esteve no local e conseguiu apurar que a vítima deixou uma carta, onde terá explicado as razões que o terão levado  a cometer o acto.
A família dirigiu-se ao  local e o irmão da vitima não aguentou a "pressão", acabando por se sentir mal, tendo sido assistido no local pelos bombeiros voluntários de Almeirim.  
O nosso jornal tentou chegar à fala com os familiares da vitima, mas estes recusaram-se a prestar declarações alegando que o momento era muito doloroso e que não se sentiam em condições para falar.
Como se trata de um suicídio  no local estiveram também as equipas de investigação criminal da GNR para recolher alguns indícios para juntar à investigação, a equipa do INEM e os bombeiros de Almeirim. O funeral realizou-se na terça feira, dia 9 de Abril. 

Ler reportagem publicada esta semana no jornal "o Crime"