sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Campanha para ajudar os bombeiros com apenas 1 euro decorre amanhã

Durante todo o dia de sábado decorre uma campanha que foi lançada no facebook para ajudar os bombeiros com apenas um euro. O objectivo é que cada pessoa se dirija à corporação de bombeiros mais próximo da sua área de residência e entregar o seu donativo. 

"A ideia surgiu no Facebook a 24 de Agosto por uma pessoa de Matosinhos, que troca algumas ideias com um amigo. mas não avançou. Quando agarrei na ideia e a lançei na minha página, os meus amigos e amigos dos meus amigos, lançam-me o desafio de criar o evento e poderem assim passar a palavra a mais pessoas" referiu o organizador do evento ao blog mundo jornalismo, pedro fonseca. 
Quem quiser participar basta dirigir-se aos quartéis de Bombeiros da sua área de residência e ai, procurar o graduado de serviço ou algum da Direcção da Associação Humanitária, e entregar os seus donativos. 
Pedro explicou que  o dinheiro angariado não será recolhido no final do dia e sim fica logo para os Bombeiros" o "feedback" poderá vir depois, por parte dos próprios Copos de Bombeiros. 
Até ao momento já aderiram mais de 34 mil Portugueses e mais de 5 mil dizem que talvez participem na campanha. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor



quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cavaco escreve mensagem para bombeiros e populações

O presidente da república, Cavaco Silva publicou no site da presidência uma mensagem de apoio aos bombeiros e populações que tem sido fostigadas pelos incêndios florestais. 
"Pela quinta vez, neste agosto que finda, fomos confrontados com a morte de bombeiros em serviço. Não é o primeiro ano em que há bombeiros tombados em serviço, prova do risco efetivo da missão que abraçaram. Mas não podemos deixar que as mortes de bombeiros em incêndios florestais se transformem numa realidade habitual".  
presidente afirma que "Todas estas dramáticas situações humanas merecem o nosso profundo respeito e pesar. Há de chegar o tempo dos balanços e da análise serena dos factos, de modo a colher lições efetivas e concretas para o futuro".  
Termina a sua mensagem enviando aos bombeiros portugueses e demais agentes de proteção civil uma palavra de agradecimento pelo desempenho notável que têm demonstrado e de coragem para a missão que ainda têm pela frente. Faço-o também às populações, que têm sabido encontrar forças para enfrentar as chamas e ajudar os bombeiros. 
Escrito por: nuno sotto mayor

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

JS de Almeirim participa na universidade de verão do PS em Évora

A universidade de verão do PS realiza-se mais uma vez na cidade de Évora entre os dias 28 e 31 deste mês. Este ano o tema centra-se nas cidades uma vez se aproximam as eleições autarquicas. 
Edite Estrela, Maria de Belém, Carlos Zorrinho, João Proença, João Ribeiro, Tito de Morais, Eurico Brilhante Dias, Jamila Madeira, José Junqueiro, Vital Moreira, Francisco Assis, Ana Gomes, entre muitos outros marcarão presença na universidade. António José Seguro marcará presença em Évora no último dia a partir das 12. 
Juventude Socialista de Almeirim participa  na universidade 
Eduardo Oliveira, coordenador da JS Almeirim afirmou ao "mundo jornalismo" que "Levaremos à UV2013, quatro jovens militantes tanto do PS como da JS. Vamos todos com o intuito de ouvir e aprender e assimilar o máximo de conhecimento possível, acrescentando experiência à nossa atividade política em 
Almeirim". 

Escrito por Nuno Sotto Mayor

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Funeral da bombeira de alcabideche realiza-se sábado

As cerimónias funebres de Ana Rita Pereira, 24 anos, bombeira na corporação de Alcabideche vão realizar-se este sábado. Recorde-se que Ana morreu ontem ao final da tarde na sequência do incêndio que deflagrou na serra do caramulo que durou mais de 48 horas. 

Escrito por Nuno Sotto Mayor

Pj apanha autor da morte do marido da ex companheira em Mira

A PJ anunciou hoje em comunicado que deteve um homem, de 66 anos de idade, por ser o presumível autor do disparo à ex mulher e ao actual companheiro que acabou por morrer. Recorde-se que o crime aconteceu na localidade de Mira no passado domingo durante a festa de casamento do filho. O arguido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Cartazes do Movimento zé Gomes causam polémica


Como é habitual em todas as campanhas a maioria dos partidos e movimentos independentes colocam na rua cartazes, onde mostram os seus cabeças de lista. Em Almeirim existem três cartazes que pertencem ao Movimento independente Zé Gomes que estão a causar alguma revolta, pois estes  foram colocados em duas rotundas que abrangem as principais ruas da cidade. 
Um cidadão de Almeirim  contactou o blog "Mundo Jornalismo" para mostrar a sua indignação advertindo também que o código da estrada proíbe a colocação deste tipo de  cartazes nas rotundas "Todos nós sabemos que em ano de eleições, temos que levar com os vários cartazes dos diversos partidos. Em Almeirim não é diferente! Espero sinceramente que as autoridades locais sejam imparciais e tomem uma medida. A segurança rodoviária está em primeiro e na lei do código da estrada existe um artigo que proibe a colocação deste tipo de cartazes nas rotundas". 
O que diz a lei
Segundo o artigo nº5 alinea 3 do código da estrada que diz respeito à sinalização, pode-se  ler o seguinte: "Não podem ser colocados nas vias públicas ou nas suas proximidades quadros, painéis, anúncios, cartazes, focos luminosos, inscrições ou outros meios de publicidade que possam confundir-se com os sinais de trânsito ou prejudicar a sua visibilidade ou reconhecimento ou a visibilidade nas curvas, cruzamentos ou entroncamentos, ou ainda perturbar a atenção do condutor, prejudicando a  segurança da condução".
Rosa Nascimento responde à polémica
“Se realmente for assim os cartazes vão ser retirados e colocados noutro sitio. Eu estou aqui para
cumprir a lei e não para fazer o contrário. Estou só à espera de um parecer para tomar as devidas providências” reiterou a candidata a presidente da autarquia pelo movimento independente Zé Gomes em conversa telefónica. 
Recorde-se que este movimento foi  formado pelo ainda presidente de Almeirim, Sousa Gomes que também se está a candidatar não para presidente porque excedeu o tempo de limite, mas para presidente da assembleia municipal. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

domingo, 18 de agosto de 2013

Mulher corta pênis de marido depois de o apanhar na cama com outro homem

Um homem de 28 anos teve o pênis decepado pela própria esposa após ser flagrado na cama com outro homem. O crime aconteceu em Santos, litoral de São Paulo. De acordo com o G1 Santos, a mulher viu o marido tendo relações sexuais com outro rapaz, mas não falou nada na hora, já que sua presença não foi percebida pelos dois. 
Como vingança pela traição, ela propôs uma fantasia ao marido dias após o flagrante. A mulher amarrou o companheiro na cama do casal e cortou o pênis dele com uma faca serrilhada enquanto o marido estava imobilizado.
A vítima chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde da cidade, mas os danos causados ao órgão sexual impossibilitaram a reimplantação dele. A equipe médica da instituição onde ele foi hospitalizado analisa qual procedimento cirúrgico poderá ser adotado neste caso.
O paciente, que se utiliza de uma sonda para urinar, não corre risco de morte. A agressão ocorreu na última semana, e a mulher da vítima foi presa em flagrante. 
Sem relações sexuais
O médico Paulo Tadeu Dib, especialista da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da Associação Americana de Urologia (AUA), disse ao G1 Santos que o pênis só poderia ser emendado caso a cirurgia fosse feita minutos após o incidente. No caso do jovem de Santos, a cirurgia se tornou impossível pelo tempo que se passou entre o corte do órgão e o resgate da vítima. 
Por conta disto, o homem não poderá mais ter ereção ou relações sexuais. "Reconstrução erétil é impossível. O nervo que causa a ereção foi lesado. Para readquirir a parte circulatória e do nervo é quase impossível", disse o urologista para o portal. O jovem ainda poderá urinar sentado, caso o comprimento da uretra dele não permita que ele consiga urinar em pé. 
Sem a opção de reconstrução do órgão, a vítima pode realizar uma cirurgia para melhorar a aparência da região com a criação de um 'neopênis', feito com retalho de pele da região pélvica e do abdômen da vítima. 
O médico, no entanto, afirma que esta seria uma medida de efeito estético, e que a aparência do órgão seria "grosseira". Caso queira ter filhos, a única opção do jovem santista é uma inseminação, já que os testículos da vítima foram preservados durante a agressão.   

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pedro Rodrigues foi o segundo bombeiro a morrer este ano a combater um fogo

Ontem, mais um bombeiro perdeu a vida ao combater as chamas no fogo que deflagrou na localidade de Coutada, Covilhã. Pedro Rodrigues, 41 anos fazia pertencia à corporação dos bombeiros voluntários da Covilhã e naturalmente que esta morte foi lamentada por todos.
O corpo deste soldado da paz que perdeu a vida neste fogo pode ser velado na corporação dos bombeiros e o funeral realiza-se amanhã. 
Este ano, ficará marcado não só pelas grandes temperaturas que fazem disparar os fogos florestais, mas como o ano em que dois bombeiros morreram ao combatrer as chamas. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Passos volta ao activo com festa do pontal que decorre hoje no calçadão de Quarteira

Arranca hoje a reentré política. Para o PSD, com a tradicional festa do pontal em Quarteira, que marca o regresso ao ativo de Pedro Passos Coelho depois de 15 dias de férias. 
Nestes últimos dois anos, nas reentrées, o primeiro-ministro já havia anunciado o princípio do fim da crise e chegou mesmo a dizer que não queria aumentar mais os impostos até 2015.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"O meu gosto pela Meteorologia surgiu quando ainda era adolescente"


Hélder Silvano, residente em  Abrantes é um apaixonado pela meteorologia, mas não faz disto profissão. Tem uma página na internet designada por MeteoAbrantes, onde regista as temperaturas e outros parâmteros meteorológicos de algumas localidades do distrito de Santarém. 
Em entrevista ao blog "Mundo Jornalismo" falou deste projecto e de como este nasceu. Falou também da parceria com a ANPC e da página que criou especificamente para o CDOS de Santarém, que prevê possíveis alertas.

Mundo Jornalismo: Em que consiste o sitio meteoabrantes?
Hélder Silvano: O sítio MeteoAbrantes é basicamente um conjunto de páginas da Internet que publica os dados recolhidos através de uma estação meteorológica Davis Vantage Pro 2 Plus e os trata no sentido de permitir, não só a manutenção de um arquivo histórico, como a visualização das condições meteorológicas momentâneas, a previsão não oficial do estado do tempo nos dias próximos, entre outros.
Este projecto nasceu a partir do momento em que adquiri uma outra estação, a Davis Weather Monitor II, o que coincidiu com a expansão da Internet em Portugal.
MJ: Sempre teve este gosto pela meteorologia?
HS: O meu gosto pela Meteorologia surgiu quando ainda era adolescente e sofri um incidente náutico que me fez ficar, durante algum tempo, sujeito ao perigo de uma trovoada de final de verão, em plena albufeira de Castelo do Bode, num barco a motor avariado. A partir desse dia, quis conhecer a fundo os porquês de todos os estados do tempo.
MJ:Tem parcerias com várias entidades, designadamente com a ANPC (CDOS de Santarém), onde desenvolveu uma página que prevê possíveis alertas. Fale-me um pouco desta página e qual a diferença que existe entre o seu sitio e do IPMA?
HS: Há já vários anos que criei uma página específica para a ANPC, sobretudo para dar resposta ao CDOS e aos diversos intervenientes regionais, e que permite ver em simultâneo dados meteorológicos de diferentes locais do distrito, assim como alguns outros dados de interesse.
O meu sítio e o do IPMA não são comparáveis, nem em termos científicos, nem em termos de abordagens. O meu resulta na vantagem única de ter carácter local/regional, sendo eventualmente mais interessante para quem beneficia da sua proximidade.

MJ: Criou uma aplicação para smartphone. Na sua opinião este tipo de aplicações são importantes para auxiliar os responsáveis da protecção Civil
HS: Foi também a pensar nos agentes de Protecção Civil, mas não só, que criei duas aplicações para Smartphone. Uma delas é exclusiva para a Protecção Civil, ou melhor, só tem interesse para os respectivos agentes.
     MJ: Com a ajuda do seu site já é possível, por exemplo, prever se irão ocorrer cheias ou outros fenómenos naturais?
HS: Não é possível propriamente prever a ocorrência de cheias ou outros fenómenos naturais extremos, só com a leitura do meu sítio, mas é possível visualizar os dados que apontam para tais eventualidades e inferir dessas possibilidades.
MJ: Os equipamentos de medição são seus?
1    Sim são meus todos os equipamentos, sejam os exclusivamente meteorológicos, sejam os referentes ao diverso software e também ao hardware informático.
   MJ: Quem visita o seu site pode ver imagens em directo da cidade de Abrantes colocada estrategicamente em dois pontos altos da cidade. Está a pensar colocar outras cameras em outras cidades do distrito de Santarém?


1      HS: Estou sempre a pesquisar por novas estações e web cams, no sentido de as poder adicionar às minhas páginas. Não há, infelizmente, tantas quanto seria desejável.
Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras de Coimbra e abraçou a carreira de professor do ensino secundário, que terminou em 2005. Durante dois mandatos autárquicos, de 1994 a 2002, foi vereador na Câmara de Abrantes, a tempo inteiro, sendo responsável, entre outros, pelos pelouros da educação, da cultura, do desporto, da acção social, do turismo, da animação cultural e mesmo da protecção civil.
 Escrito por: Nuno Sotto Mayor