segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Assembleia Municipal de Almeirim realiza-se hoje

Realiza-se hoje pelas 21 horas no salão nobre da autarquia de almeirim mais uma assembleia municipal. O Mundo Jornalismo apresenta agora os principais pontos que serão discutidos, apreciados e votados nesta assembleia pelos vários partidos: O primeiro ponto diz respeito à apreciação da informação escrita do Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, acerca da actividade municipal. Posteriomente será apreciado, discutido e votado o plano plurianual de Investimentos e Orçamento para o ano de 2014 (incluindo o Quadro e Movimento de Pessoal). Por fim, os trabalhos terminam com a votação da proposta de Autorização Prévia para Assunção de Compromissos Plurianuais Relativos aos Contratos cuja Despesa esteja Prevista no Plano Plurianual de Investimento 2014/2016 e Orçamento.

Texto: Nuno Sotto Mayor

VI edição dos trilhos da serra - passeio de 4x4 está de regresso a almeirim em Janeiro

É já no primeiro domingo do mês de janeiro que decorre a VI edição dos trilhos da serra - passeio de 4x4. 
 Este evento é organizado pelos bombeiros voluntários de almeirim. Quem quiser participar ainda é possivel fazer a sua inscrição via online até ao dia 2 de janeiro (ver cartaz em baixo). 
As crianças até aos 10 anos não pagam e todo o dinheiro angariado neste evento será utilizado na sua totalidade para comprar equipamentos de socorro para a corporação.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

domingo, 29 de dezembro de 2013

Grupo desportivo raposense melhora espaço

O grupo desportivo raposense inaugurou esta tarde o novo espaço que foi criado na sequência das obras de requalificação e de conservação que o edificio onde a sede do clube esta sediado foi sujeito.

 As obras foram custeadas pela autarquia de almeirim já com o novo executivo em funções. Pedro Ribeiro, presidente da autarquia de almeirim inaugurou as instalações ao lado da presidente da junta de freguesia da raposa, Cristina Casimiro, bem como, do vice presidente da autarquia, Paulo Caetano. 
Em declarações ao "O Mundo Jornalismo", Cristina Casimiro referiu "sinto-me orgulhosa de estar presente nesta inauguração e espero que com esta requalificação o clube consiga ir ainda mais longe e a junta de freguesia dentro das nossas possibilidades estará sempre disponível para apoiar no que for preciso". 


Escrito por: Nuno Sotto Mayor

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

"O Mundo Jornalismo" já chegou ao youtube com um canal próprio.

Veja os nossos vídeos e partilhem a página do canal com os vossos amigos (ver aqui)







Brevemente apresentaremos mais novidades. Esteja atento

dia de natal e ano novo não se fará a recolha de lixo em almeirim


Informação util a todos os cidadãos de almeirim. No dia de natal e ano novo não se fará a recolha de lixo.

GNR de Almeirim deteve burlão dos CTT

Um homem com cerca de 30 anos foi detido hoje em flagrante delito pela GNR de Almeirim próximo da avenida 25 de Abril quando se preparava para burlar mais um funcionário dos CTT.
 Ao que "o mundo jornalismo", conseguiu apurar junto de uma fonte próxima o homem encomendava produtos via internet e depois efectuava o pagamento com cheques falsos. 
As autoridades já tinham conhecimento desta entrega montando toda esta operação para deter o alegado burlão. Este indivíduo tinha também em sua posse cópias de cheques, e outros originais em nome de outra pessoa. 

Noticia atualizada 
O burlão foi presente ao juiz para primeiro interrogatório judicial tendo ficado sujeito a apresentações semanais. Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém da GNR informou que as autoridades realizaram buscas no carro e na residência do homem, onde apreenderam vários cheques e diferentes fotocópias dos mesmos, mais de 130 notas contrafeitas no valor aproximado de 2.700 euros, quatro computadores, dois tablet's, uma impressora e dois telemóveis, entre outro material informático. A viatura pessoal do arguido também foi apreendida pela Guarda, acrescenta o mesmo comunicado.

Escrito por:Nuno Sotto Mayor

Bar YaGo, em Almeirim já aceita reservas para a passagem de ano


Tem planos para passar a passagem de ano em Almeirim? Não! O bar yago, em Almeirim está a preparar uma festa de arromba para sacudir 2013 e entrar com o pé direito no próximo ano. 
Traga a sua garrafa de champanhe porque a animação, essa sim está garantida com a música ao vivo do KotaKaraoke 

Gostou da nossa sugestão? Então não perca mais tempo e reserve já a sua mesa através do telefone 916681710 ou então no bar.

Cine teatro de Almeirim encheu com a I Gala de Ópera


O cine teatro de Almeirim recebeu a primeira de duas galas de ópera que estavam integradas na masterclass de canto que se iniciou em Almeirim de 15 e que terminou a 21 de dezembro. Nela participam cerca de 10 alunos vindos da escola de música de Milão acompanhados pela professora de canto da mesma instituição, Jenny Anvelt.  A II gala aconteu dia 20 de dezembro, mas esta foi  uma gala dedicada ao natal.


Estes decorreram ontem no salão nobre da autarquia de almeirim. O blog Mundo Jornalismo foi o único meio de comunicação social que assistiu à preparação da gala de ópera, onde estiveram presentes os alunos do conservatório de música de milão, bem como a professora de canto, Jenny Anvelt. Durante cerca de duas horas assistimos aos conselhos da responsável desta masterclass que ia dando "dicas" aos alunos de como projectar melhor a voz afinando uma ou outra nota. 

Veja um  trecho desta gala

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Divulguem os flyers de passagem de ano connosco

Gostaria de divulgar o seu reveillon então enviem-nos os seus flyers para o mail mundojornalismo@gmail.com. Para mais informações contactem os nossos serviços através do formulario que se encontra do lado direito do blog ou pode também aceder a nossa pagino do facebook e enviar-nos uma mensagem privada.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CTT lançam livro de receitas "Portugal Connosco Receitas ao Balcão"


Foi lançado hoje em todas as estações dos correios do país e contem 52 receitas divididas em várias categorias (entradas, petiscos, pratos da terra, pratos do mar, doces, bolos e sobremesas). Todas as receitas foram enviadas pelos funcionários dos CTT e, posteriormente, as melhores foram confeccionadas em frente a um júri de chefes conceituados, designadamente, o chefe Henrique Sá Pessoa, Miguel Pires, Duarte Galvão e Paula Padrão.
Um dos objectivos deste livro é mostrar o melhor de Portugal no que respeita à gastronomia divulgando algumas receitas de cada região.
"O Mundo Jornalismo" esteve na apresentação do livro ao público nos correios de almeirim e falou com Filomena Carmelo, uma das duas funcionárias desta estação de correios que tem o privilégio de ter a receita publicada no livro que é nada mais nada menos do que a sopa da pedra.
Em declarações exclusivas ao blog, Filomena referiu que "decidi aderir ao concurso porque a sopa da pedra é caracteristica de Almeirim, mas para além de utilizar os ingredientes normais coloco outros produtos que lhe dão um toque mais pessoal à sopa. Quando confeccionei a sopa perante o chefe Henrique estava um pouco nervosa e no final ele disse-me que estava bom de sabor".
Quem se desloca hoje às instalações dos CTT poderia provar a bela da sopa da pedra que foi confeccionada pela confraria gastronómica de almeirim que também recentemente ganhou um prémio internacional tornando a sopa da pedra ainda mais conhecida.
 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Museu Municipal de Almeirim recebeu mensão honrosa

O Museu Municipal de Almeirim recebeu hoje uma menção honrosa. O galardão foi atribuido pela associação portuguesa de museologia também conhecida como APOM. 
O vereador da cultura, Eurico Henriques esteve presente na cerimónia que decorreu na Fundação Nacional das Comunicações, em Lisboa e recebeu o prémio. 
Nesta entrega de prémios estiveram também presentes grandes figuras do panorama nacional, designadamente o arquitecto Siza Vieira.
O objectivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.
                                                                                                             Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Barracão com Palha ardeu hoje na freguesia de Benfica do Ribatejo

Um barracão que tinha no seu interior palha de milho ardeu hoje pela manhã no Lugar da Azeitata, freguesia de Benfica do Ribatejo. No local, para controlar o incêndio estiveram viaturas dos Bombeiros de Almeirim, Alpiarça, Salvaterra de Magos, bem como a GNR para tomar conta da ocorrência. 
Não ouve registos de vitimas apenas de danos materiais.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

CTT lança livro de receitas feitas pelos funcionários dos correios


O livro "Portugal Connosco Receitas ao Balcão" contem 52 receitas feitas pelos funcionários das estações de correios de todo o país que foram aliciados a enviarem várias receitas da sua terra para serem publicadas em livro. Um dos objectivos deste livro é mostrar o melhor de Portugal no que respeita à gastronomia divulgando algumas receitas de cada região.
Todas as receitas enviadas foram seleccionadas por chefes de cozinha conceituados, designadamente, o chefe Henrique Sá Pessoa, Miguel Pires, Duarte Galvão e Paula Padrão.
Os correios de almeirim vão apresentar oficialmente, o livro amanhã à tarde e todos os clientes poderão degostar alguns "petiscos", entre eles a bela da sopa da pedra que é também uma receita que pode ser vista no livro.
O blog "mundo jornalismo" vai estar amanhã nos correios para fazer a reportagem que poderá ser vista amanhã ao final do dia.
 
Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Cine teatro de Almeirim abre inscrições para aulas de canto

Gostava de ter aulas de canto? Então chegou a altura certa pois, de 15 a 21 de dezembro vai decorrer no cine teatro de almeirim uma masterclass de canto. 
As aulas serão dadas por uma professora de canto que estará acompanhada por uma pianista da escola royal academy de Londres. 
O preço total desta masterclass ronda os 350 euros, mas quem quiser apenas participar para ver e ouvir como são feitos estes exercicios pode faze-lo pagando 20 euros por dia. 
Na parte final deste curso estão previstos duas galas de ópera, sendo que, uma ocorre no dia 18 de dezembro e a outra dia 21 e os bilhetes já se encontram à venda. Para saber mais informações sobre este curso pode faze-lo ligando para o número de telefone indicado no cartaz (243594107)

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

"Almeirim Ajuda" angariou milhares de bens alimentares para ajudar quem mais precisa

Evento de solidariedade organizado pela junta de freguesia de Almeirim cujo o principal objectivo era angariar o maior número possível de bens alimentares que irão ser distribuidos através de cabazes de natal às familias mais carenciadas. O espectáculo decorreu no cine teatro da cidade e dezenas de pessoas responderam ao pedido da junta oferendo um bem alimentar em troca poderiam ver um belissimo show.
Pedro Ribeiro, presidente da autarquia de almeirim anunciou na gala do almeirim ajuda que no próximo orçamento referente a 2014-15 val "ser disponibilizada uma verba no valor de 10 mil euros que servirá para ajudar as instituições de solidariedade, como a caritas e outras". Acrescentou ainda " que apesar das dificuldades a autarquia irá fazer este esforço pois, temos que ajudar quem mais precisa". 
Já o presidente da junta, Joaquim Catalão fez questão de agradecer a todos os presentes dizendo que a "junta de freguesia irá continuar a apoiar aqueles que mais necessitam dentro das possibilidades da junta".
Oa alunos da escola de dança de almeirim,  Mexa Exas Perna, o grupo de dança da universidade sénior de almeirim, o fadista que escolheu a cidade para viver, António Figueiredo foram alguns dos muitos artistas que se associaram a esta boa causa para ajudar aqueles que mais precisam nesta altura de crise em que todos nos encontramos. 

P.S - As fotos e videos podem ser vistos na página do facebook do jornal (ver aqui)


Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Cantares ao Menino encheu igreja de Almeirim

A igreja paroquial de Almeirim foi pequena para acomodar as dezenas de pessoas que apesar da noite fria que se fazia sentir no exterior não quiseram ficar em casa e foram ver os "Cantares ao menino".
Organizada pela associação etnográfica Gentes de Almeirim, cujo principal objectivo é recuperar esta tradição bastante antiga da cidade em que os cidadãos aproveitando esta época natalicia cantavam ao menino para rezar por tempos melhores e as senhoras vestiam a sua melhor roupa e vinham até à igreja participar nesta cerimónia.
A organização queria também com este espectáculo angariar alguns bens alimentares para ajudar os mais necessitados que estão a passar por grandes problemas e essa ajuda foi bem sucedida.
Os cantares ao menino tiveram a participação de dois grupos etnográficos um vindo da região do douro litoral, grupo regional de Moreira da Maia, e o outro, o grupo etnográfico de Danças e Cantares do Minho. Cantaram algumas canções tradicionais destas regiões e que são entoadas especificamente nesta época natalicia terminando com as janeiras. 


Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

II Torneio de Natal Atletismo decorre dia 14 de Dezembro em Almeirim

O parque desportivo Alfredo Bento Calado, em Almeirim vai receber no próximo dia 14 de dezembro o II torneio de natal Atletismo, organizado pela secção de atletismo dos 20km de Almeirim. 
Neste torneio irá ser possível ver os atletas federados praticar várias modalidades dentro do atletismo, como por exemplo, corridas de velocidade, salto em altura, salto em comprimento, lançamento do peso entre outros.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Exposição de Fotografia "A Minha Outra Casa" já abriu ao público

Integrada nas comemorações dos 35 anos do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL) que começaram em Maio deste ano e irão terminar no mês de dezembro.
A exposição vai estar patente até ao dia 6 de Janeiro no cine teatro de almeirim, mas para o próximo ano a direcção espera colocá-la em principio nas festas da cidade ou na galeria de exposições da autarquia, disse a responsável da instituição ao blog "mundo jornalismo". 
Recorde-se que esta exposição foi inaugurada hoje porque se assinala o dia internacional das pessoas com deficiência e a instituição queria comemorar este dia com a abertura da exposição ao público.
Para ajudar nesta exposição o CRIAL contou com a colaboração da professora/fotógrafa, Fátima Condeço, que tem na fotografia uma enorme paixão fazendo desta área um hobbie.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Hojé é o dia internacional das pessoas com deficiência

Queremos saber se na sua opinião as pessoas com deficiência ainda são discriminadas? De recordar que a pensar nas comemorações deste dia hoje pelas 17h30 o centro de recuperação infantil de almeirim (CRIAL) inaugura uma exposição de fotografia - "A Minha Outra Casa" no cine teatro de Almeirim. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Prova prova de corta mato reuniu dezenas de atletas do distrito de santarém em Almeirim



Cerca de duas dezenas de atletas vindos de vários clubes do distrito de santarém rumaram ontem até Almeirim para participar na prova de abertura do corta mato que decorreu no parque da zona norte da cidade. Organizado pela Associação de atletismo de santarém em parceria com a secção de atletismo dos 20km.  
A prova era constituida por vários percursos que variavam entre os 1000  metros e os 8000 assim como, divididos por escalões (Benjamins A e B, Infantis,  Iniciados, Juvenis, Juniores, Sub23, Seniores, Veteranos M35, Veteranos M40 Veteranos M45, Veteranos M55, Veteranos M60).
Domingos Martins, presidente da direcção da  associação 20km de Almeirim em declarações ao blog "mundo jornalismo" fez um balanço da prova dizendo que é "muito positivo e isso pode-se notar pelos comentários das pessoas ao longo da prova. No entanto, também é necessário dignificar o esforço e empenho da secção de atletismo ao realizar sempre com grande sucesso este corta mato porque não é fácil colocar toda esta infraestrutura de pé".

Em baixo estão o nome dos primeiros atletas que subiram ao pódio nos vários escalões. Os tempos e os clubes podem a que pertencem cada atleta podem ser consultados no site da associação de santarém (ver aqui


Classisficações 
Corta Mato 1000 metros
1º Julian Espinoza
2º Francisco Cerveira
3º Pedro Carvalho
  
Corta-mato 1.000m (Fem)
1ª Nádia Carvalho
2ª Hirondina Casal
3ª Carolina Oliveira

Corta-mato 2000m (Masc)
1º Pedro Santos
2º Manuel Dias
3º Marcelo Gameiro

Corta-mato 2000m (Fem)
1ª Patricia Silva
2ª Fabiana Sousa 
3ª Inês Cunha 

Corta-Mato 2.500 m (Fem)
1ª Marta Pereira 
2ª Salomé Santos
3ª Sara Fragata

Corta-mato 3.000m (Masc)
1º João Gabriel
2º Cesar Soares
3º Duarte Santos



Corta-mato 3500 M (Fem)
1ª Alexandra Oliveira
2ª Ana Vanessa Rosa
3ª Sofia Marmelo

Corta-mato 6.000m (Masc)
1º Oswald Freitas 
2º Bruno Batista
3º Luis Fereira

Corta Mato 6000 mts (Vet Masc)

1º Joaquim Santos
2º Carlos Duro
3º Carlos Pereira

Colectivamente

1 º Casa do Povo de Alcanena (5+6+9) - 20 Pts

Corta-Mato 8000 (Masc)
1º Joao Valente 
2º Valdo Neves 
3º Rodrigo Costa



Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Cerimónia Festa de Atletismo decorre domingo em Almeirim

A associação de atletismo de santarém irá realizar no próximo domingo, 8 de dezembro a Festa do Atletismo. O palco do evento será o salão nobre da autarquia pelas 16 horas. 
Durante esta cerimónia a associação irá entregar os prémios aos melhores dirigentes desportistas que se destacaram em diferentes categorias (juiz do ano, revelação do ano e treinador do ano). Nela também serão atribuir algumas menções honrosas.