segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Autarquia de Almeirim diz que o balanço do corte das estradas do campo para evitar roubos de cobre é positivo

Pedro Ribeirio, presidente da autarquia de Almeirim acaba de enviar uma informação de âmbito geral a todos os almeirinenses acerca das medidas tomadas pela autarquia em Maio de 2012 para evitar roubos de cobre nas estradas de campo dizendo que "após 8 meses de experiencia o resultado global é bastante positivo". Afirma ainda que "no comparativo entre Maio a Dezembro de 2013, desde que entrou em vigou a medida, os furtos reduziram-se em mais de 80%, tendo as autoridades apenas registado 3 ocorrências. É ainda de salientar que durante estes meses foram ainda detidos em flagrante delito 4 indivíduos por outros crimes". 

Recorde aqui a notícia  publicada no semanário "o Crime" a 23 de Maio de 2013

 Autarquia de Almeirim fecha estradas para deter ladrões de cobre

 A pensar na segurança e na protecção dos agricultores que ultimamente tem sido assolados por visitantes inesperados que roubam o cobre nos postes da luz a autarquia decidiu fechar as estradas rurais durante a noite. O objectivo é  deter os assaltantes e diminuir o número de ocorrências. A medida tem sido bem aceite e deixa os agricultores muito mais descansados.

José Ferreira, produtor de vinho nas zonas agrícolas de Almeirim já foi afectado o ano passado com o roubo de cobre, mas até ao momento ainda não sofreu um novo  assalto conhecendo sim pessoas que este ano já foram.
Como nas últimas semanas tem-se registado um aumento significativo de ocorrências deste metal precioso que se encontra localizado nos postes de electricidade a câmara de Almeirim em parceria com os militares da GNR fecharam durante o período nocturno as estradas municipais que dão acesso às diversas propriedades agrícolas para ver se através desta forma é mais fácil deter os ladrões.
Pedro Ribeiro, vice presidente da autarquia e com o pelouro da protecção cívil em declarações ao jornal semanário “o Crime” referiu que “ a ideia de cortar a estrada de campo para evitar o roubo de cobre surgiu em conversações com a GNR e após ter tido conhecimento do que a Golegã tinha feito nesta matéria” Acrescentou ainda que “esta medida só pode resultar com o envolvimento e fiscalização da GNR, mas em relação ao balanço que faço até agora tem sido positivo. Em relação as questões de furtos ainda não temos dados, mas espero que daqui a uns meses os resultados reais também o sejam.
A pensar no trabalho dos agricultores a autarquia criou um dístico, onde estão inseridos a matrícula do carro e o marca da viatura. Só com este cartão é que o agricultor tem autorização para circular entre a Vala e o Tejo que é conhecida pela estrada do campo. Pedro Ribeiro também concorda que esta medida deixa os agricultores mais descansados, no entanto alertou para o facto “desta medida não ser uma medida definitiva. O que pretendemos com este corte de estradas acabar com a receptação destes materiais. Se não houver quem compra não haverá quem rouba”.



 








Texto de Nuno Sotto Mayor

Sem comentários:

Enviar um comentário