A coordenadora da iniciativa, Clara, professora de ciências físico químicas, explicou ao Mais Região que " este projecto começou quando a direcção propôs a duas professoras que tinham excesso de crédito horário irem as escolas do 1º ciclo fazer ciências experimentais. Então, ambas decidiram juntar ao programa de estudo do meio, certificando a escola ambientalmente concorrendo a este projecto”. Acrescentou que “o tema do primeiro período é sobre a água, no segundo a energia e resíduos, sendo que o tema do último período varia de dois em dois anos, mas este ano será a floresta. As expectativas são bastante altas e o segredo está em por a mão na massa".
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que está a ser desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Este projecto desenvolve-se da seguinte maneira: depois de as escolas se inscreverem recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação, como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.
Notícia de Outubro de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário