quinta-feira, 31 de maio de 2012


Meia maratona decorreu a 30 de Outubro
Cerca de dois mil atletas responderam à chamada da secção de atletismo, em parceria com o grupo desportivo Conforlimpa, para participarem na Meia Maratona dos 20 km de Almeirim - Rota Sopa da Pedra, a 30 de Outubro. A prova integrou a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada (masculinos e femininos) e, a título excepcional, a distância ultrapassou os 21 km.
Quem saiu vitorioso foram os atletas do Maratona e do Conforlimpa que conquistaram os títulos masculino e feminino. Hermano Ferreira e Dulce Félix, do Maratona, foram campeões individuais. "É sempre muito gratificante participar nesta prova, não só com o objectivo principal de vencer em termos individuais, mas pelo facto de estar a concorrer com atletas que já conhece", disse Dulce Félix ao "Mais Região".
Depois da entrega das taças, o grupo Conforlimpa homenageou Reinaldo Gomes, um elemento do mesmo. Consideram-se um grande lutador, pois conseguiu vencer uma grave doença.
Milhares de visitantes também responderam à chamada. Entre elas, Leopoldina Fernandes, natural de Sintra. Acompanhou um amigo que participou na prova livre e falou ao "Mais Região": É pela primeira vez que venho ver a prova, mas do que vi está muito bem organizada. A cidade de Almeirim é uma cidade fantástica". Já Luciana Marques, natural da localidade, opinou que a prova "traz muita gente à cidade e leva o nome da cidade a outros lados, fazendo com que eles tenham interesse e visitem a cidade".
Notícia de Novembro de 2011

Última caminhada contou com a comunidade educativa


Iniciativa decorreu a 13 de Outubro
A Caminhada de São Martinho foi a última do ano organizada pela Câmara Municipal de Alpiarça. Em colaboração com a Associação de Pais do concelho, a iniciativa levou a comunidade educativa a aderir, num total de 50 participantes. No dia 13 de Outubro, a partida foi dada na Escola Básica 2,3 José Relvas.
Luísa Gargalo, responsável pela Secção de Desporto na autarquia, comentou que o balanço é muito positivo. "Este ano, estiveram muitas pessoas a caminhar, o que se nota que as pessoas se preocupam cada vez mais com a prática do desporto e estão a deixar de lado o sedentarismo". Acrescentou que "esta caminhada serve para que as pessoas confraternizem uns com os outros, partilhando as suas experiências. E o bom destas caminhadas é que cada caminhada tem um tema, o que torna mais interessante".
"Tininha", de 63 anos, natural de Alpiarça, participa deste o início nas caminhadas e, no final do percurso, estava satisfeita com a sua forma física e prestação ao longo do percurso. "Com estes passeios podemos partilhar experiências, reflectir sobre a vida e sobretudo faz muito bem a nível psicológico".
Notícia de Novembro de 

Rua ganha nome de António Lima Fernandes


Homenagem ao antigo ciclista
António Lima Fernandes foi e continuará a ser uma grande referência para a vila de Alpiarça e também para o clube desportivo "Os Águias". Durante 11 anos, entre 1958 e 1959, vestiu a camisola do clube e arrecadou algumas vitórias. Em cinco anos venceu oito etapas da Volta a Portugal em Bicicleta e foi, por duas vezes, campeão nacional de velocidade. Assim, o clube e a Câmara Municipal de Alpiarça homenagearam o atleta através de um passeio de ciclo turismo e da atribuição do seu nome a uma rua. Estiveram presentes amigos e familiares do ciclista, Mário Pereira, presidente da Câmara, António Emídio Sardinheiro, presidente da Comissão de Honra, bem como actuais e ex-dirigentes das "Águias".
Emocionado, João Brito, amigo e companheiro de equipa do ciclista, disse que o seu amigo não morreu, pois estará sempre vivo na sua memória. Comparou-o a José Relvas, também este um embaixador da vila, no que toca aos feitos na Volta a Portugal em Bicicleta. Segundo este, António Lima Fernandes foi um homem que "ajudou sempre o próximo, naquilo que estava ao seu alcance". António Sardinheiro afirmou que o ciclista não merece apenas o nome de uma rua e que existem várias sugestões para que o seu nome não seja esquecido. Quanto ao presidente da câmara, encerrou a homenagem e descerrou a placa com os familiares de António Lima Fernandes, incluindo a esposa, Albertina. Mário Pereira recordou o ciclista como um homem de convicções fortes, que conseguiu divulgar o nome de Alpiarça. Segundo o mesmo, foi "camarada, amigo e que cabe a cada pessoa recordá-lo, valorizando mais ou menos em cada um destas vertentes".
Notícia de Novembro de 2011

Festival do melão alerta para concorrência desleal


Segunda edição do festival do melão decorreu nos dias 23 e 24 de Julho no parque do Carril.
Com o objectivo principal de divulgar aquilo que a terra tem de melhor: o melão, a melancia e a meloa, a câmara Municipal de Alpiarça e a Junta Freguesia organizaram pela segunda vez o festival do melão. O evento que decorreu nos dias 23 e 24 de Julho no parque do Carril contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Presidente da Junta de Freguesia de Alpiarça, Direcção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, Vereador da Câmara Municipal de Almeirim, Presidente da Federação dos Agricultores de Santarém que ouviram as queixas dos produtores e advertiram para a questão da concorrência desleal com Espanha.
No discurso de abertura do presidente da camara municipal de Alpiarça, Mário Pereira afirmou que para além dos muitos objectivos do festival “este é também um momento que deve possibilitar o reforço do associativismo em Alpiarça quer da parte dos produtores quer dos agricultores, dado que a produção é esmagada por um conjunto de interesses que lhes são laterais, mas que determinam os preços e os circuitos de mercado". E acrescentou que todos estes elementos são importantes para valorizar a terra dinamizar a economia local e fazer com que as pessoas se desloquem para outros locais da região à procura de melhores condições de vida e de trabalho, evitando desta forma a desertificação.
Notícia de Agosto de 2011

Festival do Folclore anima noite de verão

A iniciativa partiu da Casa do Povo
O Parque das Laranjeiras, no centro de Almeirim, encheu-se de cor, luz e animação para receber o Festival do Folclore, no dia 11 de Agosto. A iniciativa, organizada pela Casa do Povo de Almeirim, em parceria com a sexta mostra de folclore de Montemor - o – Novo, tem o objectivo de afirmar que essa manifestação cultural ainda está presente em muitas terras.
Mário Cláudio, presidente da Casa do Povo de Almeirim e organizador do evento, referiu que " o objectivo principal é divulgar o folclore e ver como seria a aderência da população a este tipo de espectáculo, para que, futuramente, seja possível realizar um festival com outras dimensões". Acrescentou que houve o apoio logístico da Câmara Municipal e de alguns restaurantes que se disponibilizaram para oferecer a refeição a todos os participantes. O espectáculo abriu com a actuação das crianças da Escola do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, que apresentou músicas do seu repertório. Para animar ainda mais a noite, foram convidados os grupos que actuaram em Montemor-o-Novo: "Folklore Botevgradska Company", da Bulgária, e o "KUD Saobracajac Sarajevo", da Bósnia Herzegovina.
O recinto encontrava-se cheio e, à medida que o espectáculo decorria, o contentamento era geral. Maria Manuela, residente em Almeirim há cerca de 14 anos, disse ao "Mais Região": gostei muito dos dois grupos estrangeiros porque são diferentes dos grupos de folclore do nosso País, despertando uma certa curiosidade".
Por parte do presidente da Casa do Povo, ficou a promessa de realizar uma segunda edição do evento, seja daqui a um ou a dois anos, uma vez que o Festival de Folclore é bienal.
Notícia de Setembro de 2011

Festival gastronómico divulgou pão e vinho


Iniciativa decorreu entre 27 de Agosto e 4 de Setembro
O parque da Zona Norte de Almeirim encheu-se de sabores e de sons, em mais uma edição do Festival Gastronómico do Pão, Vinho e Companhia, entre 27 de Agosto e 4 de Setembro. O objectivo é dar a conhecer aquilo que a terra tem de melhor: o pão, que acompanha a refeição de muitos almeirinenses, e o vinho, produzido nas várias adegas do concelho.
A Adega Cooperativa de Almeirim participa no certame desde o seu início, onde apresenta os vários produtos que são produzidos pela cooperativa, como é exemplo um dos vinhos mais fortes, o Varandas. O responsável pelo stand afirmou ao "Mais Região": "tanto a adesão como as provas têm sido bastante boas".
Quem se juntou à festa foram as juntas de freguesia do concelho. A de Almeirim, nesta edição, optou por divulgar o pão tradicional da localidade. Cristina Roxo, funcionária dessa entidade, explicou ao "Mais Região" que, todos os anos, a fasquia da Junta vai subindo, pois as pessoas comentam que gostam de ver retratados estes temas e isso é muito gratificante para todos".
Uma das novidades do Festival Gastronómico foi a criação de um espaço, onde os jovens puderam praticar, entre outros, futebol e atletismo. Já as crianças, brincaram com alegria no parque insuflável, tal como aconteceu com João Filipe. A sua mãe, Elisabete Lopes, explicou que todos os anos vem à esta festa e que a mesma tem evoluído, desde a organização aos diversos espectáculos. A habitante de Fazendas de Almeirim lamentou o facto de a chuva ter estragado alguns concertos. Pelo palco passaram Mickael Carreira, António Pinto Basto e ranchos folclóricos, entre outros.
Notícia de Setembro de 2011

Associação 20Km ajuda Centro de Recuperação Infantil


4ª Maratona de Ciclismo
O Parque da Zona Norte foi o palco da 4ª Maratona de Ciclismo - Rota Sopa da Pedra, no dia 11 de Agosto. Com o objectivo de ajudar as crianças do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim (CRIAL), cada participante contribuiu com um euro para a instituição, o que totalizou 600 euros. Vítor Pedro, vice-presidente da mesma, disse ao "Mais Região", visivelmente emocionado, que "não estava nada à espera de receber um valor tão elevado, mas que este valor vai servir para ajudar no projecto de construção de uma residência para que as crianças com algumas dificuldades possam ser acompanhadas".
A prova foi constituída por três modalidades, correspondentes a três percursos diferentes. 25, 40 e 80 km, dependente da experiência de cada atleta. Joaquim Fonseca, um dos principais organizadores, referiu ao Mais Região: "Este ano não tem tantos participantes em relação às maratonas anteriores, mas isso deve-se ao facto de estar a acontecer várias provas do mesmo género em outras localidades, embora o resultado seja bastante positivo". Já Maria José, moradora em Almeirim e familiar de dois participantes, disse que estava tudo bem organizado e que deveriam existir mais iniciativas dessas.
Notícia de Setembro de 2011
http://maisregiao.com/index.php/cultura-almeirim/96-associacao-20km-ajuda-centro-de-recuperacao-infantil.html

Rancho de Benfica angaria fundos para festival internacional


Cerca de 150 pessoas uniram-se na angariação de fundos para o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo poder, uma vez mais, organizar o Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim (FIFCA), que vai decorrer em Abril de 2012. O objectivo é expandir, pela primeira vez, o evento aos concelhos vizinhos. O espectáculo de angariação decorreu a 29 de Outubro, com a colaboração e actuação do Rancho Folclórico de Ribeira de Santarém e com o apoio da Câmara Municipal de Almeirim, representada por José Carlos, vereador da Cultura.
Ricardo Casebre, organizador do festival, referiu que, em tempos de contenção, o Rancho de Benfica "não baixou os braços e o secretariado do festival tem-se desdobrado em reuniões de trabalho e em contactos para tornar possível a realização do evento, com o menor custo possível e com a maior dignidade que o festival deve ter a nível internacional, pois é a imagem do nosso país que está em causa".
O Festival Internacional de Folclore do Concelho de Almeirim foi idealizado pelo Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo que, no Outono de 2007, avançou com a organização de um evento de grande dimensão.
Notícia de Novembro de 2011

Livro recorda Marquesa de Alorna


Apresentação aconteceu na Escola Secundária
"Marquesa de Alorna - do cativeiro de Chelas à corte de Viana" é da autoria de Maria João Lopo de Carvalho. O livro foi apresentado na Escola Secundária Marquesa da Alorna, espaço que, para além da autora, recebeu Francisco Camacho, editor da obra, Fernando Pinto do Amaral, coordenador do Plano Nacional de Leitura, e Anabela Botelho Amaro Almeida, directora da escola.
No dia 10 de Outubro, a apresentação ficou a cargo de Fernando Pinto do Amaral, que deu os parabéns à autora por ter escrito um romance histórico, fazendo referência aos anos de investigação. Acrescentou que o livro revela um esforço e dedicação para não alterar as datas e os factos históricos, notando-se "o carinho especial que a autora sente pela Marquesa".
Já Maria João Lopo de Carvalho, referiu que " quando estava a fazer a investigação sobre a vida da Marquesa, e mesmo quando estava a escrevê-lo, tinha a sensação que a Marquesa me estava a seguir. Mesmo nos momentos em que pensava desistir, esta força dava-me ânimo". Acrescentou que tem um amor incondicional pela cidade de Almeirim, não só por que passou grande parte da sua infância na localidade, mas também por que a quinta de Alorna lhe diz bastante, pois está ligada à sua família.
Depois da sessão de autógrafos, confessou ao "Mais Região" que se sente "uma pessoa muito feliz por ter escrito o livro". Adiantou que já pensou noutros nomes de "grandes mulheres portuguesas" que marcaram a história de Portugal. A próxima obra será sobre a Padeira de Aljubarrota, a qual deverá sair no final de 2013, início de 2014.
Notícia de Novembro de 2011

Casa dos Patudos reabriu as portas e apresentou a biografia de Relvas


Fotobiografia, José Relvas e os seus" mostra a intimidade da família Relvas. O livro foi escrito pelo historiador, investigador e docente José Raimundo Noras.
A casa dos Patudos, em Alpiarça, que esteve fechada durante algum tempo, para a realização das obras reabriu ao público com um novo circuito museológico, no dia 31 de Outubro, que coincidiu com a data do seu 82 aniversário de José Relvas e com a apresentação da sua fotobiografia, escrita pelo historiador, investigador e docente José Raimundo Noras. O livro intitulado "José Relvas e os seus" mostra a intimidade da família Relvas. José Noras agradeceu à autarquia de Alpiarça toda a cedência dos arquivos históricos presentes na casa que permitiram escrever o livro. Acrescentou que sente um grande orgulho por ter escrito esta fotobiografia e com as emoções à flor da pele proferiu que " é a emoção de um autor que trás de novo a Alpiarça a obra que culminou com este livro entregando à terra que lhe pertence".
As obras na casa dos patudos, residência oficial de uma das figuras que marcou a história da república portuguesa, inserem-se no projecto de reabilitação que tem um custo global da ordem dos 2,5 milhões de euros, comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). A autarquia espera avançar o mais rapidamente para o início das obras da segunda fase que inclui a requalificação dos arranjos exteriores da casa que inclui o arranjo das cozinhas, das cavalariças, dos quartos dos cozinheiros e dos caseiros que se situam nas traseiras da casa.
O aniversário de José Relvas foi assinalado com a colocação de uma coroa de flores no monumento, do jardim municipal, durante todo o dia as pessoas puderam visitar a casa de forma gratuita. O presidente da câmara proferiu um pequeno discurso salientando que " esta obra tem um grande significado para a autarquia não só pela história que a casa conta como também se sente orgulhoso de ter cumprido em grande medida as obras que já eram necessárias.
Depois de este pequeno interregno forçado pela obras, a casa dos patudos espera receber mais visitantes esperando alcançar no ano de 2012 o resultado de 10286 visitantes, mas contas feitas que já contemplam as visitas até ao fecho do museu em 25 de Junho a casa foi visitada por cerca de 5 mil visitantes.
Notícia de Novembro de 2011

Atribuição de subsídios às colectividades desportivas gera discussão


Discórdia entre Sousa Gomes e o director da associação 20 km Gabriel
A última sessão pública da Câmara Municipal de Almeirim gerou discórdia entre os membros do executivo e os vereadores da oposição. O atraso na atribuição de subsídios às Actividades das Associações Desportivas, Recreativas e Culturais do Município fizeram acalorar a discussão. Na sequência, o vereador do MICA, Francisco Maurício, pediu ao executivo esclarecimentos sobre o porquê do atraso, por parte da câmara, na atribuição dos subsídios às várias entidades recreativas e frisou: "existem algumas que estão a passar por grandes dificuldades económicas, nomeadamente o clube dos Tigres que não tem verba para se deslocar aos Açores". Fernando Maurício pediu, ainda, a aprovação de uma verba extraordinária para que a viagem se possa realizar permitindo, a permanência do clube no campeonato nacional.

Em resposta Sousa Gomes, Presidente do executivo camarário explicou que: " prefigura-se uma vida complicada para as câmaras, devido aos cortes nas transferências do orçamento de estado o que obriga a que todos os subsídios tenham de ser bem analisados".
Gabriel Duarte, presidente da associação 20 km de Almeirim, perguntou ao executivo o porquê do corte da verba em 50% para a associação 20 km de Almeirim sendo que, quem mais vai perder é a secção de Andebol e a de Ténis, "considero injusto este corte porque esta associação deu e continua a dar o máximo para conseguir levar o nome da terra mais longe e isso é conseguido através das provas que ocorrem na cidade, nomeadamente, da meia maratona e se a câmara reduzir a verba a associação vai enfrentar vários problemas financeiros". Em resposta o edil explicou que o corte foi provocado pelo surgimento de uma nova associação designada de associação de andebol de Almeirim".
No final desta troca de palavras e de todas as perguntas respondidas e esclarecidas os ânimos acalmaram a associação 20 km de Almeirim recebeu um louvor por parte dos dois vereadores da oposição que salientaram a importância que esta associação tem na cidade dizendo que todos estes problemas tem que ser sanados porque não se pode comprometer os atletas e as pessoas que dão o seu melhor todos os dias para que ela cresça e que tenha cada vez mais atletas nas diversas modalidades.
Notícia de Novembro de 2011

CDU Alpiarça acusa PS de deixar Câmara Em situação calamitosa


Nas Jornadas da CDU ficou a promessa de mais obra até ao fim da legislatura
Nas jornadas autárquicas da CDU Alpiarça, que se realizaram na Biblioteca Municipal a 22 de Outubro, o executivo camarário fez o balanço de dois anos de governação autárquica e apresentou ao público as obras realizadas durante o mandato, Ficou, ainda, a promessa de, até a fim da legislatura, mais obra feita, mas o ponto alto do evento ficou marcado por duras críticas à gestão anterior do ex-executivo PS.
O presidente da Câmara, Mário Fernando Pereira, acusou o (anterior) executivo PS de deixar as contas da câmara em calamitosa situação, "não quiseram saber do problema da dívida, porque prescrevia, esqueceram-se de mais de 13 milhões de euros e ignoraram os limites legais de endividamento desde 2008".

O edil falou, ainda, das principais apostas para os próximos anos e deixou a promessa da aposta na reabilitação de edifícios e áreas do espaço urbano do concelho "temos o objectivo de qualificar e melhorar a imagem adequando-a às exigências do futuro".
O executivo CDU prometeu apresentar, até ao final deste ano, projecto de qualificação da área exterior aos Paços do concelho, com estacionamento, jardim, e a colocação de uma estátua de homenagem ao povo de Alpiarça, por meio de candidatura ao financiamento do QREN, através de uma bolsa de mérito criada para os municípios que tenham boa capacidade de execução das obras.
As Jornadas abordaram ainda temas como o desporto, a comunidade educativa e o desenvolvimento sustentado no concelho, este tema foi abordado por Rui Figueiredo que falou dos tempos em que a terra de Alpiarça não tinha indústria e as pessoas tinham que arranjar formas de sobreviver e isso era conseguido através da agricultura e do trabalho árduo do campo. Durante o seu discurso proferiu que "Alpiarça é uma terra ainda em desenvolvimento e que com o tempo vai tornar-se um grande pólo industrial fazendo referência à instalação da nova fábrica que empregou cerca de 60 trabalhadores". Terminou o seu discurso, também, fazendo referência à herança que os antigos sucessores deixaram referindo que o caminho da CDU é diferente e que estão empenhados em resolver os problemas locais procurando responder com a máxima exactidão aos problemas das pessoas.
Notícia de Novembro de 2011

Indisciplina nas escolas gera opiniões diferentes


Seminário mostrou que o tema é muito discutível
Para Pedro Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almeirim, é necessário "uma maneira que permita novamente que os professores tenham autoridade dentro das salas de aula, procurando encontrar um equilíbrio entre o que é a autoridade dos pais e a dos professores, pois liberdade a mais vira anarquismo". A opinião foi dada durante o seminário "Indisciplina na Escola, um desafio", promovido pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Almeirim, em conjunto com a Associação de Pais dos alunos do ensino oficial de Almeirim, no dia 8 de Setembro.
Com moderação de Cláudia Pina, professora na Escola Secundária da Marquesa de Alorna, a temática foi debatida por vários oradores, como foi o caso da convidada especial, Anna Feittosa, que estuda o tema e lecciona no ensino universitário. Esta defendeu que o "que o problema da indisciplina não existe, e sim, o que existe são situações de pessoas, de acções que têm vários problemas e elas próprias tem que ter a capacidade de os resolver, cada um deles, procurando resolvê-los das várias formas possíveis, dependendo da gravidade de cada um".
Pedro Branco, professor do 1º Ciclo e elemento do Movimento da Escola Moderna, referiu: "para perceber o papel sobre a indisciplina na escola, é necessário, primeiro que tudo, perceber o que é verdadeiramente a instituição escola, e principalmente o que é que os alunos esperam da escola, procurando perceber qual o seu desempenho, uma vez que todos não aprendem da mesma maneira". Já Helena Prates, professora na Escola Secundária da Marquesa de Alorna, numa entrevista ao Mais Região, referiu que, como professora, não se pode tratar a turma como um todo, procurando estudar caso a caso o problema de cada um, procurando perceber quais as causas que levaram à indisciplina de um determinado aluno.
Notícia de Setembro de 2011

Fazendas de Almeirim tem nova escola


A inauguração foi no dia 17 de Setembro
A escola mais funcional do Agrupamento Escolar das Fazendas de Almeirim, situada junto ao Largo dos Charcos, foi inaugurada a 17 de Setembro. A directora, Conceição Pereira, falou do orgulho com que inaugurou o Centro Escolar, equipado com as mais recentes tecnologias, nomeadamente quadros interactivos. Em seguida, salientou que o sucesso do Agrupamento se deve ao empenho de antigos e novos colegas que, "com a sua força e dedicação, tentam dar o seu melhor para melhor o ensino dos jovens".
Maria Emília Pina, vereadora da Educação na Câmara Municipal de Almeirim, considerou que a construção é moderna, acrescentando que o concelho "tem sido um município pioneiro em matéria de educação, dado que conseguiu construir e inaugurar cinco escolas que têm as melhores condições". Quanto a José Gomes, presidente da autarquia, referiu o centro como uma obra fundamental para aqueles que a irão frequentar: "A vida está bem dura e, por isso mesmo, a autarquia fez um grande esforço para dotar este estabelecimento com todos os requisitos para que elas se tornem úteis para o país". Este Centro Escolar é constituído por 12 salas de 1º ciclo, 4 salas para a pré-primária, um refeitório e um ginásio. Tem capacidade para 400 alunos e vem dar resposta a uma necessidade dos intervenientes educativos.
Notícia de Setembro de 2011

Centro Social nascerá daqui a dois anos


Lançamento da primeira pedra
O grande sonho do padre Garcia de construir o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almeirim (CPBESA) concretizou-se no dia 15 de Setembro, com o lançamento da primeira pedra. O valor da obra ronda os dois milhões de euros, a qual já foi adjudicada e deverá ficar concluída no prazo de dois anos. O edifício será construído junto ao novo Centro Escolar de Almeirim e, para além da comunidade local, também a Câmara Municipal apoiou o projecto, cedendo o terreno. Com quatro mil metros quadrados, este vai acomodar diversos serviços, dos quais se destacam uma creche tradicional, uma creche familiar, um pré-escolar, um centro de actividades de tempos livres, um lar de idosos e um serviço de apoio domiciliário.
"Este lançamento desta obra que se está a iniciar é o fim de uma luta, mas ao mesmo tempo um começo de outro problema, dado as dificuldades económicas que o País se encontra, nunca se sabe o que poderá acontecer", referiu o padre Garcia. Entre outros, também Anabela Rato, directora da Segurança Social de Santarém, e D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, marcaram presença.
Notícia de Setembro de 2011

Programa tecnológico vai ser estendido à pré-primária


O anúncio foi feito por Pedro Ribeiro
O Programa de Educação Tecnológica (PET21) da Câmara Municipal de Almeirim vai ser estendido à pré-primária, disse Pedro Ribeiro, ao Mais Região. Segundo o vice-presidente, a autarquia investe 25 a 30 mil euros anuais no projecto, fora os 200 mil euros iniciais. Esta explicação foi dada depois do seminário "As tecnologias no ensino - novos temas", realizado no dia 6 de Setembro. Este foi o terceiro desde o lançamento do projecto, onde Pedro Ribeiro, também referiu: "O PET21 é um projecto que enche de orgulho todos os autarcas, os responsáveis técnicos, Associação de Pais, o Centro de Recuperação Infantil de Almeirim e docentes, pois este é uma forma de garantir o sucesso do serviço da educação pública, evitando pensar em novas formas de ensino". Acrescentou que "as pessoas têm de perceber que todos os projectos, principalmente este, tem que apostar nas novas tecnologias, mas que os resultados não aparecem nos primeiros anos, e sim, a longo prazo".
Quando foi lançado, o PET começou por ser pensado apenas para o 1º Ciclo, e devido ao seu sucesso, os docentes dos outros ciclos mostraram-se interessados em integrar este projecto nas suas salas de aula, sendo que foi possível durante dois anos. Ao longo do dia foram debatidas questões relacionadas com o tema, como o uso de blogues educativos. António Pisco, responsável pelo projecto PET21, numa entrevista ao Mais região, referiu que "se sente o pai deste projecto, porque toda a infra-estrutura tecnológica foi da sua autoria e está muito tempo do seu trabalho e da pesquisa que foi desenvolvendo no âmbito deste projecto". Acrescentou que este pode ser adoptado, não só no concelho, como em escolas de outras autarquias. 
Notícia de Setembro de 2011

Homem morto procura-se com ordem para prender


Faleceu à três anos, mas a GNR bate à porta dos familiares que ficaram em choque
Ana Maria Lopes, ficou sem reacção quando a GNR bateu à porta da irmã na terça feira, dia 9 de Agosto com uma ordem judicial para prender o seu irmão deixando todos os familiares completamente em choque. José de Oliveira, de 49 anos morreu em 2008 no Hospital São Francisco Xavier e mesmo depois de falecido foi considerado pelo tribunal de execução de penas de Évora a um ano e sete meses de cadeia para cumprir. Encontrava-se em liberdade condicional, e continua a ser procurado por não ter cumprido as apresentações periódicas às autoridades.
Os familiares souberam do seu óbito quando os seis irmãos se deslocaram à conservatória de Alpiarça para assinar uma escritura de um terreno, na Tapada quando através do número do bilhete de identidade souberam do seu falecimento. No entanto, para a família José de Oliveira encontrava-se no estrangeiro.
Em Maio, o caso já tinha sido noticiado no Correio da Manhã pois, a família estava à procura do seu paradeiro, dado que, a irmã continuava a receber as cartas do tribunal dirigida ao irmão e dirigiram-se à GNR de Almeirim para reportar esta situação. Ana Lopes, sobrinha contou ao Jornal Mais Região que "desde esta data até agora a GNR não quis saber do caso e são eles mesmos que tem que resolver esta situação pois, tem que anexar no mandato de captura e pedir ao Registo civil a certidão de óbito para que de uma vez por todos este caso se resolva".
Ana Maria Lopes e filha afirmaram que "esta história parece uma bola de neve pois, à medida que vamos tentando saber mais informações vamos descobrindo novas coisas e enquanto isto não se resolver toda a família vive num constante sofrimento"
Hospital São Francisco Xavier
A irmã quando soube do falecimento de José Oliveira dirigiu-se ao hospital para saber mais informações e ter a certeza se realmente era a pessoa em questão. As únicas informações que lhes foram prestadas foi através de uma carta que diz que a vítima "entrou no hospital no dia 28 de Setembro de 2008 com uma queda que deu na via pública e ai permaneceu até morrer no dia 7 de Novembro de 2008." Para além disso, a direcção do Hospital afirmou aos familiares ter tentado entrar em contacto com a família colocando um anúncio no Jornal de Notícias e que também contactou a PSP para tomarem as devidas providências. "Disseram-nos que tinham enviado uma carta para a antiga morada do meu tio que foi devolvida, mas não consigo perceber como porque nós continuávamos a receber as cartas do Tribunal na nossa casa".
Reconhecimento do corpo
O corpo de José António, permaneceu conservado na morgue do hospital durante um mês e uns dias à espera que fosse reconhecido e segundo informações que a família recebeu por parte da unidade hospital foi que José Oliveira, ao fim deste tempo, foi reconhecido por um suposto amigo que a própria família desconhece. Todas as despesas do seu funeral foram pagas pela Santa Casa da Misericórdia que serve principalmente quando acontecem este tipo de situações. Acabou por ser sepultado no dia 7 de Novembro de 2008 segundo, as informações dadas pela certidão de óbito no cemitério de Benfica. "Isto é brincar com os nossos sentimentos porque o meu tio não era um sem abrigo, tinha família e qualquer coisa dava o contacto da minha mãe" confessou, visivelmente emocionada.
GNR de Almeirim
A primeira visita da GNR foi no dia 17 de Novembro de 2008, mas como ninguém estava em casa colocaram o edital na porta "Nem tiveram a dignidade de voltar mais tarde e falar pessoalmente connosco pois, ninguém tem nada a ver com os nossos problemas" disse a sobrinha. Quando viram o mandato em nome de José de Oliveira a irmã dirigiu-se à policia e explicaram a situação ficando descansadas. Como o mandato desta vez foi emitido através da execução de penas de Évora, a GNR de Almeirim dirigiu-se, novamente à casa de Ana Maria Lopes perguntando pelo fugitivo. Mais uma vez explicou toda a história "Eu nem queria acreditar quando os vi outra vez" disse a irmã.
Segundo Ana Lopes, que está à espera que a qualquer momento a GNR lhe faça outra visita deixou um aviso "que se porventura tudo isto se voltar a acontecer que chama não só os órgãos de comunicação social locais como também coloca o caso na televisão" para ver conseguem finalmente fazer o luto que mesmo depois de morto continua a ser procurado.
Notícia de Setembro de 2011

Almeirim quer ser “amiga” dos idosos


Uma parceria entre a câmara e a VIDA
A Câmara Municipal de Almeirim (CMA), em parceria com a associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA), integrou o projecto Cidades - Amigas das Pessoas Idosas, que visa melhorar a qualidade de vida dos seniores. A mentora foi a Organização Mundial de Saúde que identificou oitos áreas distintas a trabalhar. O transporte, a habitação e a inclusão social são algumas delas.
A autarquia apresentou o que já foi feito e quais as ideias a desenvolver, na Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, a 21 de Setembro. Pedro Ribeiro, vice-presidente da câmara, falou de mobilidade e acessibilidade. O rebaixamento de passeios e transformação de edifícios, permitindo um melhor acesso a todos, são esforços já encetados pela autarquia. "Tudo isto é um caminho que se faz caminhando, pois as coisas têm que ser bem planeadas e pensadas”, disse o mesmo, acrescentando: “A CMA tem, nos últimos anos, lançado um conjunto de iniciativas com vista a melhorar as condições daqueles que mais precisam, a partir dos 55 anos". Maria Emília Moreira, vereadora da Acção Social, explicou que o seu gabinete está atento às necessidades. Quando é necessário, encaminha os idosos para lares, centros de dia e apoia quem está a viver com mais dificuldades.
Numa entrevista ao “Mais Região”, Paulo Tomás Neves, presidente da VIDA, referiu que " o objectivo é verificar a “amigabilidade” dos municípios portugueses, que vai ser verificada através de uma amostra estatística, de onde vai sair o retrato dos municípios, por distrito, “amigos” dos idosos”. Acrescentou que o projecto Cidades teve início em Junho de 2011, terminando em Dezembro. Foi aceite por 98 câmaras municipais e 14 universidades e politécnicos.
Quanto a Paula Guerra, coordenadora da Universidade Sénior de Almeirim, falou da importância dessa entidade e dos cursos que irão ser leccionados. "Não podemos dar mais anos à vida, mas podemos dar mais vida aos anos", este foi o “lema” dito pela coordenadora.
Notícia de Outubro de 2011

Encontro reúne seniores de Almeirim


A iniciativa dirigiu-se a maiores de 65 anos de idade
Mais de 900 pessoas participaram no Quinto Encontro da Terceira Idade da Freguesia de Almeirim, que tem como objectivo reunir as pessoas com mais de 65 anos de idade. No Salão Moinho de Vento, estiveram, entre outros, seniores do Lar de São José da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, do Centro Paroquial Bem Estar Social de Almeirim, do Lar de Terceira Idade da Associação Cristã de Reinserção e Apoio Social e da Casa de Repouso São João Baptista.
Artur Leitão, reformado e morador em Almeirim, participou pela segunda vez no encontro. “É com muito gosto e com uma enorme satisfação que participo neste encontro, pois é uma grande forma de convívio, onde as pessoas podem confraternizar umas com as outras", disse ao “Mais Região”, de forma descontraída. Albertina, natural de Almeirim, participa na iniciativa desde a primeira edição. Comentou ter ir ao encontro “com um único objectivo, que é exclusivamente para conviver”.
No local estiveram alguns dirigentes autárquicos, incluindo Joaquim Sampaio, presidente da Junta de Freguesia local. “Este encontro tinha que se realizar, mesmo apesar da crise, pois os idosos não têm culpa das dificuldades que o país atravessa. Esta festa é feita para todos eles, de modo a passarem um dia com mais luz". Joaquim Sampaio deixou ainda a “promessa” de que a sexta edição irá realizar-se. Quanto a José de Sousa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, referiu: “Esta é a festa das pessoas que mais deram para que Almeirim crescesse em todos os aspectos, facto de que hoje o nome da terra é conhecido e todos falam nela".
Notícia de Outubro 2011

Universidade Sénior apresenta docentes e cursos


O início do ano lectivo da Universidade Sénior de Almeirim (UASL) foi assinalado no dia 27 de Setembro. Foram apresentados o corpo docente e alguns novos cursos, como é o caso de jornalismo. Paula Guerra, coordenadora desta entidade, informou que os 150 alunos têm 29 disciplinas ao seu dispor. Para além disso, podem participar em outras actividades, como são exemplo as danças de salão e a tuna.
A cerimónia decorreu na Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, integrada no quinto encontro da Associação Sénior de Almeirim, da qual a USAL faz parte. José Sousa Gomes, presidente da Câmara Municipal local, referiu "um enorme carinho pela USAL", agradecendo "o apoio que a USAL tem feito por todos aqueles que a frequentam, porque esta fomenta o carinho, o amor e a camaradagem que são os pilares fundamentais para se conseguir levar para a frente este projecto tão ambicioso".
Notícia de Outubro de 2011

Escolas recebem galardão de educação ambiental



As escolas do 1º ciclo do Canto do Jardim, Moinho de Vento, Charcos e a Escola Básica 2/3 Ciclo Febo Moniz, assim como os jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim receberam o galardão Eco-Escolas. Estes estabelecimentos do concelho de Almeirim souberam os resultados na semana anterior e foram distinguidos pelas acções desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental/EDS, durante o ano lectivo 2010/2011.
A coordenadora da iniciativa, Clara, professora de ciências físico químicas, explicou ao Mais Região que " este projecto começou quando a direcção propôs a duas professoras que tinham excesso de crédito horário irem as escolas do 1º ciclo fazer ciências experimentais. Então, ambas decidiram juntar ao programa de estudo do meio, certificando a escola ambientalmente concorrendo a este projecto”. Acrescentou que “o tema do primeiro período é sobre a água, no segundo a energia e resíduos, sendo que o tema do último período varia de dois em dois anos, mas este ano será a floresta. As expectativas são bastante altas e o segredo está em por a mão na massa".
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que está a ser desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escolas, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Este projecto desenvolve-se da seguinte maneira: depois de as escolas se inscreverem recebem um conjunto de informações e orientações facilitadoras da implementação do programa. A coordenação organiza actividades de formação, como o Seminário Nacional e de divulgação, como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras.
Notícia de Outubro de 2011

Encontro reúne seniores em Benfica do Ribatejo


O almoço tem continuidade garantida
Cerca de 350 seniores almoçaram no restaurante Moinho de Vento, em Benfica do Ribatejo, numa iniciativa da junta de freguesia local, no dia 23 de Outubro. "Apesar das dificuldades da junta, derivado ao panorama económico, decidiu, mesmo assim, fazer o almoço, porque é uma maneira que a freguesia tem de compensar todos aqueles que trabalharam em prol da freguesia e que a ajudaram a desenvolvê-la", disse o presidente dessa entidade, Alfredo da Silva Trindade. "Quem faz o que pode, a mais não é obrigado", concluiu o mesmo.

Armando Branco, natural de Benfica do Ribatejo, vendeu máquinas agrícolas durante toda a vida e participou no almoço convívio, com animação musical, pelo segundo ano. "Pelo convívio que o próprio almoço oferece e também pelo facto de passar um dia diferente dos outros e assim não estou em casa a ver só televisão", comentou ao "Mais Região". Quanto a Maria Matias Mendes, 75 anos, reformada e natural de Cortiçóis, disse que "este almoço tem um grande convívio, onde os idosos podem conhecer mais pessoas da mesma idade e assim podem falar, por exemplo, das suas experiências de vida". Maria Matias Mendes confessou estar agradecida por "a junta se lembrar dos mais velhos".
O encontro, que decorreu noutras freguesias do concelho, recebeu Sousa Gomes, presidente da Câmara de Almeirim. " Estes almoços têm grande significado para a Câmara Municipal de Almeirim, porque estão a homenagear as pessoas que se entregaram de corpo e alma ao seu trabalho, vivendo apenas dos trabalhos agrícolas, possibilitando que a Junta de Freguesia de Benfica se tenha tornado no que ela é hoje". Apesar de um acentuar das dificuldades económicas esperado para 2012, Alfredo da Silva Trindade e Sousa Gomes garantiram que o almoço vai voltar a realizar-se.
Notícia de Novembro de 2011

Palestra alerta para a alimentação saudável nas crianças


Iniciativa organizada pela Câmara Municipal
Os bebés e as crianças estiveram em destaque na III Palestra sobre Alimentação Saudável, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Almeirim, entidade organizadora da iniciativa. No dia 18 de Outubro, a nutricionista Alexandra Veiga, que participou pela segunda vez na palestra, disse que tem assistido a uma melhoria nos hábitos saudáveis, mas o seu objectivo, quando dá formação nas escolas, é ensinar as crianças: "Para que elas, depois, ensinem aos pais alguns hábitos alimentares, principalmente a separar os alimentos bons dos maus. E de uma certa forma tem sido bom, porque os pais têm vindo cada vez mais a estarem preocupados com a alimentação dos filhos"
"A alimentação do bebé deve ser bastante diversificada, porque eles necessitam de tudo", disse, por sua vez, Teresa Gil Martins, médica pediatra. Ao "Mais Região," referiu que, através deste tipo de palestras, as pessoas podem aperceber-se dos graves problemas que uma alimentação desequilibrada e desordenada acarreta para a saúde da criança. Ambas as convidadas deixaram vários conselhos, como o uso moderado de gorduras, sal, e doces.
Para além de Maria Emília Moreira, vereadora da Acção Social, esteve Fátima Pina, vereadora da Educação, que referiu: "De ano para ano, a adesão a este tipo de iniciativas tem resultado muito bem, pois o número de pessoas tem aumentado". Segundo a mesma, a maior preocupação desse pelouro é a alimentação das crianças. Explicou que as vereadoras acompanham diariamente as refeições das crianças nas escolas do concelho.
Notícia de Novembro de 2011

Oitenta alunos são homenageados pela Câmara de Almeirim


Cine Teatro acolheu a entrega de prémios
Desde ofertas monetárias a menções honrosas, oitenta alunos do concelho de Almeirim foram distinguidos com o Prémio Doutor António Cláudio. Este foi atribuído pela Câmara Municipal, no dia 21 de Outubro, no Cine Teatro de Almeirim. Entre os melhores alunos da zona, nove frequentam a Escola Básica 2,3 de Fazendas de Almeirim, 28 a Escola Secundária Marquesa de Alorna e os restantes frequentam a Escola Básica 2,3 Febo Moniz de Almeirim. O prémio foi atribuído por António Cláudio, antigo vereador e mentor da iniciativa, Sousa Gomes, presidente da autarquia, Fátima Pina, vereadora da Educação, e José Marouço, presidente da Assembleia Municipal de Benavente.

"A educação nos dias de hoje é muito importante para estes jovens que são o futuro de amanhã", disse a vereadora. Segundo a mesma, esses jovens têm que estar muito bem preparados e "premiar torna-se prioritário, porque só os melhores conseguem vingar". Quanto a Sousa Gomes, referiu que "o apoio familiar é extremamente importante e é um dos pilares do sucesso escolar, porque, sem este apoio, este nível não seria atingido".
Para João Amante, que frequenta o 11º ano da Escola Secundária Marquesa de Alorna, o prémio já não foi novidade. Recebe-o desde o quinto ano de escolaridade. Daí ter dito ao "Mais Região" que não se sentia nervoso. Adiantou que é um orgulho e que o prémio "é conseguido com muito estudo e grande dedicação à escola". Para além de serem distinguidos pelas classificações obtidas nas várias disciplinas, os estudantes não podem ter nenhum participação disciplinar e, ao nível do comportamento cívico, devem ser assíduos, pontuais, respeitar as regras estabelecidas e preocupar-se com a higiene e preservação dos espaços e equipamentos.
Notícia Novembro de 2011

ETAR da Raposa custou 400 mil euros


ETAR serve quase 100 por cento da freguesia e está preparada para o crescimento populacional da Raposa.
A estação de tratamentos de águas residuais foi finalmente inaugurada no dia 22 de Outubro e contou com a presença de todos os órgãos autárquicos dos quais se destaca o presidente da junta da Raposa, José David Ventura Gouveia e do presidente da câmara, Sousa Gomes. A obra que custou cerca de 400 mil euros teve o apoio da UE em 68 por cento. De acordo com a empresa intermunicipal, Águas do Ribatejo, a nova estação está dimensionada para servir quase 100 por cento da freguesia e está preparada para o crescimento populacional da Raposa. O presidente da junta de freguesia salientou que "é com grande orgulho que está a inaugurar esta ETAR e que, não só ele, como a população pode respirar de alívio porque a maioria dos problemas que existiam antes desta construção vão ficar finalmente resolvidos".
Já o presidente da CMA preferiu apenas dizer que "o objectivo principal da autarquia é que todas as freguesias do concelho fiquem equipadas com o sistema de tratamento de esgotos e com isto colocar o município ao nível da Europa".
A ETAR está equipada com um moderno sistema de tratamento biológico das lamas que depois de serem estabilizadas, serão espessadas graviticamente e encaminhadas para desidratação na ETAR de Paço dos Negros que está em fase de conclusão. No que respeita, à água residual tratada na ETAR da Raposa será lançada numa linha de água, designada por Ribeira de Muge.
Esta obra insere-se num plano de investimentos em Almeirim, levados a cabo pela empresa intermunicipal, Aguas do Ribatejo, que ultrapassa os 10 milhões de euros, sendo repartido em cerca de 8 milhões em saneamento e 2,2 milhões na rede de abastecimento de águas.
Notícia de Novembro de 2011

Alpiagra – autarquia isenta comerciantes de taxa no espaço da feira


Com um orçamento que, este ano, ronda os 100 mil euros, um pouco abaixo do que foi o ano passado e muito abaixo daquilo que foi a despesa em anos anteriores, decorreu de 10 a 18 de Setembro a 29ª edição da Alpiagra, feira comercial e agrícola. Esta feira visa afirmar a cultura da terra e valorizar todos aqueles que nela trabalham. Este ano a autarquia decidiu introduzir uma novidade no certame lançando uma campanha de valorização do comércio tradicional. No âmbito das dificuldades económicas, a autarquia decidiu, ainda, isentar este ano os comerciantes de Alpiarça do pagamento das taxas de ocupação dos espaços na feira, dando a oportunidade de divulgar a sua actividade de forma gratuita".
Na inauguração estiveram presentes, além do executivo municipal de Alpiarça, deputados eleitos pelo distrito de Santarém como António Filipe (CDU), Vasco Cunha (PSD) e Margarida Netto (CDS). O presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira numa entrevista ao Jornal Mais Região salientou que "a feira de Alpiagra tem, cada vez mais, vindo a afirmar-se no panorama regional e até mesmo a nível nacional e que mesmo com as dificuldades que a região atravessa a autarquia tentou dar o seu melhor ajudando a organização da festa naquilo que estava ao seu alcance.
A feira de Alpiagra é constituída por cerca de 140 expositores divididos em dois salões, isto é, o salão económico e o salão do artesanato e claro como em todas as festas não poderiam faltar as tradicionais tasquinhas e os diversos espectáculos culturais.
Notícia de Setembro de 2011

http://maisregiao.com/index.php/sociedade-alpiarca/100-alpiagra--autarquia-isenta-comerciantes-de-taxa-no-espaco-da-feira.html