sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Capa do crime esta semana

"o Crime" - 29 Novembro 2012

> Toda a verdade sobre a demissão de Nuno Santos da RTP
> Referendo subversivo contra generais na GNR
> Inspectora da PJ usou almofada para silenciar 13 tiros contra a "avó"

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cavaleiro Pedro Salvador apanhado com notas falsas


Detido pela GNR, o visado defende-se em declarações exclusivas a “o Crime”: “Fizeram uma tempestade num copo de água porque se tratava de uma figura pública, mas não se preocuparam em saber a verdade.”
O cavaleiro tauromáquico, Pedro Salvador, de 35 anos, residente em Marinhais, foi detido e identificado pela GNR, no passado dia 13 de Novembro, e posteriormente presente ao Tribunal de Vila Franca de Xira por se encontrar na posse de uma nota de 50 euros e de três notas de 20 euros falsas. A detenção ocorreu quando o cavaleiro tentou pagar, com a nota de 50 euros, o combustível que colocou na sua viatura no posto de gasolina da Repsol, junto à EN118. Além disso, teria também na sua posse uma arma de caça, não possuindo licença de uso e porte de arma. Segundo fonte policial, apenas a nota de 50 euros estava bem falsificada e as restantes três notas de 20 euros “eram facilmente identificadas até por um leigo”.
Pedro Salvador, em declarações exclusivas ao jornal “o Crime”, rebateu as acusações divulgadas em dois órgãos de comunicação social: “O que aconteceu foi inesperado até para mim e podia ter sucedido com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Eu lido todos os dias com dinheiro nos meus estabelecimentos e confesso que não sei distinguir quando uma nota é falsa ou verdadeira.
Aliás, nem me preocupava com isso, porque achava que isso do dinheiro falso era mais conversa que outra coisa. Em relação à arma de caça ela está absolutamente legal e tenho uso e porte de arma podendo assim usá-la legalmente”.
Ao contrário do que foi divulgado publicamente, Pedro Salvador nega ter estado preso durante dois dias: “Eu nunca estive preso. Apenas fui identificado e prestei todas as declarações. Apresentei todas as provas estando sempre na minha casa. Respondi pelos meus actos perante o juiz de instrução do Tribunal de Vila Franca de Xira, no dia 15, tendo ficado provado que nada tive a ver com a falsificação do dinheiro”. O cavaleiro não esconde a sua mágoa com as notícias avançadas em alguns órgãos de Comunicação Social, nomeadamente pelo jornal Correio da Manhã: “A seu tempo os vários órgãos de comunicação social que avançaram com títulos sensacionalistas vão ser chamados a responder pelo que escreveram. Se isto acontecesse com uma pessoa que não fosse figura pública não teria grande impacto, mas como era eu o caso já foi diferente.
Não se preocuparam em saber a verdade, limitando-se apenas, no dia em que eu enviei um comunicado de imprensa a escrever três linhas”. Pedro Salvador não esquece os seus admiradores e à família: “Foram os pilares que me ajudaram a ultrapassar estes momentos difíceis e é nestas alturas que se conhecem as pessoas e se conhecem os verdadeiros amigos. Só tenho que agradecer todo o apoio pois é para eles que eu trabalho.” 

Entrevista em texto corrida escrito por Nuno Sotto Mayor 
Publicada no jornal Semanário, "O Crime"

domingo, 25 de novembro de 2012

Secret Lie arrasam no cine teatro de Almeirim num concerto de solidariedade para os Bombeiros de Almeirim

O cine teatro de Almeirim foi pequeno para albergar as cerca de 270 pessoas que se deslocaram ontem à noite para assistir a um concerto de solidariedade que tinha como cabeça de cartaz, Secret Lie - o mais recente grupo que está a ter um fenómeno gigantesco especialmente entre os mais jovens. 
Formados em 2011, os SECRET LIE têm Pedro Teixeira Silva (Corvos) como compositor, violinista e mentor do projecto. Nuno Correia (Forgotten Suns) baixo, Tiago Ramos (Império dos Sentados) bateria, Adelino Duarte (Sunset 91) guitarra, Cláudio Nunes (Corvos) violoncelo/piano, e Sara Madeira na voz, uma jovem de 17 anos que se estreia a frente duma banda, natural de Almeirim e estudante de teatro. 
Em entrevista ao blog Mundo do Jornalismo em parceria com o jornal Almeirinense minutos antes de o concerto arrancar Sara, visivelmente nervosa confessava em entrevista " estou um bocado nervosa porque vou dar um concerto na minha terra, com pessoas conhecidas, mas devo dizer que estou bastante feliz por estar aqui". 
Confessou ainda " isto para mim é um sonho tornado realidade porque estou a conseguir conciliar os estudos em teatro que é outra das minhas paixões, mas a música também é se algum dia tiver que optar vai-me ser bastante difícil". 
Este concerto para além de servir para apresentar a banda a quem ainda não conhecia serviu também para angariar fundos para ajudar os bombeiros voluntários de Almeirim. 
A noite ficou ainda marcada com uma presença especial do ator, Rui Porto Nunes que participou no video clip oficial da banda. Em declarações ao jornal Almeirinense e ao nosso blog referiu " estou muito feliz por estar aqui a apoiar a Sara que é um excelente pessoa e acima de tudo uma cantora extraordinária e ainda bem que a banda está a ter um sucesso enorme no público. Em relação à minha participação no videoclip foi muito boa e correu muito bem e só tenho que agradecer a todos por me terem convidado". 
Depois do concerto a festa continuou pela noite dentro no bar Finus em Almeirim que também não quis ficar de fora desta iniciativa. 

Video clip oficial da banda com a participação do ator Rui Porto Nunes


Escrito por: Nuno Sotto Mayor

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Capa desta semana no jornal " O Crime"

"o Crime" - Ministro da Administração Interna foi desautorizado na gestão da manifestação de 14 de Novembro. Carga policial podia ter sido evitada; Instituto de Meteorologia escondeu Tornado aos portugueses; e Processo Casa Pia em risco de cair no Constitucional. Estes e muitos outros temas para ler na edição do semanário "o Crime" desta semana


Dez anos de prisão por abusar de três primas


Pedófilo foi ainda condenado a pagar 20 mil euros de indeminização, mas continua a clamar a sua inocência.
O caso envolve um homem de 50 anos, residente na zona de Benavente que terá abusado de três primas menores que na altura teriam 9, 11 e 12 anos de idade. Estes crimes terão acontecido na sua maioria dentro da residência e outros ocorreram no carro ao longo de três anos.
No total, estava acusado de nove crimes por abuso sexual de três primas menores. Segundo o despacho da acusação do Ministério Público (MP), uma das vítimas - hoje com 16 anos - é sobrinha neta do arguido, com quem viveu com a mulher, em Benavente, entre os dois e os 12 anos, por decisão judicial.
De acordo com o MP, entre 2005 e 2008, o arguido terá cometido o crime em qualquer divisão da casa onde ambos viviam ou no carro em que este a transportava, desde que estivessem sós. Em 2005 a criança
tinha nove anos.
No verão desse ano, o homem foi sozinho buscar uma prima da menor para passarem duas semanas de férias. De acordo com o MP, terá acariciado a criança no percurso até casa e, durante o período das férias, alegadamente abusou da menor no sofá e no quarto da habitação.
Antes de regressar à casa dos pais, o homem terá dito à menor, que na ocasião tinha 11 anos, para não contar a ninguém o que tinha acontecido nessas férias, sustenta a acusação.
No verão de 2007 e antes do Carnaval de 2008, o arguido foi buscar uma sobrinha de carro, à data com 12 anos, para passar uns dias com ele, a mulher e a prima que o casal tratava como filha.
Nas duas ocasiões, o homem terá acariciado a menor e procurado que esta o acariciasse, tendo, num dos casos, aliciado a criança com 20 euros para que esta o deixasse tocar nas partes íntimas, refere a acusação.
Proximidade fatal
De acordo com o MP, o arguido conhecia a idade das três menores e aproveitava-se do facto de as mesmas permanecerem em sua casa e terem uma relação de proximidade entre si para praticar os crimes. A acusação acrescentou ainda que o homem sabia que tinha um especial dever de respeito para com a criança, em virtude de estar confiada à sua guarda por decisão judicial, depender de si economicamente, ser sua familiar e por tratá-lo como pai e à sua mulher como mãe.
A sentença foi lida no passado dia 25 de Outubro, quinta-feira, no tribunal de Benavente, onde o coletivo de juízes considerou que ficou provada em julgamento toda a acusação do Ministério Público, em que o arguido era acusado de cinco crimes de abuso sexual de crianças, de um crime de abuso sexual de crianças na forma tentada, dois crimes de abuso sexual de crianças agravado e de um crime de abuso sexual de crianças agravado na forma tentada. Para além dos crimes que ficaram provados o tribunal ordenou que o arguido custeasse as despesas do tribunal e condenou o mesmo a pagar uma indeminização no valor de vinte mil euros.
Em declarações ao nosso jornal, à saída do tribunal a advogada de defesa, Berta Charréu referiu “ o meu cliente continua a afirmar que é uma injustiça e relativamente a essa posição eu vou analisar o acórdão para depois apresentar um recurso dentro de 31 dias”. Em relação ao desfecho que esperava no final deste caso mencionou “ primeiro que tudo o meu cliente está transtornado com esta decisão e eu também pessoalmente.
Não estava a espera que ficassem provados todos os crimes e ainda foram acrescentados mais alguns, de qualquer forma eu esperava que conseguíssemos ilibar o arguido eliminando três crimes, mas tal não foi possível.
Agora é aguardar pela decisão do Tribunal da Relação”. Já para o advogado de uma das vítimas afirmou ao jornal “O Crime” à porta do tribunal “ a decisão que o tribunal acabou de ler vai de encontro ao que nós esperávamos que fosse o fim deste processo”. 
Familiares revoltados com a decisão do tribunal

Em conversa, ao nosso jornal sem direito a gravações os familiares do homem que acabou de ser condenado a 10 anos e três meses de prisão sentem-se revoltados com a situação e prometem lutar até as últimas instancias para provar que o coletivo de juízes está errado quando proferiu a sentença.
Vão aguardar agora a decisão do tribunal da relação deixando para mais tarde futuras declarações sobre o caso.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 
Publicado no jornal semanário, "O Crime"


Comandante da GNR de Marinhais agredido durante uma ronda


A agressão ao sargento de 40 anos aconteceu na passada quinta feira à noite, dia 18 de Outubro dentro do Bar. O motivo da sua entrada foi para alertar os responsáveis do estabelecimento que estava um carro na rua com o rádio ligado. Quando se identificou como GNR foi agarrado e agredido.
Segundo conseguimos apurar o comandante do posto, estava a fazer uma ronda pela localidade para ver se não havia problemas, coisa que costuma fazer habitualmente, mas encontrava-se à civil. O aviso não foi bem recebido partindo violentamente para a agressão.
Os agressores foram detidos no local pelos elementos da GNR de Marinhais que terão sido alertados pelos mesmo têm entre 21 e 36 anos e estão indiciados por furtos no interior de residências.
Os quatro homens que agrediram o comandante do posto da GNR de Marinhais, Salvaterra de Magos, ficam a aguardar julgamento em liberdade com a medida de coação de apresentações bissemanais às autoridades. O juiz que ouviu os arguidos em primeiro interrogatório decidiu também aplicar aos homens a proibição de contactarem uns com os outros.
Até ao fecho da nossa edição o jornal “O Crime” tentou contactar os responsáveis do bar para pedir esclarecimentos sobre este incidente que já não é o primeiro, mas não conseguimos pois, o telefone estava sempre impedido. Em relação ao comandante da GNR encontra-se de baixa médica.
Em entrevista ao CM, César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda está revoltado “o sentimento de impunidade nos agressores só potencia mais atos violentos como o de Marinhais”. Adiantou ainda que diariamente chegam ao sindicato queixas de militares que são agredidos. Há guardas que são verdadeiramente espancados e mesmo que haja detenções não sentem que a Justiça está do seu lado. A maior parte de quem agride os elementos das forças de segurança sai em liberdade”.
Agressões dentro do bar são frequentes
O Crime apurou que, também em junho de 2010, elementos da Autoridade Segurança Alimentar e Económica foram agredidos neste estabelecimento e salvos pela intervenção da GNR que teve de disparar tiros de intimidação . A confusão instalou-se quando a brigada da ASAE, constituída por dois inspetores, entrou no Bjecas Bar, na terça-feira à tarde, para uma ação de fiscalização a máquinas de jogo clandestino.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 
Publicado no jornal semanário " O Crime"

Tiroteio em Rio Maior fere duas mulheres

A cidade ficou em sobressalto quando duas mulheres, do bairro dos feirantes nos terrenos da antiga Mina do Espadanal, foram atingidas com tiros de caçadeira.
Uma das vitimas foi atingida na cabeça e a outra nas costas. O tiroteio ocorreu no passado domingo, 21 de Outubro, por volta das 21h30. O caso tornou-se ainda mais grave, dado que, se tratava de uma briga familiar que envolvia elementos de uma família de etnia cigana obrigando a GNR a montar um perímetro de segurança, através dos elementos de Brigada de Intervenção Rápida da GNR, controlando desta forma as entradas e saídas do bairro evitando mais confusão.
Para o Comandante do Posto da GNR de Rio Maior em declarações ao nosso jornal afirmou que “quando nós chegamos ao local as vitimas uma na casa dos 32 anos de idade e a outra no dos 40 já tinham sido encaminhadas para as unidades hospitalares e o nosso auto de notícia foi baseado nos depoimentos dos moradores que deram o alerta. Em relação aos intervenientes ainda se encontram em fuga, mas o que podemos adiantar é que os disparos ocorreram dentro e fora de casa das vitimas” Adiantou ainda a mesma fonte que “o primeiro agressor disparou sobre a mulher do tio e o filho dessa senhora respondeu com um disparo contra a mulher do primeiro agressor” O caso foi entregue à Policia Judiciaria.
Ao que o jornal “O Crime” conseguiu apurar as desavenças iniciaram-se porque um deles começou a falar do casamento do outro, que andava com problemas mal resolvidos.
Uma das mulheres, em estado menos grave, atingida nas costas foi assistida em Santarém. A outra, com ferimentos graves na cabeça, foi encaminhada para o Hospital Santa Maria, em Lisboa que segundo conseguimos apurar continua em estado crítico, mas não corre perigo de vida. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 
Publicado no semanário, Jornal "O Crime"

Assaltantes capturados após fuga e despiste na EN 3


Um grupo composto por três indivíduos com idades compreendidas entre os 19 e os 39 anos de idade foram detidos pela GNR numa ação de fiscalização de trânsito, junto à Estrada Nacional 3. Os indivíduos tinham acabado de consumar um furto por esticão na zona do Hotel Rural, na Azóia de baixo, freguesia de Santarém, mas anteriormente terão tentado roubar uma viatura. Quando se aperceberam desta ação colocaram-se em fuga num Rover 75, mas nesta altura as autoridades já tinham sido alertadas do roubo.
Os militares perseguiram os fugitivos acabando por estes se despistarem numa zona de curvas e embaterem com violência num poste de iluminação à beira da estrada.
Segundo fonte da GNR, os quatro elementos que seguiam no carro, três foram detidos, tendo o outro escapado a pé e são residentes no Vale de Santarém e em Vale de Estacas e já estão referenciados pela prática daquele tipo de crimes. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor
Publicado no semanário, Jornal "O Crime"

Dono da Conforlimpa em preventiva


A PJ realizou buscas na sede de num dos maiores grupos empresariais da região de Santarém. A Conforlimpa é uma empresa especializada em limpezas, em especial no sector empresarial do Estado.
Esta buscas na empresa e também em casa do presidente levaram à detenção do presidente do grupo, Armando Cardoso, por suspeitas da prática de um crime de fraude fiscal qualificada. Segundo conseguimos apurar o empresário foi detido na sequência da operação ‘Clean’, que foi desencadeada em várias zonas do país, levada a cabo pela Autoridade Tributária e Aduaneira, com a colaboração da Polícia Judiciária. Em comunicado enviado à agência Lusa, na noite de quinta feira, o DIAP explicou que o detido criou, de forma reiterada, entre 2005 e o corrente ano, empresas fictícias destinadas à emissão de faturação falsa, para que a principal empresa do grupo contabilizasse o custo e deduzisse indevidamente o IVA. Estas sociedades
não possuem estrutura operacional para a prestação dos serviços e os seus ‘supostos’ trabalhadores são, na realidade, empregados que trabalham, exclusivamente, para e por conta da principal empresa do grupo», explica a nota. Com esta conduta, Armando Cardoso «prejudicou o Estado em mais de 40 milhões de euros», afi rma o DIAP. Segundo o mesmo comunicado, as buscas realizadas nas empresas do grupo e na casa do empresário, em Santarém, tinham por objetivo «apreender contratos de prestação de serviços, faturas, recibos e registos contabilísticos». Entre as provas recolhidas constam os balancetes de 2012, os quais permitem, segundo o DIAP, concluir que, só nos dois primeiros meses deste ano, uma dessas empresas deduziu IVA no valor aproximado de 1,2 milhões de euros. O empresário foi presente a Tribunal sexta feira passada, dia 12, tendo fi cado decretada a prisão preventiva o que não agradou ao seu advogado de defesa, Artur Marques, que em declarações à agência lusa referiu que vai recorrer da decisão. “Entendemos que não estão reunidos os pressupostos que justifi cam a aplicação deste tipo de medidas”, disse o advogado, explicando que a decisão do juiz de colocar Armando Cardoso em prisão preventiva foi fundamentada pela existência de perigo de fuga, perigo de continuação de atividade criminosa e perigo de perturbação da investigação, argumentos com que a defesa não concorda. O jornal “O Crime” entrou em contacto com o escritório de Artur Marques, mas este encontrava-se ausente, sendo que, nos foi dito que estava num julgamento em Aveiro. No entanto, foram enviadas algumas perguntas para o e-mail do escritório que até ao fecho da nossa edição não foram respondidas. Ao que “O Crime” conseguiu apurar junto de uma fonte da administração, quem está a substituir o presidente da Conforlimpa, António Cardoso, é a sua filha Ana Cardoso adiantando ainda que a empresa continua a funcionar com normalidade. 
Governo sabia da divida
Segundo avançou o jornal CM, o Governo tinha conhecimento, de que Armando Cardoso, o presidente da Conforlimpa, tinha uma dívida ao Fisco de 40 milhões de euros. O empresário, que está em prisão preventiva, teve várias reuniões com elementos do gabinete do secretário de Estado adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional e chegou mesmo estar em cima da mesa a proposta de um plano de pagamentos. Esta proposta fi cou sem efeito após a detenção

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 
Publicado no semanário, Jornal "O Crime"

Administrativa de Marinhais acusada de crime de peculato


Uma assistente técnica, de 42 anos, residente no concelho de Salvaterra de Magos que trabalhava no agrupamento de escolas vertical de Marinhais está acusada pelo Ministério Público de ter desviado cerca dez mil euros daquele estabelecimento de ensino entre os anos de 2007 e 2010.
Segundo a acusação do Ministério Público a arguida não depositou na conta bancária do agrupamento os valores que recebeu entre os anos referidos acima, resultantes de angariações para a realização de viagens de estudo, donativos de encarregados de educação, receitas de apoio socioeconómico ou de fotocópias que eram tiradas na reprografia. Para além disso está também acusada de não ter procedido à correta escrituração das despesas efetuadas nos livros contabilísticos do agrupamento, bem como também de ter inscrito juros da conta de depósito bancário do agrupamento inferiores aos valores vencidos e de ter depositado na conta do agrupamento montantes inferiores aos recebidos. O mesmo defende ainda que seja condenada ao pagamento dos 10877 mil euros, acrescidos de juros. Em declarações exclusivas para o jornal “O Crime”, o diretor deste agrupamento de escolas, Mário Agreiro, referiu que “ quando soubemos do caso fi cámos alertados com um procedimento não muito rigoroso e fomos averiguar a situação específi ca. A partir daí, minuciosamente, fomos averiguar para trás e detetamos algumas situações menos regulares”. Em relação à acusação proferida pelo Ministério Público que a aguarda terá desviado dinheiro provenientes dos donativos dos encarrega- dos de educação o diretor alegou “
Não confirmo, no entanto, a situação dos donativos dos pais. Foi na sua maioria de visitas de estudo”. Segundo conseguimos apurar através da mesma fonte a funcionária em questão após o processo disciplinar foi despedida da função pública. Quando questionado sobre quais as providências que a escola tomou assim que soube deste caso e para evitar casos semelhantes disse “ foi a redefi nição de procedimentos de planeamento e controlo de gestão administrativo de forma a ser mais facilmente detetada uma situação similar” Terminou dizendo que “ não está em causa o montante, até porque todos os encargos ao qual se destinava o dinheiro foram assegurados, mas a atitude, principalmente numa escola pública. Julgo que o importante é condenar o ato”.
Segundo conseguimos apurar a arguida está com termo de identidade e residência, mas muito em breve vai começar a fase do julgamento que irá decorrer no Tribunal de Benavente. Este crime é um dos tipos penais próprios de funcionários públicos contra a administração em geral, embora admita participação de terceiros, o que não foi o caso, confirmado pelo diretor do agrupamento de escolas. A arguida pode ser punida com uma pena de prisão efetiva entre um a oito anos. A funcionária estava na escola desde que a mesma abriu, há 20 anos. Sempre se mostrou um elemento de equipa, colaborativo, dinâmico e disponível nas varias atividades do Agrupamento. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor
Publicado no semanário, Jornal "O Crime" 

"Só quero que ele pague pelo que fez" afi rma mãe da menina


Rio Maior ficou chocada no passado dia 2 de Outubro com a notícia de um professor, Eduardo Garção que lecionava a disciplina de Educação Visual e Tecnológica há vários anos no agrupamento de escolas Marinhas do Sal, 52 anos de idade que alegadamente terá violado sexualmente uma menor de 13 anos, aluna na mesma escola e residente em Arruda dos Pisões, naquele concelho.

Ao que o crime conseguiu apurar através da direção da escola o professor era tutor da menor e dava-lhe apoio extra curricular. Este facto levou a que ninguém desconfiasse da possibilidade de haver algo mais. Para além disso, já tinha sido diretor de Turma desta e era uma pessoa bastante preocupada com o seu núcleo familiar, dado que, vivem com algumas carências. Foram as mensagens, alegadamente, de cariz sexual e outras obscenas que este enviava para a menina que chamou a atenção do progenitor, descobertas no dia 14 de Setembro, acabando por confessar que tinha sido abusada pelo professor quando confrontada com esta situação. Foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal da Polícia
Judiciária de Leiria, na escola. Depois de ter sido ouvido pelo Tribunal de Rio Maior, acabou por ser colocado em liberdade, mas impedido de exercer a sua atividade profissional e de se aproximar da menor e da sua família.
O jornal "O Crime", esteve à conversa com a mãe da menina, que pediu o anonimato de ambas, alegando que a família está a passar por um momento bastante complicado devido à situação que se abateu. Em declarações ao crime afirma " a única coisa que sei e isso eu tenho a certeza é que ele abusou da minha filha agora, não sei onde e quando porque ela não me diz". Quando questionada se alguma vez reparou nalgum comportamento estranho de ambas as partes e se ele vinha busca-la a casa para darem grandes passeios referiu " eles tinham um contato mais próximo na escola porque ele é lá professor e ela é aluna na escola. O que não me cabe na cabeça e é isso que me faz mais confusão é que eu nunca vi nada nem da parte dele nem da parte dela. Só apenas uma vez é que veio aqui a casa e os dois foram ali ao café que fica a poucos quilómetros da nossa casa". Contou ainda ao nosso jornal que antes de fazerem queixa às autoridades, a mãe confrontou o professor, que negou sempre tudo. "Quando a menina esteve presente e confirmou à sua frente o que ele lhe tinha feito e ele calou-se e isso só quer uma coisa que quem cale consente ". Ao que o crime apurou através da sua progenitora, a semana passada não foi à escola, mas a partir de segunda já vai recomeçar a sua vida letiva. Quando interrogada se a medida de coação aplicada a Eduardo Garção disse apenas "tudo isto me deixa muito insegura porque apesar de ele estar proibido de se aproximar dela e de ir a escola até tudo ficar esclarecido se ele lhe quiser fazer mal pode faze-lo porque ele vive em Rio Maior. Terminou a conversa mencionando que "ele devia era estar preso, mas o que eu quero é que ele pague pelo que fez à minha menina e se ele diz que está inocente então que prove".
Ex alunos e alunos acreditam na inocência do professor
Este homem, era bastante bem afamado quer pelos seus ex- alunos quer pelos atuais pois, logo que a notícia foi divulgado nos vários órgãos de comunicação social quer regional quer nacional se prontificaram a ir defender o professor em Tribunal e espalharam mensagens de apoio nas redes sociais. Uma delas foi Daniela Ferreira, residente em Rio Maior ex aluna do quinto e sexto ano da turma da qual Eduardo Garção era seu professor. Em entrevista exclusiva para "O Crime" via e-mail referiu o professor Eduardo sempre foi um professor totalmente normal e respeitoso tal como todos na escola onde ele lecionava . Ele era incapaz de tal barbaridade é muito ligado aos alunos, sim mas de uma maneira respeitosa, nunca ele faria tal coisa, ele tem dois
filhos, ele é pai. Não o tratem 
como o monstro que ele não é . ele nunca nos deixava baixar os 
braços. Se tínhamos algum pro
blema ele ajudava-nos em tud
o que fosse preciso. Descreve o 
seu antigo professor como sen
do "um humano irrepreensível, amigo do seu amigo, um exce
lente professor. Eu sempre fui 
um desastre a EVT e ele insistia 
sempre que eu conseguia mais 
para não desistir, o que é certo 
é que conseguia passar sempre 
com nota média ao final do ano 
a EVT devido aos “puxões de 
orelhas” dele". O diretor do Agrupamento 
de escolas Marinhas do Sal, Ale
xandre afirmou em entrevista ao 
crime que " a escola abriu quinta 
feira o processo disciplinar em 
que envolve o professor, Eduardo 
Garção tendo já sido nomeado 
um instrutor para averiguar e 
a inspeção geral da educação e 
ciência já me contatou dizendo- 
me o nome do inspetor que vai 
dar apoio técnico e agora vamos 
aguardar pelo desenrolar do pro
cesso para que possamos tomar 
as devidas providências em rela
ção a este caso". O jornal o crime até ao fecho 
da nossa edição tentou contatar, Eduardo Garção, através do seu 
telefone, mas o mesmo tinha 
sempre o telemóvel desligado.




Escrito por: Nuno Sotto Mayor

Publicado no jornal semanário,  Jornal "O Crime" 


































































segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GNR promove acção de sensibilização no distrito de Santarém para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos


Cerca de 52 militares da GNR vão amanhã estar envolvidos numa acção de sensibilização nas escolas do primeiro ciclo com o objetivo de dar a conhecer aos alunos a Declaração Universal dos Direitos da Criança. 
A Guarda Nacional Republicana desempenha um papel fundamental no Sistema de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, encontrando-se representada em todas as Comissões da sua área de jurisdição, bem  como, realiza diversas atividades direcionadas  para a promoção dos direitos das crianças, nomeadamente ações de sensibilização, quer por iniciativa própria quer em parceria com outras entidades.
Esta acão decorre em  consequência da promulgação pela ONU, em 20 de  Novembro de 1959, da  Declaração Universal dos Direitos da Criança, com 10 artigos. 

Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

sábado, 17 de novembro de 2012

Amanhã dê sangue em Almeirim na casa do povo


Ao dar sangue pode estar a salvar uma vida. 

Filipa Rafael dos 20 km de Almeirim venceu na secção de Taekwondo na III edição do Open Portugal

A terceira edição do open de Portugal em Taekwondo que se realizou no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, Seixal, onde participou a atleta que representou a associação 20 km de Almeirim Filipa Rafael Bastos vencendo na categoria de cadetes femininos -/41Kg. 

Cerca de 300 os atletas participaram nesta competição internacional, distribuídos por provas de Poomsae e de Combates e oriundos de países como a Espanha, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, Brasil, Alemanha, Finlândia, Dinamarca e Índia, além de Portugal. Ao longo dos dois dias de provas ficou uma vez mais demonstrada a adesão dos praticantes nacionais de Taekwondo a esta importante competição.

 A organização da prova, promovida pela Federação Portuguesa de Taekwondo, esteve a cargo da Associação de Taekwondo  do Distrito de Setúbal, do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas, do Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades, e do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, contando com os apoios imprescindíveis da junta de freguesia de Corroios e da Câmara Municipal do Seixal.

Escrito por - Nuno Sotto Mayor 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Capa do jornal "O Crime" esta semana

ESTA SEMANA NO JORNAL "O CRIME"

> ASSASSINADO COM 59 FACADAS - a história completa do crime de Carrazeda de Ansiães

> VEJA ONDE DORMEM POLÍCIAS E GNR'S - A visita às esquadras e postos mais degradados de Portugal

e ainda...

> MULHER VIOLAD
A DOZE HORAS POR RECUSAR TRAFICAR DROGA


> PODEROSOS DEFENDEM RÉUS DO FACE OCULTA


> LOUÇÃ ARGUIDO EM PROCESSO POR DIFAMAR BA
NQUEIRO


> DCIAP NEGA ACUSAÇÃO A JUÍZES


> POLÍCIAS DE CASCAIS TEMEM PROCURADORA


> ERRO AUMENTA PENA A RECLUSO DE 71 ANOS


> SUPER DRAGÕES ASSALTAVAM JOVENS E MULHERES


> ABUSADA NO METRO DO ROSSIO


> GASPAR LEVA "PUXÃO DE ORELHAS" DE SUBORDINADO

E muitas mais notícias na edição de 15 de Novembro do jornal "o Crime". Já nas 



bancas!


Bombeiros de Almeirim procuram novos recrutas


Campanha de Recrutamento para os Bombeiros Voluntários de Almeirim
A candidatura é apresentada inicialmente através de e-mail, que os candidatos devem enviar para o seguinte endereço: bvalmeirim.recrutamento@gmail.com 
No e-mail que enviarem os candidatos devem indicar o seu nome completo, morada, localidade, idade e contacto telefónico, dizendo que estão interessados em alistar-se na Recruta como Estagiários.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Torneio de São Martinho decorre dia 10 de Novembro


Capa do jornal "O Crime" esta semana

Vítor Gaspar foi jantar e recusou que lhe passassem uma factura. Faz o que eu digo e não o que eu faço... A partir de 2013 quem não pedir factura está sujeito a coimas de 75 a 2000 euros devido a um decreto-lei proposto pelo próprio ministro das Finanças. E esta, hein? Esta e muitas outras notícias para ler no semanário "o Crime" nas bancas esta quinta-feira.

Jantar de Angariação de Fundos para bombeiros de Almeirim decorre dia 30 de Novembro


Jantar de Fados e Angariação de Fundos - Bombeiros Voluntários de Almeirim. Sexta-feira, dia 30 de Novembro. 20h Salão Moinho de Vento. Os artistas que vão animar as noites e recordar grandes fados são: Maria Armanda, Dora Maria e João Chora. Para mais informações contactar os bombeiros de Almeirim ou através do e-mail geral@bvalmeirim,pt

Fado cantado por Maria Armanda - "Velho Marinheiro"



domingo, 4 de novembro de 2012

Jovens rifadas para sexo em sorteios

Uma noite de sexo com uma jovem prostituta era o prémio para quem lhe calhasse em sorte o número vencedor nas rifas. O sorteio, anunciado em panfletos sugestivos e espalhados pelas ruas de toda a localidade de Gibraleón, em Huelva, Espanha, seria feito no bar de alterne dois sábados por mês – por cada bebida consumida, o cliente ganhava um número. A Guarda Civil também viu os panfletos – e prendeu os dois portugueses, dono e gerente do Club La Casa.

Foram detidos nos últimos dias, indiciados por crimes de lenocínio agravado e contra a liberdade e autodeterminação sexual - mas saíram ambos em liberdade por decisão judicial.
Ouvidos pela polícia, os dois portugueses negaram que o prémio anunciado nos panfletos, "a companhia de uma dama", estivesse relacionado com a prática de actos sexuais, apesar de o Club La Casa ser um conhecido bar de alterne da localidade.
O caso foi avançado em comunicado pelas autoridades espanholas na quarta-feira e noticiado em vários jornais do país vizinho. A abundância de panfletos espalhados pela localidade - estavam colocados nos pára-brisas das viaturas estacionadas, eram distribuídos em estabelecimentos comerciais e entregues a homens que passavam na rua - não passou despercebida à polícia, que os conseguiu apreender e evitar o primeiro e os seguintes sorteios de mulheres no bar Club La Casa.
Ilustrados com corpos de mulheres seminuas e em poses sugestivas, os panfletos continham toda a informação sobre o sorteio - aos segundos e quartos sábados de cada mês, os números das rifas, obtidos na compra de bebidas alcoólicas, seriam sorteados, e o vencedor poderia desfrutar da "companhia" de uma das várias funcionárias da casa de alterne durante uma noite. A investigação continua.

Chuva forte provocou inundações em Lisboa



Os Sapadores Bombeiros de Lisboa foram esta noite chamados a acorrer a 33 casos de inundações por toda a cidade devido à chuva, informou à agência Lusa fonte do regimento.
Segundo a mesma fonte, as inundações registaram-se em residências e em ruas, entre as meia-noite e as 4h.
O mau tempo que se fez sentir na capital originou ainda a queda de uma árvore na rua Rodrigo da Fonseca, que caiu sobre quatro automóveis. 

sábado, 3 de novembro de 2012

Tribunal da Relação confirma condenação de Paco Bandeira


O Tribunal da Relação confirmou a condenação do cantor português Paco Bandeira a três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, por violência doméstica contra a ex-mulher Maria Roseta Ferreira, disse hoje à Lusa o advogado da vítima.
"Eles [defesa de Paco Bandeira] recorreram da decisão do Tribunal de Oeiras e a Relação fez um acórdão a dizer que era manifestamente improcedente e confirmaram a sentença", disse à agência Lusa Pedro Sobral.
O advogado de Maria Roseta adiantou ainda que, segundo o acórdão conhecido esta semana, o Tribunal da Relação decidiu aumentar o valor da indemnização a pagar pelo cantor, que passou de 400 para 600 euros.
A 13 de julho, a juíza do Tribunal de Oeiras determinou que Francisco Veredas Fernandes, mais conhecido como Paco Bandeira, fosse condenado pelo crime de violência doméstica e também de detenção de arma proibida a três anos e quatro meses com pena suspensa e 400 euros de coima e ainda 3.000 mil euros por "danos morais" a Maria Roseta.
A juíza deliberou ainda que o arguido fosse absolvido dos crimes de maus tratos à filha e de devassa da vida privada.
Os depoimentos de Maria Roseta Ferreira, ex-mulher e assistente no processo, e o da filha do casal, de 13 anos, terão sido determinantes para a decisão do coletivo de juízes. 

Chuva forte durante o fim de semana


Os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre estão hoje em aviso amarelo devido à previsão de chuva, informou o Instituto de Meteorologia (IM).
O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, vigora desde as 2h e prolonga-se até às 23h59.
O aviso amarelo significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

"PS nunca será cúmplice da política de empobrecimento"


O líder socialista, António José Seguro, disse esta noite, numa reunião com militantes em Vila Nova de Gaia, que, "em nenhuma circunstância, o PS será muleta deste Governo, nem cúmplice da sua política de empobrecimento".
António José Seguro acrescentou que essa "política tem levado o país para uma situação de pré- rutura social".
"Nós avisámos, dissemos ao Governo que havia outro caminho, que a prioridade devia ser dada ao crescimento económico e ao emprego, conciliando-a com o rigor e com a disciplina orçamental. Mas o Governo sempre ignorou as propostas do PS", afirmou Seguro, questionando:"Porque é que agora, de um momento para o outro, o Governo se lembra do PS, diz que precisa muito do PS e quer que o PS colabore".
O dirigente socialista afirmou que "há mais de um ano" que o Governo está a executar a sua política de austeridade custe o custar, a qualquer preço,  executou-a, enviou para Bruxelas o documento de estratégia orçamental nas costas do Parlamento e sem ouvir o PS, não falou quanto devia e como devia na Europa para defender os interesses portugueses.
O Governo "procedeu a cinco atualizações do memorando (de entendimento assinado com a troika) sem ter em conta as posições do PS e agora é que vem pedir ajuda ao PS?", questionou.
"Ainda esta semana fomos surpreendidos por um conselheiro de Estado e ex-presidente do PSD (Marques Mendes) a dizer que já estava tudo em marcha, que o FMI já cá estava, que já se sabia onde eram os cortes, nas funções institucionais do Estado, na educação, na saúde e na proteção social. Isto é sério?
Em que país é que o primeiro-ministro julga que está viver?", perguntou Seguro.

Defesa do Estado social


Depois de prometer que o seu partido vai ser "intransigente" na defesa do Estado social e das suas funções, Seguro considerou que "quando o primeiro-ministro e a direita vêm falar de despesa dá a ideia de que é despesa má, mas não, estão a falar de deixar milhares de portugueses para trás".
"Deixar para trás", especificou, significa "sem acesso a cuidados de saúde, à educação e ao mínimo de proteção social".
"O PS tem no seu ADN a coesão social e a promoção do combate às desigualdades sociais. Por isso, queria assegurar-vos que o PS estará na primeira linha para evitar que o Estado social tenha um ataque, venha ele de onde vier", salientou, acrescentando que "o PS é um partido de diálogo".

Partido tem "uma alternativa"


"Mas qualquer que seja o diálogo em que o PS estiver, será sempre acompanhado pela firmeza das nossas convicções e pela defesa das nossas propostas em defesa do Estado social e dos portugueses que mais precisam", completou Seguro.
O dirigente máximo socialista reafirmou que o partido tem "uma alternativa" e referiu que Portugal precisa de "mais tempo e de juros mais baixos", para estabilizar e pagar a sua dívida externa. "Com esta receita, Portugal pode encontrar uma saída para a crise, um caminho alternativo que seja percorrido de uma forma sustentada", afirmou.
"É este caminho que começamos a percorrer há mais de um ano e que a realidade nos tem vindo a dar razão. É este caminho que começar a criar na Europa um consenso e que mais cedo ou mais tarde conquistará maioria do povo português", reforçou Seguro.

Capa do jornal " O Crime" desta semana


 EXCLUSIVO | JUÍZES SUSPEITOS DE VENDER SENTENÇAS
> 8 EX-PRESIDENTES DO ESTRELA DA AMADORA JULGADOS POR FRAUDE FISCAL
> SUSPEITAS NA CONTRATAÇÃO DE VERCAUTEREN
> AGENTES CONDENADOS COM PROVAS MANIPULADAS
> CONDENADO POR ABUSAR DE TRÊS PRIMAS

E muitas mais notícias, no jornal O Crime. A informação tratada ao pormenor.
Já nas bancas!