domingo, 19 de maio de 2013

"Projecto Transparência" quer revolucionar a limpeza das estradas em Portugal




A empresa italiana "Sicurezza e ambiente", apresentou na SEGUREX 2013 um serviço inovador de limpeza de estradas que pós-acidentes recolhe os resíduos líquidos e sólidos evitando que outros aconteçam. O objectivo deste produto é reduzir a sinistralidade rodoviária, não esquecendo o ambiente.  Depois de ser testado em Itália, onde teve bastante sucesso, chega agora a Portugal. A primeira autarquia a assinar o protocolo foi a de Odivelas. Esta máquina foi produzida a pensar nas concessionárias públicas e privadas que têm como principal função manter  as vias em bom estado de conservação após um acidente evitando, assim, o empenhamento de outros meios que sejam necessários em outros locais, designadamente dos bombeiros. Trata-se de um sistema único de lavagem com um motor integrado, sendo o módulo adaptável a três tipos de veículos (moto, carrinha e reboque). É o resultado de cinco anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento que não esqueceu as problemas ambientais. Em declarações ao semanário "O Crime", o director-geral da empresa em Portugal, Giovanni Deleo referiu que “quando este produto começou a ser usado em Itália o número de acidentes reduziu, por exemplo, em Roma, antes do serviço, 25% dos acidentes eram provocados por resíduos que ficavam do rescaldo dos acidentes provocando outros. Desde que entrámos no mercado o número reduziu significativamente". 
Passos da Lavagem
O nosso jornal assistiu a uma simulação feita por dois técnicos especializados desta máquina inovadora que entra agora nas principais cidades. Cinco minutos chegaram para voltar a devolver à calçada a sua cor original. Para iniciar o teste foi deitado óleo no chão, seguiu-se uma pequena aspiração, para que o óleo não alastrasse. Depois foi utilizado um produto biodegradável que sai em forma de jacto para amolecer ainda melhor o óleo permitindo assim que, depois da limpeza, o pavimento volte a ter propriedades aprazíveis.  Os passos finais são feitos com a ajuda do aspirador que foi usado de início e que permite recolher pequenas partículas de resíduos que poderão não ter sido absorvidos na outra fase. No final, o chão é seco evitando assim que ocorra outro acidente. "O Crime" falou com os técnicos envolvidos nesta operação que consideram "que o melhor piso para fazer este tipo de operações é mesmo o alcatrão. Porém se for em pavimentos que tenham calçada ou em estradas de terra o trabalho, embora mais complicado, faz-se na mesma".   

Escrito por: Nuno Sotto Mayor e publicado no jornal "o crime" esta semana



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