quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Público" despede 36 jornalistas

A decisão de despedir 36  jornalistas foi revelada no âmbito do novo projeto de viabilização da empresa. O documento abrange ainda o despedimento de 12 trabalhadores de outras áreas do título.
A Sonaecom justificou estas medidas com "o imperativo de assegurar a sustentabilidade" do projeto. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, o plano de viabilidade do "Público" prevê "uma redução da estrutura de custos em cerca de €3,5 milhões por ano".
Para esta tarde está convocado um plenário de trabalhadores do "Público" para discutir esta proposta da administração.
O processo de reestruturação em curso no "Público" decorre dos crónicos problemas financeiros que o jornal vem apresentando desde a sua fundação. Só nos últimos cinco anos - e apesar dos vários processos e reestruturação e de corte de custos promovidos internamente - o prejuízo acumulado do "Público" ronda os 13 milhões de euros.
Recorde-se que já no final de 2011 a administração do título tinha avançado com uma proposta de lay-off de 21 trabalhadores e de redução salarial temporária a todos os trabalhadores com salários acima dos 1600 euros. O objetivo era atingir uma poupança anual de dois milhões nas despesas do jornal.
Essa proposta viria, no entanto, a ser retirada, depois de ter sido chumbada por unanimidade pelos trabalhadores do "Público". Em contrapartida, a administração do jornal avançou com um corte mais alargado e mais prolongado nos vencimentos dos funcionários do jornal.

Sem comentários:

Enviar um comentário