quinta-feira, 30 de maio de 2013

Teatro aberto corre o risco de fechar



O Teatro Aberto de Lisboa (TAL) pode estar perto de fechar as portas. A redução nos apoios dados à cultura pela Direcção-Geral das Artes, que teve especial enfoque nas companhias de teatro, fez com que o TAL visse contemplada apenas uma verba de 163 mil euros.
A direcção do teatro reagiu de imediato, afirmando em comunicado que “o futuro estava posto em causa devido à verba adiantada pela Direcção-Geral das Artes no âmbito dos concursos de apoio à criação teatral”. A urgência da situação é tão grande que, segundo a direcção do TAL, há o risco efectivo de fecho de portas já em Junho. Para que isso não aconteça, adiantam, é preciso que o Governo volte atrás na decisão.
Centenas de pessoas, entre anónimos e personalidades ligadas à cultura, mostraram solidariedade com o Teatro Aberto. João Lourenço, director da companhia e um dos seus fundadores, afirmou à agência Lusa que estas verbas colocam em causa "o funcionamento e a continuidade de quase todas as companhias e a nossa, muito particularmente”.

Texto publicado no jornal "o crime" na edição desta semana

Sem comentários:

Enviar um comentário