segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Vox Pop para a localvisão TV
Qual o impacto que o Instituto Politécnico de Bragança tem na cidade?
domingo, 26 de agosto de 2012
Cão de raça perigosa mata mulher em Matosinhos
Uma mulher foi agredida na sexta-feira à noite, em casa, em Matosinhos, pelo cão do filho e morreu, informou hoje o Comando da PSP do Porto.
A mulher , de 46 anos, foi mordida na garganta por um cão arraçado de leão da rodésia e pitbull. O cão, que recolheu ao canil de Matosinhos, era do filho da vítima, que de momento se encontra de férias.
Na altura do sucedido, a mulher estava em casa na companhia da mãe, acamada. O corpo da vítima foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto.
Mãe deve ter alta hoje
Já a mãe da mulher que morreu deu entrada no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com uma ligeira lesão devido a uma mordida do animal, mas deverá ter alta hoje.
Fonte do hospital disse à agência Lusa que a septuagenária deu entrada na sexta-feira à noite depois de ter sido mordida "de forma ligeira" pelo cão que matou a filha, salientando que não apresenta ferimentos graves, sendo o seu estado de saúde considerado "estável".
Dado que a idosa se encontra acamada, adiantou a fonte, necessita de cuidados especiais, estando o hospital a aguardar a visita de familiares para que lhe possa dar alta.
Morreu Neil Armstrong
O astronauta norte-americano Neil Armstrong, o primeiro homem que caminhou na Lua, morreu aos 82 anos, anunciou a cadeia de televisão americana NBC News.
Neil Armstrong tinha sido operado ao coração no início de agosto, para a colocação de um pacemaker, e terá morrido na consequência dos problemas cardíacos de que padecia.
Ele e o seu companheiro da Apollo 11, Buzz Aldrin, foram os primeiros homens a caminhar na lua, a 20 de julho de 1969. Segundos depois de ter pisado o solo lunar pela primeira vez, Neil Armstrong Neil Armstrong proferiu uma das frases que marcaram a história do séc. XX: "Um pequeno passo para o homem, um passo gigantesco para a Humanidade".
Governo garante lucro de 20 milhões a quem ficar com RTP
Operador privado que ganhar a concessão da RTP - que o Governo avançou esta semana como hipótese em vez da privatização de um canal - terá a garantia de um lucro de pelo menos 20 milhões de euros já em 2013
A estimativa é conservadora e está prevista no Plano de Sustentabilidade Económico-Financeira (PSEF) da RTP, aprovado no final de 2011 pelo Governo, e que está a servir de base à preparação da atividade do operador público no próximo ano
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Parfois entra na América Latina
Marca portuguesa de acessórios de moda está em 38 países. Prevê acabar 2012 com mais 89 lojas. Já abriu 40.
Para o Médio Oriente, há que reforçar o envio de artigos brilhantes, sobretudo dourados. Já os acessórios com cruzes estão proibidos em países como a Arábia Saudita, por questões religiosas. E devido ao clima quente, também não convém apostar na venda de gorros ou cachecóis. Já na Europa de Leste impõe-se um bom stock de têxteis e calçado para o frio. Na Parfois, sabe-se que a partir de Agosto não vale a pena tentar vender sandálias na Rússia. Nessa altura, já os clientes estão a preparar-se para temperaturas de fazer bater o dente.
Com 303 lojas, em 38 países, estas são algumas das regras que a marca portuguesa de acessórios de moda lançada em 1994 tem de seguir para ganhar mercado no exterior. Este ano já abriu 40 lojas e até ao final de 2012 deverá inaugurar mais 49. Algumas serão espaços próprios – que mereceram um investimento de três milhões de euros em Portugal, Polónia, França e Espanha –, outras em regime de franchising.
A América Latina é a mais recente geografia no mapa da Parfois. Em Maio estreou-se na Venezuela e no início deste mês aterrou na Colômbia. Nos próximos dois meses: Panamá e a República Dominicana. «É uma região para expandir. Deveremos ter entre oito a dez lojas até ao final do ano», explica ao SOL o director-executivo da Parfois, Sérgio Marques, indicando que o continente já estava no radar, mas só para 2013. O interesse em importar a marca por parte de um operador sul-americano acelerou o processo.
Este ano, também a Macedónia passará a estar na lista de internacionalizações da empresa de Rio Tinto, que tem apostado na expansão na Europa Central e de Leste e no Médio Oriente, onde quer estar em todos os países.
Expansão no Médio Oriente
Com 110 lojas próprias em Portugal – de um total de 145, também em Espanha, França e Polónia – e 34 franquias, modelo eleito para crescer no estrangeiro, a Parfois está hoje presente em países tão diferentes como Oman, Bósnia, Cazaquistão, Filipinas, Angola, Egipto ou Chipre.
«Não há países em que seja fácil entrar, mas a Arábia Saudita é um caso de grande sucesso», conta Sérgio Marques, antecipando que das 25 lojas que tem neste país, pelo menos duas estão entre as recordistas de vendas. «É no Médio Oriente que crescemos mais», sublinha, recordando que a Geórgia, onde lançou sete lojas em ano e meio, também «foi uma surpresa».
Empregando 1.100 pessoas, e com uma facturação de 60 milhões de euros em 2011, 63% das venda em loja da Parfois vêm do exterior. «Este ano, orçamentámos crescer 21% mas vamos crescer bastante mais. Estamos 10% acima do orçamento», assegura o responsável. Ainda que as vendas em Portugal estejam a cair 9% e esteja «apreensivo» quanto a Espanha, onde tem 42 lojas, Sérgio Marques indica que até Junho o volume de negócios aumentou 34%, para 34,9 milhões de euros.
Facebook melhora acesso a partir de iPhone e iPad
A rede social Facebook divulgou hoje uma nova aplicação destinada a melhorar o seu acesso a partir dos telemóveis iPhone e dos 'tablets' iPad da Apple, noticiaram as agências internacionais.
A nova ferramenta deverá tornar "duas vezes mais rápida" a utilização de determinadas funções, a começar pela abertura da aplicação, mas também pelo visionamento de uma foto, explicou à agência noticiosa AFP Mick Johnson, da Facebook.
A nova aplicação será compatível com as versões 4.3 e seguintes do sistema de exploração móvel da Apple.
O Facebook diz que tem cerca de 500 milhões de utilizadores móveis em todo o mundo.
Lusa/SOL
Governo concessiona RTP1 e fecha RTP2
O Governo analisou quatro modelos alternativos de privatização da RTP e optou por uma solução inesperada: a concessão da gestão da RTP1 e o encerramento da RTP2. ©Miguel Silva/SOL
O primeiro-ministro e o ministro Miguel Relvas, que tutela a área da comunicação social, assessorados pela equipa coordenada por António Borges para o processo das privatizações, já decidiram: o Estado fará a concessão total do serviço público de televisão e rádio (RTP e RDP) a um operador privado, por um período de 15 a 25 anos, mantendo a propriedade pública da empresa – soube o SOL de fonte governamental.
Esta solução de privatização cumpre três objectivos do Governo: libertar o Orçamento do Estado dos elevados custos que o grupo RTP/RDP tem representado (em média dos últimos cinco anos, cerca de 240 milhões de euros anuais); garantir o cumprimento do serviço público de conteúdos, através de um contrato a assumir pelo concessionário privado que ganhar o concurso; e manter a propriedade pública da empresa.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Urgências de Lagos e Loulé, afinal, vão continuar abertas
O ministro da Saúde assegurou hoje, em Faro, que as unidades de urgência básica de Loulé e Lagos não serão fechadas, apesar de ter recebido um relatório técnico a propor o encerramento.
"Apesar da recomendação de um estudo técnico, não temos intenção de fazer alterações nessas duas unidades", enunciou Paulo Macedo aos jornalistas, à margem de uma visita de trabalho que efetuou hoje à tarde ao Hospital de Faro.
O relatório da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência previa o fecho dos Serviços de Urgência Básica (SUB) localizados em Lagos e em Loulé.
Duras críticas
Em julho, a proposta mereceu duras críticas do deputado social-democrata Mendes Bota que afirmou que, caso o Governo avançasse, levaria o ministro da Saúde ao terreno.
"Convidá-lo-ei a fazer comigo o percurso de várias aldeias do Ameixial ou de Salir [Loulé] para verificar como não é possível alguém ser transportado até Faro em menos de uma hora", disse na altura Mendes Bota à agência Lusa.
Também o PS/Algarve alertou hoje que o possível encerramento dos serviços de urgência de Lagos e Loulé provocaria a destruição da rede de saúde do Algarve e teria fortes repercussões na segurança e imagem da região.
"O eventual encerramento dos SUB de Lagos e Loulé provocará a destruição da rede do Algarve, que o próprio documento reconhece como única, com impactos nefastos para a estratégia de desenvolvimento da região e populações, bem como uma sobrecarga para os serviços que se propõem como alternativa", sustentavam os socialistas algarvios.
Além de Lagos e Loulé, a lista da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência inclui serviços de urgência em Valongo, Oliveira de Azeméis, Idanha-a-Nova, Tomar, Montemor-o-Novo, Estremoz, Serpa, Macedo de Cavaleiros, Fafe, Santo Tirso, Peniche, Agualva-Cacém, Montijo e Lisboa (Hospital Curry Cabral, cujo encerramento já se efetivou).
Fonte - Expresso
Mãe e dois filhos morrem em explosão em Castro Marim
Três pessoas morreram hoje numa explosão registada numa residência da Quinta Sobral, concelho de Castro Marim, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
De acordo com o que o Expresso apurou, as vítimas são uma mãe de cerca de 40 anos e dois filhos, ambos rapazes, de 10 e 12 anos, que se encontravam na residência quando ocorreu a explosão, cujas causas "ainda não foram determinadas".
O pai das crianças não estava no local na altura, apesar de se ter dirigido à casa após a explosão. O casal, de origem brasileira, era dono de uma clínica dentária em Vila Real de Santo António, de acordo com informação recolhida pelo Expresso junto de fonte próxima da família.
"Sabemos que foi uma explosão, mas não sabemos a origem. Estão no local equipas dos bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da GNR e uma equipa de apoio psicológico do INEM", adiantou a fonte do CDOS de Faro.
O alerta foi recebido às 9h58, ainda segundo a fonte.
Vizinhos ouviram gritos
Vizinhos da vivenda disseram à Lusa ter ouvido gritos na casa antes do rebentamento. "Estávamos na piscina, ouvimos gritos e, numa fração de segundos, ouvimos a explosão e não ouvimos mais nada. Vimos fumo, muito fumo, chamas a sair da porta. Tentámos abrir os portões da casa e conseguimos. Chamámos para ver se estava alguém, mas ninguém respondeu", disse Alzira Sousa, de Felgueiras, que está de férias no Algarve.
Alzira Sousa afirmou que como não obtiveram resposta supuseram que ninguém estivesse em casa, "porque o vizinho de cima disse que não estava ninguém e estava tudo muito fechado", mas chamaram os bombeiros e o INEM.
"Só quando vimos os bombeiros a sair e a chorar percebemos que, infelizmente, estavam lá pessoas", disse, salientando que "entre os gritos e a explosão foi só uma fração de segundo" e não foi possível ajudar ninguém.
Blog "Mundo Jornalismo" cresce a cada mês
O blog "Mundo do Jornalismo", esta dia após dia a crescer e a aumentar o numero de visitantes. Até meio do mês de Agosto o blog recebeu perto de quatro mil visualizações e isso deve-se, ao facto de termos a nossa pagina no facebook. Obrigado pela sua preferência e brevemente este blog apresentará mais novidades.
Marcha de Almeirim organiza festa de verão a favor dos bombeiros
As marchas de Almeirim organizam festa de verão e os lucros revertem a favor dos bombeiros voluntários de Almeirim.
Esta festa decorre dia 25 de Agosto pelas 21horas no parque da zona norte em Almeirim.
O espectáculo contará com a presença da fadista Carmem batista que será acompanhada por Guilherme Frazão e António Figueiredo.
No final da noite, o baile será abrilhantado pelos "sons do ribatejo".
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Projeto bio hortas já é um sucesso
O projecto das Bio Hortas Urbanas de Almeirim – “Sachónabo”
tem seis meses de duração. Neste pouco tempo foi possível assistir a uma
transformação completa daquele espaço que noutros tempos foi local de deposição
de entulhos por parte de pessoas menos conscienciosas. Com os 60 talhões
entregues e a produzir e atendendo a que existe lista de espera, estamos neste
momento a estudar a ampliação deste projecto.
domingo, 19 de agosto de 2012
Furacão Gordon já está em mares dos Açores
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores lançou este domingo um alerta para que a população tome medidas de segurança, antes e durante a passagem do furacão Gordon pelo arquipélago, noticia a Lusa.
O furacão, que se formou no sábado, entrou cerca das 10:00 locais (11:00 em Lisboa) sobre a zona marítima dos Açores como categoria II, numa escala crescente até V, movendo-se para este a 35 quilómetros por hora.
O Gordon deverá aproximar-se das ilhas orientais (São Miguel e Santa Maria) às 06:00 locais (7:00 em Lisboa) na segunda-feira, de acordo com centro norte-americano de furacões, citado pela agência AP.
A Proteção Civil recomenda, num comunicado, que a população das ilhas que serão atingidas pelo furacão reforce os telhados, portas e janelas e desobstrua o sistema de drenagem à volta de casa, como medidas de prevenção.
Antes do furacão atingir os Açores, a população deve ainda guardar todo o equipamento solto no jardim, acautelar os animais e as alfaias agrícolas e ancorar os barcos ou colocá-los numa área mais segura.
Durante a intempérie, a Proteção Civil aconselha a população a manter a calma e acalmar os outros e a seguir as instruções transmitidas pela comunicação social, acrescentando que as pessoas não devem sair de casa, a não ser numa situação de absoluta necessidade, e em caso de se encontrarem fora de casa, devem procurar abrigo imediatamente.
Os meteorologistas disseram que esperam que o Gordon enfraqueça um pouco hoje, mas que ainda deverá ser um furacão quando passar no grupo oriental do arquipélago português.
O centro de previsões de Miami disse ainda que grandes ondas podem atingir as ilhas dos grupos oriental e central dos Açores já hoje à tarde e que fortes chuvas são esperadas.
Para o final do dia de hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou sob aviso vermelho - o máximo - o grupo oriental dos Açores, para onde prevê, para a ilha de S. Miguel, ventos médios de 90 quilómetros por hora, com rajadas entre 120 e 130 quilómetros por hora.
Para a ilha de S. Maria aguarda-se ventos médios de 130 quilómetros por hora, com rajadas até 160 quilómetros por hora.
Além da precipitação intensa e trovoada, o IM estima que a ondulação chegue varie entre os 14 e os 16 metros.
Criminoso de guerra sérvio cumpre pena em Portugal
Um antigo general sérvio, condenado por crimes de guerra durante o conflito dos balcãs, vai cumprir pena de prisão em Portugal.
O militar foi condenado a 20 anos de prisão e o Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu que a pena seria cumprida no Estabelecimento Prisional de Alta Segurança de Monsanto.
Mile Merketch foi responsável por assassínio, tortura e maus tratos e este envolvido no massacre que 194 croatas em 1991, durante a ocupação da cidade de Vukovar, junto à fronteira com a Sérvia.
O TPI deu como provado que o antigo general ordenou que estas vítimas fossem levadas de um hospital para uma quinta, onde foram mortas e enterradas numa vala comum.
"Madeira só tem dívida porque Estado abusa"
O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, considerou no sábado à noite, no Porto Santo, que foi o Governo Central, de coligação PSD/CDS-PP, a dar o primeiro passo de separatismo ao remeter ao arquipélago o pagamento da sua dívida.
"E no meio disto tudo, também temos que ter presente uma coisa: como viram a República disse 'a Madeira que pague as suas dívidas e nós, República Portuguesa, pagamos as nossas'. Afinal quem são os separatistas?", questionou Alberto João Jardim, que respondeu: "Quando um Estado como Portugal diz 'amanhem-se lá na Madeira e paguem o que fizeram', está dado o primeiro passo de separatismo, mas quem deu o passo foi o Governo de Lisboa".
No comício que assinala a rentrée do PSD-M, o também presidente do Governo Regional da Madeira sustentou: "Durante anos, como Lisboa e os poderes que lá estão não podiam negar o trabalho que se tinha feito na Madeira, então, para nos denegrir, eles começaram a dizer que nós vivíamos à custa da população do Continente".
"Não há investimento do Estado desde a autonomia"
"Nada de maior mentira, nada de mais mentiroso que essa afirmação", declarou Alberto João Jardim, perante centenas de pessoas que se concentraram no largo junto dos Paços do Concelho, frisando: "Não há um investimento do Estado na Região Autónoma da Madeira desde a autonomia".
A este propósito, repetiu que "o Estado aqui paga as polícias, paga os tribunais, paga as Forças Armadas, que é o que está aqui para nos vigiar".
Aos presentes, Alberto João Jardim explicou as circunstâncias que levaram à dívida pública de seis mil milhões de euros, que levou ao pedido de assistência financeira a Lisboa, reiterando que a Constituição determina que o pagamento das despesas com saúde e educação cabem ao Estado.
"Gastámos em investimento e em despesas do dia a dia desde que começou a autonomia, só em educação e saúde, nas matérias que a Constituição manda que seja o Estado a pagar, nove mil milhões de euros", exemplificou, insistindo que "se o Estado tivesse cumprido as suas obrigações neste momento, apesar de tudo o que se fez, a Madeira não tinha dívida".
"E a Madeira só tem dívida porque temos um Estado que não é de direito, que abusa e faz o que quer das regiões e dos municípios", salientou o presidente do PSD-M.
"Estamos manietados por gente estrangeira"
Alberto João Jardim referiu ainda que, na sequência do programa da troika, o país está "subjugado pelo poder estrangeiro".
"A realidade é esta, perdemos a independência nacional, perdemos a soberania nacional, estamos governados, estamos manietados por gente estrangeira", observou, frisando, contudo, que há forma de sair desta situação.
"Temos de nos aliar a todos aqueles que estão dispostos a mudar a política europeia", que disse ser a "favor do grande capital", desafiou o responsável, alertando, de novo, que não é "com este regime político" que "Portugal vai levantar a cabeça".
No final do comício de verão do PSD-M, Alberto João Jardim deixou ainda uma mensagem de esperança: "Não desanimem, há esperança, a história não tem um fim, há sempre novos caminhos", afirmou, notando ser "preciso lutar" para encontrar esses caminhos e contra as forças do dinheiro, as sociedades secretas e os situacionistas.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/madeira-so-tem-divida-porque-estado-abusa=f747643#ixzz23zzummm2
"Eu não vou para um conselho de administração", diz Louçã
O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louça, defendeu, esta noite, que a sua sucessão representa a abertura a um novo ciclo político e que uma direção bicéfala é uma solução "para o século XXI".
"O que é estranho é que a sociedade não se faça representar nos partidos como ela é. No século XXI procuramos soluções para o século XXI", disse Louçã aos jornalistas à margem de um comício que teve lugar em Quarteira, Algarve.
Sublinhando a necessidade de abrir um novo ciclo político dentro do Bloco de Esquerda, o dirigente disse que a renovação tornará o partido mais forte "numa altura em que é preciso uma esquerda mais forte".
"O poder não deve ser exercido durante tempo demais"
Justificou que o poder "não deve ser exercido durante tempo demais" e considerou que é útil para o partido "dar lugar a outras pessoas", de acordo com "o princípio republicano".
Escusando-se a revelar o que fará depois de sair do partido, garantiu que estará "em todas as lutas", com "mais tempo" para as pessoas.
"Sim, contem comigo, eu não vou para um conselho de administração. Eu vou estar aqui onde é preciso que haja ideias, combatividade, com um pé na rua, próximo das pessoas, porventura com mais tempo, fazer tudo o que me for pedido e for necessário para uma esquerda forte", disse.
Escusando-se a comentar os dois nomes apontados para a sua sucessão - João Semedo e Catarina Martins -- refutou qualquer tentativa de condicionar a opinião dos militantes.
"Cada pessoa tem a sua opinião e votará de acordo com ela, o que seria estranho seria eu não dizer o que penso. Eu não escondo a minha opinião", justificou.
"BPI e BCP já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente"
Francisco Louçã defendeu a nacionalização dos bancos BPI e BCP, porque foram financiados pelo Estado e, portanto, "já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente".
Louçã observou que o Governo pagou 6000 milhões de euros a esses bancos, o que perfaz várias vezes o seu valor.
"Se o Estado português, com o dinheiro dos portugueses, pagou quatro vezes o valor do BPI e três vezes o valor do BCP, esses bancos devem ser postos ao serviço do crédito público, devem ser nacionalizados porque já estão a ser pagos pelo dinheiro de toda a gente", disse, sublinhando que devem ser usados "para dar crédito e ajudar a economia".
A política de alguns bancos foi um dos alvos do dirigente bloquista, que criticou a possibilidade de as instituições de crédito aumentarem os juros do crédito bancário em caso de divórcio de um casal e defendeu um período de carência de juros para esses casos.
"Fechar a porta à troika"
Durante o discurso, Louçã defendeu que Portugal "feche a porta à 'troika' e abra a porta à Europa", recusando o pagamento dos juros exigidos pelos credores internacionais.
"Quando a Europa empresta 78 mil milhões e cobra 34 mil milhões em juros, percebe-se que a senhora Merkel se ria de nós, mais vale ser assaltado com uma pistola na mão", afirmou.
"Cumprimos as nossas obrigações, pagamos o que devemos, mas não pagamos o que não devemos. A dívida abusiva não tem que ser paga", defendeu.
Fonte - Expresso
Grécia necessita de mais ajuda financeira
As necessidades orçamentais da Grécia para os próximos dois anos estão cerca de 2.500 milhões de euros acima das estimativas iniciais, de acordo com a edição da próxima semana da revista alemã Der Spiegel.
Segundo a publicação, essa é a conclusão da última visita a Atenas dos peritos da troika (Comissão Europeia, Banco Central Alemão e Fundo Monetário Internacional), que atribui o aumento das necessidades do Estado grego aos reveses sofridos nos processos de privatização e às baixas receitas fiscais.
As necessidades financeiras da Grécia para os próximos dois anos são agora estimadas em 11.500 milhões de euros e a Der Spiegel assegura que podem atingir os 14 mil milhões.
A revista acrescenta que os governos da zona do euro estão à procura de uma forma de cobrir o buraco financeiro da Grécia sem um novo pacote de ajuda. Umas das opções consideradas é a redução de juros dos empréstimos
Fonte - Expressoterça-feira, 14 de agosto de 2012
Criança morre após ser mordida por cão
Uma menina com 1 ano e meio de idade morreu hoje, no Porto, na sequência dos ferimentos resultantes das mordidelas de um cão, disse à agência Lusa fonte da PSP do Porto.
Segundo a mesma fonte policial, o incidente aconteceu cerca das 17h numa habitação na Rua de Camões, no Porto, quando um menina com 1 ano e meio sido mordida por um cão. "Na sequência dos ferimentos, a criança acabou por falecer no Hospital S. João", acrescentou a mesma fonte.
De acordo com a RTP, trata-se de um dogue argentino, que figura na lista de cães potencialmente perigosos.
Segundo fonte do hospital S. João, "a criança sofreu vários traumatismos, que resultaram numa hemorragia abundante, o que provocou a paragem cardiorrespiratória".
No local estiveram a PSP do Porto e o INEM.
Segundo fonte da polícia, o acidente foi comunicado ao canil municipal, sendo responsabilidade deste a recolha do animal, que pertence aos donos da habitação.
"Os desempregados são as vítimas do desgoverno anterior"
O primeiro-ministro teceu duras críticas à cultura de gastar mais do que se deve adoptada pelos governos anteriores e pelos próprios portugueses e que o objectivo é cumprir o programa de quatro anos "porque Portugal precisa para não voltar à cultura do facilitismo"
“Muitos venderam a ilusão de que poderíamos viver muito além das nossas possibilidades. Hoje sabemos qual foi o resultado dessa situação”, acusou Passos Coelho, explicando que a “perspectiva de enganar os portugueses e de criar nos nossos credores a ideia de que tencionamos gastar tudo o que nos dão e de não pagar é uma cultura que varremos”.
E Passos Coelho defende uma “regra de ouro” que passa por, “gaste o governo o que gastar, não temos o direito de comprometer o futuro das novas gerações. Esta regra dá para todas as famílias políticas”.
“Se queremos que todo o nosso esforço não seja inglório, então é importante apelar ao sentido de responsabilidade de todos os partidos para que esta regra possa ser adoptada em Portugal e que de hoje em diante não seja preciso mais ninguém pedir sacrifícios aos portugueses”, resumiu o governante.
Passos Coelho acrescentou que querem cumprir o programa de quatro anos, mas que “tudo o que temos para fazer nas várias áreas nos próximos três anos dependem em muito da maneira como os próprios portugueses aderirem a esta nova vida e a esta mudança que estamos a construir”.
“Acabou-se o tempo dos privilégios”, disse ainda o responsável garantindo, em jeito de conclusão que “os nossos sacrifícios vão valer a pena, aliás, os nossos sacrifícios estão a valer a pena”
III edição da Feira de Trocas dedicada ao respeito pelos animais decorre dia 26 de Agosto
A III Edição da Feira de Trocas em Chãos acontece no próximo dia 26 de Agosto em Ferreira do Zézére nas instalações da antiga escola primária de Chãos entre as 11 e as 19 horas. O tema deste certame é dedicado ao respeito dos animais.
"A atitude que pretendemos partilhar tem
a ver com os animais, o nosso respeito e amor para com eles e a sua
protecção", refere Cristiano Gandra, da Associação Arca de Lis que,
juntamente com um grupo de cidadãos anónimos, organiza esta terceira edição.
Deste modo, a Associação Protectora dos Animais de Tomar (APARR) é a
Instituição escolhida para receber o "bilhete de entrada" do
evento que consiste na entrega de alimentos para cães. No local, para além das
trocas de objectos, alimentos ou vestuário, terá lugar uma campanha de adopção
de três cachorrinhos que actualmente estão à guarda da APARR e ainda uma
corrida de obstáculos, um treino obediência e algumas brincadeiras com
cães, possível graças à colaboração da TEMPLARDog. Vai ser ainda
dinamizada uma mesa redonda em torno do tema «Aqueles que não têm dono»,
que visa sensibilizar para o combate ao abandono dos animais e a promoção
de novos hábitos de adopção. O evento conta ainda com a participação de Manuel
António (Esparguete) que vai dirigir um workshop de Jogos de Teatro. Os
interessados em participar não necessitam de se inscrever previamente. Basta
aparecerem com objectos de que já não precisam para a troca. Na memória
vão guardar, de certeza, um domingo diferente, coroado por um conjunto de
emoções. Tudo isto sem gastar qualquer dinheiro.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Teresa Portela repete presença numa final
A portuguesa Teresa Portela qualificou-se hoje para a final da prova de K1 200 metros de canoagem dos Jogos Olímpicos-2012, ao ser 3ª classificada na terceira meia-final.
A canoísta lusa, que já foi 6ª classificada na final de K4 500 metros, gastou 41,562 segundos, sendo repescada para a final ao conseguir o segundo melhor tempo entre as canoístas que ficaram no 3.º posto das três meias-finais.
A final disputa-se no sábado, a partir das 10h14.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Incêndio controlado em Figueiró dos Vinhos
O incêndio que deflagrou hoje pelas 15h em Azeitão, Figueiró dos Vinhos, encontra-se controlado, disse o comandante distrital de operações de socorro de Leiria, José Manuel Moura.
O fogo consumiu floresta e chegou a ser combatido por 254 operacionais, com o auxílio de 70 veículos, dois aviões e dois helicópteros.
O combate às chamas ficou marcado pela morte de um bombeiro da corporação de Figueiró dos Vinhos.
Voluntário há 19 anos
Vítor Mundinho, de 53 anos, contava com 19 anos ao serviço nos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos e era funcionário da Câmara Municipal.
O comandante da corporação de Figueiró dos Vinhos, Joaquim Pinto, afirmou que o bombeiro estava sozinho numa viatura de abastecimento de água e, quando já estava a regressar à zona de combate, depois de atestar o depósito do carro, "foi apanhado pelo fogo", vindo a morrer.
O acidente ocorreu poucos minutos antes das 17h em Aldeia de Ana de Avis, que chegou a estar ameaçada pelas chamas.
A viatura que conduzia caiu numa ravina, numa estrada 'cercada' por um eucaliptal, numa curva apertada, em direção à localidade de Azeitão.
Familiares recebem acompanhamento psicológico
A família do bombeiro está já a receber acompanhamento psicológico, disse à Lusa o presidente daquele município, Rui Silva.
"Já se encontra uma psicóloga a prestar todo o apoio necessário à família do bombeiro que hoje morreu ao serviço do concelho", informou o autarca.
"É um dia muito negro para Figueiró dos Vinhos, mas todos temos de saber enfrentar as adversidades. Tenho que deixar uma palavra de ânimo aos bombeiros e reforçar os pêsames a toda a família deste profissional que morreu ao serviço de Figueiró", acrescentou.
Também à Lusa, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, Filipe Silva, definiu como um "grande choque" a morte do bombeiro, que "desmotiva e desmoraliza toda a corporação".
"Não há palavras para descrever esta tragédia", disse.
Também o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses lamentou a morte de Vítor Mundinho, "um grande cidadão de Portugal" e que merece "o respeito da sociedade portuguesa.
Jaime Marta Soares disse que se perdeu "um homem, motorista de profissão, que, com orgulho, muitas vezes deixava a sua casa, a família e os filhos, para ir prestar uma função cívica e ajudar a resolver os problemas de quem sofre"
Fonte - ExpressoUltima Hora - Morreu bombeiro a combater o fogo em Figueiró dos Vinhos
O incêndio que deflagra em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria provocou a morte de um bombeiro que combatia as chamas. Segundo a Rádio Renascença que entrevistou o comandante das operacões, Joaquim Pinto que referiu "Já temos uma situação muito grave no nosso corpo de bombeiros - a perda de um bombeiro, que foi apanhado pelo fogo quando ia a circular", e descreve que "o incêndio está com muita violência". "O vento está muito forte e humanamente é impossível combatê-lo", diz o comandante.Acrescentou ainda que "O pessoal não se consegue chegar ao pé do incêndio, Está muito forte. Não temos condições para poder combater o incêndio neste momento".
Segundo a mesma fonte, a Câmara mandou evacuar por precaução cerca de 600 pessoas das praias fluviais do concelho devido à proximidade das chamas, que lavram no concelho. "A primeira a ser evacuada foi a de São Simão das Fragas, pelas 15h30, e depois, por precaução foram retiradas mais 300 pessoas da praia fluvial da Aldeia Ana de Aviz", informou Rui Silva.
Aumento do calor provoca aumento de incendios
Com o aumento do calor que se faz sentir de Norte a Sul do País faz aumentar também o numero de incêndios florestais. Neste momento encontram-se segundo o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil estão ativos quatros incendios. Os fogos que estão a preocupar a protecção civil é o incendio na localidade Azeitão, concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria que já mobilizou para o terreno cerca de 266 homens apoiados por 46 veiculos operacionais. Deflagrou por volta das 15 horas e tem neste momento duas frentes ativas.
Os outros incêndios, que também já mobilizaram alguns homens e meios aéreos para o terreno acontecem no distrito de Bragança, nomeadamente no Concelho de Vimioso sendo que um é na localidade de Algoso e outro em Avinhó.
Por fim, o ultimo acontece, no Concelho de Seia, distrito da Guarda na localidade de Quinta do Ferreiro e já mobilizou até ao momento cerca de 86 bombeiros apoiados por 20 veículos operacionais.
Escrito por: Nuno Sotto Mayor
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Portugal ganha prata na canoagem
Dupla Fernando Pimenta-Emanuel Silva esteve a 53 centésimos de segundo da conquista da medalha de ouro na final olímpica de K2 1000 metros, na canoagem.
Os portugueses Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistaram hoje a medalha de prata na prova de K2 1000 metros de canoagem dos Jogos Olímpicos Londres-2012, ganha pela Hungria.
A dupla lusa gastou 3m09,699s e foi apenas batida pelos húngaros Rudolf Dombi e Roland Kokeny (3m09,646s).
Na 3ª posição ficaram os alemães Martin Holstein e Andreas Ihle, com 3m10,117s.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
"Acho que as pessoas se esqueceram um bocadinho que não é vergonha nenhuma ter formação. Aliás é um dever que temos para connosco, faz parte do crescimento e da evolução"
O "Curso de Teatro e Televisão de Trás para a Frente" é um projeto inovador e pioneiro em Portugal e está prestes a arrancar com as audições para este curso. Terá lugar já, dia 12 de Agosto em Lisboa.
O blog "Mundo Jornalismo" teve à conversa com uma das fundadores deste projeto, Mónica Leite que explicou como irá decorrer este curso e quais os seus principais objetivos bem como as suas fases. Deixou ainda, uma incentivo para aqueles que são mais "inibidos" se inscreverem neste curso que pode mudar a vida daqueles que serão amanhã os futuros atores, realizadores, maquilhadores, produtores, cenógrados.
Fale-nos
um pouco sobre este curso?
Este curso complementa a educação e a
formação artística de quem quer seguir a profissão de actor, ou
director/encenador/realizador, ou cenógrafo, ou designer, ou maquilhador, entre outras áreas. É um curso cheio de formadores profissionais e muito prático. Assim como os
bailarinos e os cantores têm de praticar todos os dias também o têm de fazer os
actores, directores, cenógrafos, designers, maquilhadores.
Como
é que ele é constituído?
Este curso está dividido em três
anos, cada um deles com três trimestres, nove trimestres no total. O primeiro
ano é comum para todos e os alunos vão ser expostos
a diversas matérias. Vão construir cenários, desenhar, construir e desenhar
roupa, tratar das luzes e do som, pôr maquilhagem neles próprios e no outro,
fazer adereços, representar para teatro e para câmara, dirigir,.. Depois no
segundo ano vão poder optar e no terceiro terão um estágio.
Como
é que surgiu esta ideia?
Viajei com os UWP (Up With People)
durante um ano e depois estudei nos EUA durante sete anos. Fiz o BA em Theatre
Arts Acting/Directing e depois o MFA em Theatre Arts Directing. Durante este
tempo todo construi
cenários, desenhei, construi e desenhei roupa, andei pendurada a tratar das
luzes e do som, a fazer maquilhagem a mim e aos outros, a fazer adereços, a
representar, a dirigir,... enfim, foram cursos bastante completos que me
ajudaram não só a decidir qual o caminho que queria seguir mas também a ter um
respeito grande pelo trabalho dos outros. Criava-se, cria-se uma grande entre
ajuda. Achei e acho isso bastante importante. Cresci muito como pessoa e
artista. Nessa altura o que pensei foi, que bom que seria chegar a Portugal e
implementar cursos destes.
Decorre
apenas em Lisboa ou pretendem criar escolas em mais alguns pontos do País?
A ideia é chegar aos vários pontos
do país.
Até
ao momento quantas inscrições já conseguiram?
As inscrições que temos são as das
audições, só depois disso é que decidiremos e saberemos quem serão os escolhidas
para fazer parte do curso.
Quais
as vossas expetativas?
Formar profissionais que tenham um
maior respeito e reconhecimento pelo trabalho de quem no dia a dia está com
eles ao lado. Uma maior entreajuda que levará a um maior sucesso de cada um
como artista e como pessoa.
Porquê
o nome "Curso de Teatro e Televisão de trás para a frente?
À frente e atrás das câmaras e
dentro e fora do palco. Do que se passa atrás, até ao que se vê cá à
frente.
Quais
são as saídas profissionais ou as áreas que os formandos depois de tirarem este
curso podem trabalhar?
Dizem que um actor demora 20 anos a
formar. Pois é estes são 3 anos na vida de um actor, ou director, ou cenógrafo
ou designer, ou… ou…. O importante é sair deste curso com mais conhecimentos
sobre si próprio, sobre a arte que se quer seguir e sobre o seu caminho como
artista. Por isso no fim dos três anos ser-lhe-á por certo muito mais fácil trabalhar em conjunto com outros
artistas, em teatro, televisão, cinema, em qualquer das áreas que escolher.
Acredite em si!
Para
quem está ainda indeciso de fazer este curso faça um pequeno apelo para aqueles
que estão mais receosos?
Este curso complementa a educação e o lado artístico de quem quer seguir
esta profissão. É um curso cheio de formadores profissionais, muito prático.
Assim como os bailarinos e os cantores têm de praticar todos os dias, também o
têm de fazer os actores, directores, etc... JUNTE-SE A NÒS E SEJA O PRIMEIRO A TER ESTA FORMAÇÃO COMPLETA EM PORTUGAL!
Muito
resumidamente fale-nos sobre o seu percurso de vida profissional?
A Mónica Leite é uma das
Fundadoras e a Directora Artística da Ilha D’Arte. Em Maio de 1999 a Mónica
terminou o seu Master of Fine Arts em
Artes Teatrais “Directing” na California State University em Fullerton. Nos Estados
Unidos encenou várias peças sendo tendo as últimas recebido criticas no LA
Times, Bodas de Sangre, The Odd Couple, female version, A
Taste of Honey, e como actriz entrou em várias peças The Machine,
“Actor’s Nightmare”, The Road to Los Angeles. Já em Portugal tem feito
várias encenações com os seus alunos na Casa do Artista e para a Ilha D’Arte
este ano João e As Mulheres no ano passado Maria Henrique em “A Irmã
Maria Explica”, também duas peças para o Grupo de Teatro do Metropolitano de
Lisboa. Também em Lisboa entrou como actriz em duas produções dos Lisbon
Players, Bed e A Doll’s House. Em Outubro de 1999 foi convidada
pelo Armando Cortês para Coordenar do Programa de Teatro da Academia da Casa do
Artista, cargo que desempenhou até 2007. Em Janeiro de 2001 convidada pelo
Virgílio Castelo começou a fazer o Controlo Final na NBP Produção em Vídeo S.A.
(Algumas das novelas e series: Olhos de Água, Ganância, Anjo Selvagem, Super
Pai, Senhora das Águas, Filha do Mar, Bons Vizinhos, Tudo Por Amor, Sozinho em
Casa, Último Beijo, Saber Amar, Ana e os Sete, Morangos com Açúcar, Ninguém
Como Tu, Tempo de Viver, Ilha Dos Amores, Fascínios, A Outra, Olhos nos Olhos,
Anjo Meu, Remédio Santo, Doce Tentação...)
Como foi essa experiência e o que é que isso lhe transformou
a vida artística?
A experiência foi
fantástica. Muitas oportunidades de trabalhar com profissionais e com alunos
numa mistura que leva cada um a querer fazer sempre melhor. Os trabalhos, nas
aulas, eram avaliados pelos professores mas depois os espectáculos eram vistos
pelo público em geral e criticados pelos jornais, como qualquer outro espectáculo
profissional.
Este curso está repleto de formadores profissionais em cada
área e haverá ainda convidados especiais. Sem levantar muito a ponta do véu
quem são os formadores?
Aqueles que já estão
confirmados:
Mónica Leite - Master of Fine Arts - Theatre Arts Directing
Maria Henrique - Actriz, Encenadora, Directora de Actores e pioneira do Coaching para Actores em Portugal
José Fanha - Escritor/Poeta/Dramaturgo
Miguel Ramos - Fashion Designer
Beatriz Ramos de Matos - Designer de Cena
Ivan Coletti - Maquilhador, Actor, Produtor
Sofia Santiago - Professora de Dança
Denise Domingos – Luminotecnia
Mas teremos mais inclusive alguns convidados que vêm do estrangeiro.
Desde que veio
para Portugal começou por implementar o que aprendeu em prático e quais foram
as maiores dificuldades que sentiu?
Quando vim para Portugal
comecei, meses depois, a dar aulas na recém aberta Casa Do Artista, convidada
pelo querido Armando Cortês. Demos início à formação na Academia da Casa do
Artista em 1999. Com o Trabalho com a Ana Nave e depois com o convite do
Virgilio Castelo para trabalhar na então NBP comecei a inteirar-me dos novos
nomes do teatro e televisão nacionais.
Na sua opinião, como vê o panorama artístico principalmente na
representação em Televisão, dado que, agora tem surgido novas estrelas e rostos
que nos entram todos os dias nas nossas casas?
Está em crescimento em
número, mas nem sempre em qualidade. Acho que as pessoas se esqueceram um
bocadinho que não é vergonha nenhuma ter formação. Se forem aos EUA por
exemplo, e quiserem ter uma aula de representação podem por certo cruzar-se com
um actor que conhecem. Isto porquê? Porque não é vergonha nenhuma praticar,
aliás é um dever que temos para connosco, faz parte do crescimento e da evolução.
Os bailarinos só dançam, ou ensaiam quando têm espectáculos? Os músicos só
tocam, ou ensaiam quando têm espectáculos? Pois então e os actores? E os
Directores? E os Cenógrafos, e designers de moda, luzes, som, etc? Pois é
parece-me que há qualquer coisa cá em Portugal que leva algumas pessoas a
sentirem-se constrangidas ao praticar e aprender mais sobre eles próprios e a
profissão. A vida é uma aprendizagem e ao fazemos um ou dois trabalhos não podemos
achar que sabemos tudo.
Temos lugar para eles todos?
Haverá lugar para os que mais trabalham e
mais evoluem, mais investem e que com tudo isso mais marcam a diferença.
Na sua opinião eles conseguem lidar com tanta exposição
mediática?
Alguns lidam bem e outros
menos bem.
Para terminar a nossa entrevista o que é necessário para ser
um grande artista?
Humildade.
Escrito por: Nuno Sotto Mayor
Incêndio em Coimbra preocupa Protecção Civil
O incêndio que deflagrou hoje em Digueifel, concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra por volta das 17 horas arde com grande intensidade. Neste momento, conta no terreno com 333 homens apoiados por 71 veiculos operacionais e tem duas frentes ativas. Já foi acionado para o local vários grupos de combate a incêndios florestaia, nomeadamente, da Guarda, Viseu, Castelo Branco e Aveiro.
Em atualização
Subscrever:
Mensagens (Atom)