terça-feira, 19 de novembro de 2013

PJ deteve dois grupos criminosos que terão lesado o Estado em 22 milhões de euros

A PJ procedeu hoje a uma vasta operação a nível nacional, em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e o Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA). As autoridades desmantelaram duas organizações criminosas fortemente indiciadas pela prática continuada de crimes de associação criminosa, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Estes terão lesado o estado em cerca de 22 milhoes de euros. 

Estes grupos dedicavão-se à venda de metais preciosos, onde efectuavam transações comerciais sem procederem à respetiva declaração à Autoridade Tributária ou fazendo-o com falsidade, lesaram a Fazenda Nacional em dezenas de milhões de euros, em sede de IRC e IVA.  Para alem dos 22 milhões de euros, ascende outro a 8 milhões de euros imputadas aos dois grupos investigados, cujas vantagens patrimoniais foram ocultadas ou aplicadas em operações de compra de património em nome de terceiros. 

No decurso desta operação foram apreendidas 31 viaturas automóveis topo de gama, 22 imóveis e diversos ativos financeiros (contas bancárias e outros instrumentos financeiros) de valor superior a quatro milhões de euros), além de mais de cem mil euros em dinheiro, 20 Kg de ouro, 3 armas de fogo e diversa documentação com interesse probatório.  nove pessoas, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, indiciadas pelos crimes em investigação, além de dois outros suspeitos em flagrante delito por posse de arma de fogo ilegal foram tambem detidas no ambito desta operação. 

Os detidos irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário