segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Robô Curiosity aterrou com sucesso em Marte


O robô Curiosity aterrou com sucesso no planeta Marte, anunciaram hoje as equipas da NASA em Pasadena, na Califórnia.
O robô aterrou pouco depois das 5h31 TMG (6h31 em Lisboa) e já enviou as primeiras imagens para Terra.
"Hoje, as rodas de curiosidade começaram a desbravar a trilha de pegadas humanas em Marte. Curiosidade, o veículo mais sofisticado alguma vez construído, está agora na superfície do planeta vermelho, onde vai responder a antigas questões, como sse já existiu vida em Marte - ou se o planeta pode sustentar a vida no futuro ", escreve o administrador da NASA, Charles Bolden, num texto publicado nosite do instituto.
Se tudo correr conforme o planeado, a primeira paragem do Curiosity será Gale Crater, lugar que pode ter tido um lago, de acordo com a estação de televisão CNN. Quase um ano depois, o robô vai chegar a Monte Sharp, no centro da cratera. 
O Curiosity deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentado por um gerador nuclear, tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana.
Para tal, o robô possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.

Missão "crucial" para os EUA 


A primeira imagem enviada é uma fotografia de grande angular de solo rochoso perto da frente do robôt. Mais imagens estão previstas para os próximos dias. 
Outros instrumentos analisarão o ambiente para aí procurar moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida, já detetada em Marte em várias ocasiões por uma sonda norte-americana em órbita. O robô poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras e analisá-las.
A água líquida, no entanto, é algo que os cientistas não esperam encontrar em Marte. Os especialistas da Nasa apenas admitem que se existir será muito abaixo da superfície sem ser possível que o Curiosity a consiga detetar.
A missão do Curiosity foi definida como "absolutamente crucial" para determinar se os terrestres estão sozinhos no universo, como Marte se transformou em planeta árido e preparar o eventual envio de seres humanos para o planeta vermelho.
Esta missão acontece numa altura em que o Orçamento da Nasa sofre reduções e a China torna mais ambicioso o seu projeto espacial.

Sem comentários:

Enviar um comentário