terça-feira, 31 de julho de 2012

Última Hora - Despiste na EN118 provoca um morto

O despiste do camião que ocorreu junto a Compal, hoje ao inicio da tarde, mais propriamente em  frente à Fábrica dos Postes Carmo, em Almeirim na EN118, provocou a morte do condutor que transportava no seu interior gás.  
Ao que o blog "Mundo do Jornalismo" conseguiu apurar o camião ficou totalmente desfeito e o condutor encontrava-se encarcerado na cabine.    
No local esteve o helicoptero do INEM e os bombeiros voluntários de Almeirim. O acidente vai ser agora investigado pelas autoridades. 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Deliberações da reunião de câmara hoje em Almeirim


  • Hoje foi dia de reunião de Câmara em Almeirim 
    Entre outros assuntos foram tomadas as seguintes deliberações:

    Foi aprovado, com 4 votos a favor (PS) e 2 votos contra (MICA e CDU), a emissão de pareceres prévios vinculativos para ajustes directos simplificados.

    Foi aprovado, com 5 votos a favor (PS e MICA) e 1 abstenção (CDU) a proposta de alteração pontual ao PDM, no antigo Campo do Sporting, em Fazendas de Almeirim. 

    Foi aprovado, com 4 votos a favor (PS) e 2 abstenções (CDU e MICA) a proposta de autorização de aquisição por via da usucapião, dos equipamentos sociais destinados a Centro do Dia, Centro de Saúde, Infantário, Escola Primária, Creche/ATL e Centro de Dia de Fazendas de Almeirim;

    Foi aprovado, por unanimidade, a proposta da minuta do contrato de “Desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular para as escolas do 1º ciclo do concelho de almeirim ano lectivo de 2012/2013 renovável por 1 mais 1 anos”

    Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de aditamento ao protocolo de cooperação celebrado entre o Município e as Associações de Pais de Alunos do Ensino Oficial de Almeirim e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, aprovado em reunião de câmara de 18/06/2012;

    Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de alteração à sinalética na circular urbana de Almeirim;

    Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de apoio às festas anuais das juntas de freguesia do concelho de Almeirim;

    Foi aprovado, por unanimidade, a metodologia de comparticipação de passes escolares a alunos matriculados nas áreas de oferta educativa fora da área de residência.

    Foi aprovado, por unanimidade, a proposta de contratação e seguros de acidentes pessoais para actividade temporária.

    Foi ainda deliberado ceder à Associação de Caçadores “Almeirinenses” a escola primária do Arneiro da Volta, que se encontra sem utilização desde há vários anos, assim como apoiar financeiramente a Associação de Apoios às Famílias de Fazendas de Almeirim na elaboração de projectos de levantamentos topográficos das suas instalações.   

D. Otília é a heroína de New Bedford


Otília Martins, 80 anos, é uma emigrante portuguesa nos Estados Unidos, e é notícia na Fox 25 News por ter afugentado dois ladrões do supermercado do genro em New Bedford, com a fruta exposta no balcão. 
O supermercado, nas mãos da família há trinta anos, até tem trancas na porta e videovigilância, mas nem isso dissuadiu os dois assaltantes que ameaçaram a funcionária com uma arma, e exigiram o dinheiro à hora de almoço. O caso ocorreu no final deste mês.
Otília Martins estava no supermercado da família a fazer compras. Nas imagens das câmaras de vigilância é visível o momento em que a emigrante portuguesa procura algum objecto na mala para tentar impedir os ladrões. Sem sucesso, recorre ao que tem mais à mão: mangas e maçãs expostas numa cesta junto à máquina registadora.
Um dos assaltantes ainda a agride com a coronha da arma e ambos saem a correr do supermercado. O genro, Manuel  Nogueira, relatou à Fox 25 News que estava no exterior do estabelecimento, ouviu a sogra a gritar e a sair da loja, com sangue na cabeça e pensou que lhe tivessem levado a mala.
Manuel Nogueira correu atrás dos ladrões e conseguiu imobilizar um deles a dois quarteirões da loja. A polícia deteve-os quinze minutos. 
Os larápios ainda conseguiram levar cerca de 500 dólares, mas agora estão detidos e enfrentam acusações de vários crimes. 
Otília Martins ficou com um ferimento na cabeça mas encontra-se bem de saúde.


Fonte - CM

Telma: lágrimas, desespero e consciência tranquila


Foi no chão do pavilhão de judo no ExCel que Telma Monteiro passou os primeiros minutos após uma frustrante derrota logo no primeiro combate. Sentada, de cabeça baixa, a judoca estava inconsolável. Nem família, nem treinadores, nem amigos conseguiam encontrar maneira de confortar a atleta. Quase todos choraram. "Mas porquê? Porquê? Eu fiz tudo, fiz tudo!", repetia. As palavras não eram muito percetíveis, ao contrário dos sentimentos. Até mesmo quem anda só por aqui a trabalhar de malas às costas não consegue ficar indiferente ao drama que vive naquela zona, atrás das bancadas.
Nuno Delgado foi o primeiro a comentar o resultado. Mostrou-se calmo, quase politicamente correto mas num registo de grande sinceridade. "Quero primeiro enviar uma mensagem de gratidão por tudo o que fez por Portugal. Com esta adversária, em dez combates ganharia oito ou nove. Hoje perdeu. O treinador da outra lutadora conseguiu gizar bem a tática para bloquear de forma eficaz a Telma. Ainda assim, temos de agradecer-lhe por tudo".
Nesta altura, Telma já tinha ameaçado levantar-se de vez mas deu um murro num caixote e voltou a cair. Precisava de mais uns minutos para se recompor, que no total foram 15. À passagem pela zona mista, foi pedido para falar pouco depois. Assim foi, mais calma mas com uma cara que não disfarçava sequer a desilusão sentida no momento.

"A dor é momentânea, as vitórias é que ficam para sempre..."


"O que aconteceu? Dei tudo mas ela foi melhor do que eu... Entreguei-me de corpo e alma mas perdi. Foi o fim de um ciclo, agora será o início de outro. Tenho de agradecer aos portugueses por tudo, gostava de lhes ter dado um dia melhor mas saio de consciência tranquila", resumiu.
Em alguns momentos, aa emoções quase que voltavam a superar a racionalidade. Afinal, todo um sonho se desfez em menos de dez minutos. "Superei-me, consegui vencer a mudança de categoria e das regras, ganhei muitos títulos de forma digna e honrada mas hoje, que queria dar um dia diferente a todos os portugueses, não consegui. Dor? A dor é momentânea, as vitórias é que ficam para sempre".
E seguiu, para os braços da família, dos amigos. "Tu agora não tens de pensar em nada, tens é de descansar e ir de férias. Já passou", diziam. Telma chorava e ia acenando com a cabeça. Mais uma ida à zona reservada aos atletas e a saída do pavilhão, dez minutos depois, com o capuz na cabeça, auriculares e cabeça baixa. O último dia do ciclo foi mesmo o pior de todos. Mas melhores dias virão. 

A derrota no "golden score"


Apoio não faltou à judoca. Apesar de estarem no topo oposto ao do combate, vários adeptos nacionais com bandeiras, cachecóis e camisola ainda se fizeram sentir até serem abafados pelo "yes!" menos desejado de todos - o do triunfo da americana Marti Malloy, judoca que estava bem abaixo no ranking e que perdera todos os combates contra a portuguesa.
"Calma, calma, não desesperes!", gritava Rui Rosa, o treinador, de fora. Telma dominava, tinha mais iniciativa mas Malloy, de uma forma ou outra, conseguia sempre escapar-se, mesmo a... arranhar - de forma involutária, Malloy arrancou dois bocados de pele da maão direita de Telma, que teve de ser assistida durante o combate.
O empate levou tudo para o "golden score", um prolongamento que sentenciou o fim do sonho da judoca do Benfica a 41 segundos do final. Um simples yuko terminou com o combate... 
Fonte - expresso

sábado, 28 de julho de 2012

Popota visita Continente em Almeirim e enche de sorrisos as crianças

O Continente de Almeirim, recebeu hoje uma visita muito especial nas suas instalações que foi nada mais nada menos do que a visita da mascote dos brinquedos de natal, Popota. Esta iniciativa tem como objetivo espalhar sorrisos a todos, principalmente as crianças.

Hoje, o tema escolhido foi "Popota vai à horta" de forma a incentivar as crianças a comer verduras para que estas crescam saudáveis. 

Convém realçar que esta tourné é foi composta por três tema sendo que o primeiro foi o "Popstar" a seguinte "Popota vai à horta" e por fim, já a partir do dia 21 de Agosto com o "Popota vai à escola"

Isabel Lemos, uma das responsáveis deste  projeto   que começou em Fevereiro deste ano terminando só em Outubro estando é a ajudante da Popota. No final desta ação, numa entrevista ao blog "Mundo do Jornalismo" referiu que "o continente criou esta iniciativa para dar um mimo as crianças e assim, marcar a diferença. Para além, disso pretende-se dar mais alegria aos clientes que vem fazer as suas compras ao Modelo". 

Maria Francisca, 7 anos foi uma das muitas crianças presentes no Modelo que acompanhados dos seus familiares não quiseram perder a oportunidade de estar perto da mascote recebendo das suas mãos uma prenda surpresa como também um cartão autografado pela própria. Numa entrevista, ao "Mundo do Jornalismo" disse "eu estou muito contente por ter estado ao pé da popota e de ter recebido o abraço, mas esta não foi a primeira vez que estive ao pé dela porque já desfilei com ela no Natal aqui em Almeirim e foi muito giro". A mãe, Dina Ribeiro, é uma das funcionárias do Continente na loja em Almeirim, referiu no final que "esta iniciativa é muito engraçado porque vemos os nossos filhos e todas as crianças a interagirem com uma mascote que é conhecida por todos e que no fundo é um dos  ídolos delas". 

Mas, para quem pensa que a Popota nunca mais vem a Almeirim desengane-se porque para meados de Setembro ou o mais tardar em Outubro ela faz novamente, uma visita ao continente de Almeirim agora, com o tema "Popota vai à Escola"

Escrito por Nuno Sotto Mayor 

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Festas em Honra de N. Senhora de Fátima começam hoje e terminam dia 30


Os cantores que marcam presença e que prometem, colocar os populares do Granho e visitantes a dançar    são as Tayti que atuam amanhã  a partir das 22 horas.   Para o último dia, está reservado o grande espectáculo da dupla Lucas e Mateus  e a  festa encerra  com outra dupla de sucesso da região Jorge Paulo e Susana. 
O grande dia está reservado , para a  missa e procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima dia que acontecerá no domingo, dia 29. 

Dois homens morreram ontem em Coruche vitimas de acidente de trabalho


Dois trabalhadores, de 20 e 34 anos, morreram ontem ao final da manhã soterrados por farinha num acidente numa fábrica de Coruche, disse à agência Lusa, fonte da GNR.
"Os trabalhadores estavam a proceder à limpeza dos silos quando houve um desabamento de farinha. A operação durou menos de uma hora, mas quando se conseguiu chegar até aos operários, estes já estavam sem vida", explicou a mesma fonte.
Os técnicos da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) estiveram no local a fim de averiguar as circunstâncias em que o acidente mortal aconteceu.



Fonte - Expresso

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Escola BTT CAJ Raposa obteve o sétimo lugar por equipas no encontro nacional de escolas


O Encontro Nacional de Escolas, organizado pela Federação Portuguesa de ciclismo decorreu em Mangualde nos dias  21 e 22 de Julho . Este ano estiveram presentes quase 500 jovens divididos por mais de 40 equipas do país e ilhas. Na vertente BTT competiram 189 atletas de 27 equipas. Tornou-se no segundo evento de BTT juvenil mais participativo de sempre, a seguir ao “1º XCO Juvenil CAJ Raposa” organizado pelo clube em 27 de Novembro de 2011 (214 atletas).  A Escola BTT CAJ Raposa esteve presente com 9 atletas, tendo obtido um fantástico 7º lugar por equipas das 27 presentes.

Individualmente os resultados foram os seguintes:

Raquel Marques – 2ª em Juvenis F.
Bruna Simões – 4ª em Iniciadas F.
Marta Simões – 6ª em Iniciadas F.
Rui Tapada – 7º em Iniciados M.
Sandro Branco – 9º em Juvenis M.
Miguel Batista – 22º em Iniciados M.
João Rodrigues – 23º em Benjamins M.
Ricardo Fernandes – 35º em Infantis M.
Rodrigo Matias – 37º em Infantis M.

Escola de BTT Caj participou pela primeira vez no Campeonato Nacional de XCO

Decorreu em Rio de Mouro no passado dia 15 de Julho  o Campeonato Nacional de XCO, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. A Escola BTT CAJ Raposa participou pela  primeira vez.  Esta prova é considerada, a prova mais importante de competição de BTT em Portugal, onde ficaram decididos os campeões e campeãs nacionais dos vários escalões etários. A escola CAJ da Raposa conquistou os seguintes resultados:

Dara Cristina – 8ª em 9 atletas
Luís Casimiro – 39º em 59 atletas
Rúben Fernandes – 42º em 59 atletas
Miguel Penedo – Não terminou por avaria

Convém relembrar que. o calendário nacional já terminou, faltando apenas 3 provas do regional que retomará  dia 26 de Agosto terminado no final de Outubro.


"Foi um grande desafio mas também mais uma experiência de vida. Esta prova realmente ainda foi mais difícil do que eu imaginava, mas com esforço e dedicação tudo se consegue"


Pedro Bento, natural de Almeirim e atleta, compete com a camisola da Associação 20 Km de Almeirim na modalidade de ciclismo.  Representou as cores de Portugal naquela que é considerada uma das maiores provas nesta modalidade, BC Bike Race. Numa entrevista, ao blog "Mundo do Jornalismo" após o regresso à sua terra falou das emoções que sentiu durante os 7 dias que a prova decorreu, das suas maiores dificuldades no terreno e da próxima prova que está a pensar concorrer. Para além disso, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os seus apoiantes.  

Mundo do Jornalismo - Como é que decorreu a prova de BC Bike Race? 


Pedro Bento  A prova correu muito bem, tendo em conta que atingi o objetivo principal que era chegar ao final dos 7 dias.

MJ - Qual foi o ambiente que encontrou e se sempre encontrou um grande convívio entre todos os participantes? 

PB - O ambiente era extraordinário, quer entre participantes, organização e os populares das cidades por onde passamos. Conheci muita gente, muitas experiencias diferentes foram contadas e vividas. A experiencia de estarmos constantemente a conhecer atletas de outras nacionalidades, conhecer novas culturas, o fato de dia para dia estarmos a andar de ferry ou de autocarro conhecendo as paisagens fabulosas do canada tornou esta prova uma das mais bonitas que já fiz.

MJ - Quais foram os resultados que alcançou nesta prova? 

PB - Na categoria Open, ou seja na minha categoria, fiquei em 46 em 140 atletas. A geral em todos os escaloes fiquei em 76 em 450 atletas.

MJ - Ficaram a quem do esperado ou era isso que procurava? 

PB - Em termos classificativos esperava ter entrado nos 30ºs mas um mês sem treinar devido a uma lesão condicinou-me muito a preparação. E tendo em conta o nivel de atletas que se encontravam na minha categoria em que, o top 20 era constituido apenas por atletas profissionais que participam em provas da Taça do mundo, alguns campeões olímpicos e ex-campeoes olimpicos da modalidade, penso que até foi um bom resultado.

MJ - Quais foram as maiores dificuldades dada a sua complexidade? 

PB - As maiores dificuldades foram os primeiros 4 dias. Não sabia que ia chover durante os primeiros dias, e por isso nao levei pneus para a lama. Foi um martirio durante 4 dias a andar e a fazer patinagem artistica em cima de raizes e rochas, sempre com o risco de queda. Quer em descida quer em subida nao tinha muita tração, existia muita lama nos trilhos. Na quarta etapa parti o quadro da bicicleta devido a dureza do percurso e pensei mesmo que nao aguentasse ate ao final. Por fim os últimos dias também foram muito dificeis, o cansaço acumulado começava a notar-se bastante.

MJ - Esta prova teve inicio em Cumberland e terminou em Whistler e é considerada uma das mais técnicas do mundo, estando considerada por uma revista americana como uma dos 12 eventos  mais difíceis do mundo. Foi para si um grande desafio participar nesta prova?  

PB - Foi um grande desafio, mas também mais uma experiencia de vida. Esta prova realmente ainda foi mais difícil do que eu imaginava, mas com esforço e dedicação tudo se consegue. Os trilhos bastante técnicos, associados à chuva e lama que encontramos tornou esta edição a mais dificil de sempre, opinião da organização, mas mesmo assim valeu todo o esforço.

Quem é que o acompanhou nesta prova? 

Para a prova em si fui sozinho, mas tive bastante gente a apoiar-me deste lado de cá.

Foi o único português a estar presente nesta prova? 

Este ano fui o único sim.

Como se sentiu ao representar Portugal? 

Senti-me bastante orgulhoso e por isso dei sempre o melhor de mim, mesmo apesar de todas as dificuldades.

A quem dedica esta prova? 

A toda a minha familia e amigos.

MJ - Como é que os Almeirinenses o receberam quando chegou a Almeirim, ou seja, sentiu-se apoiado pela população em geral ou só sentiu esse sentimento nos 20 Km de Almeirim? 

P.B - Apenas senti um maior apoio das pessoas mais chegadas e das pessoas mais ligadas à modalidade.

MJ - Qual é a próxima prova que  vai participar? 

PB - Não sei bem se será já para o próximo ano, mas o proximo desafio possivelmente sera o crocodile Trophy na Australia ou o Iron Bike em Italia.

MJ - Quer deixar alguma mensagem de agradecimento? 

PB - Quero agradecer a todas as pessoas que me seguiram pela net e que me foram apoiando com incentivos e com frases de motivacao. A todos os meus patrocinadores: Ribabike, Galao Publicidade, PavaSport Ourem. Sem esquecer tambem todo o apoio que a Associacao 20kms de almeirim me deu antes e durante a corrida.


Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Condutor que atropelou um grupo de peregrinos entregou-se as autoridades

Condutor que atropelou um grupo de peregrinos na Póvoa do Lanhoso, no passado domingo e que se encontrava fugidio entregou-se hoje a tarde as autoridades de Braga. segundo avança a RTP Informação. 
O acidente, ocorreu por volta da meia-noite de domingo em S. Martinho do Campo, concelho da Póvoa de Lanhoso, resultou na morte de uma mulher e causou ferimentos a quatro pessoas que seguiam, em grupo, numa peregrinação rumo ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta.
Segundo a RTP I, o indivíduo, natural de Vila Nova de Famalicão, "já foi constituído arguido e foi-lhe aplicado o Termo de Identidade e Residência como medida de coação", explicou a mesma fonte.

Júlia Pinheiro faz apelo ao fugitivo para se entregar as autoridades

Curiosamente hoje, no programa Querida Júlia este tema foi abordado na última parte do programa contando com a ajuda de Carlos Anjos, um especialista na área criminal, onde a  própria Júlia Pinheiro fez um forte apelo " Embora não compreenda o que leva uma pessoa a fugir assim, apelo ao responsável deste acidente se me está a ver neste momento seja lá onde for, apelo para que se entregue as autoridades e que assuma as suas responsabilidades. Acrescentou ainda que seria bom o fugitivo entregar-se porque mais tarde ou mais cedo ele seria apanhado. 


Escrito por: Nuno Sotto Mayor 

"Que se lixem as eleições, o que interessa é Portugal"


O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou ontem perante os deputados sociais-democratas que nenhum deles foi eleito para ganhar as próximas eleições e que está disposto a sacrificar os resultados eleitorais pelo interesse nacional.
"Se algum dia tiver de perder umas eleições em Portugal para salvar o país, como se diz, que se lixem as eleições, o que interessa é Portugal", declarou Pedro Passos Coelho, durante um jantar do grupo parlamentar do PSD para assinalar o fim desta sessão legislativa, na Assembleia da República.
Antes, Pedro Passos Coelho considerou que há quem sugira que "já chega de ser bom aluno" e de fazer "sacrifícios", porque se aproximam atos eleitorais e não convém perder votos.
"Mas a verdade é que nenhum dos senhores ou das senhoras foi eleito para esse mandato. Nenhum dos que aqui estão foi eleito para ganhar as próximas eleições, ou para ajudar a ganhar autárquicas, nem as regionais deste ano nos Açores, nem as europeias que aí vêm a seguir, não foi para isso que fomos eleitos. Foi para responder ao país", acrescentou o primeiro-ministro, recebendo palmas.
Estavam presentes neste jantar do grupo parlamentar do PSD os ministros Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e da Educação e Ciência, Nuno Crato, e a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
O coordenador da Comissão Permanente do PSD, Jorge Moreira da Silva, o vice-presidente do PSD e secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, e a secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, também marcaram presença.
Fonte - IONLINE

Homem barricado na segurança social de Vila França entregou-se

Durou cerca de uma hora, para que as autoridades de Vila Franca de Xira, resolvem-se o problema do homem que entrou nas instalações da Segurança Social barricando-se aparentemente sem fazer nenhum refém nas instalações. Segundo testemunhas, o homem entrou com uma  arma de fogo e mandou sair todas as pessoas que estavam nas instalações.

domingo, 22 de julho de 2012

Carlos Alves apresenta show de Stand Up Comedy dia 2 de Agosto

Carlos Alves é o animador de serviço todas as quintas feiras do mês no bar Qlub71, em Queluz fazendo um grandioso espectáculo de Stand up comedy.  Decorrem a partir das 22h30 e aqui, a boa disposição não falta e nem a crise afasta as pessoas que não perdem este show nem por nada. 
Conta com o apoio à divulgação do blog "Mundo do Jornalismo", que apoia este e outros tipos de espectáculos culturais e por isso, deixamos aqui o convite para passar um serão diferente e ouvir boas histórias contadas pelo artista Carlos Alves. 
Convêm realçar que a entrada é livre. 




sábado, 21 de julho de 2012

Incêndio em Castelo Branco mobiliza mais de 300 homens

Após o incêndio em Catraia, concelho de Tavira surge outra incêndio agora, no distrito de Castelo Branco mais precisamente em Cambas, concelho de oleirosque deflagrou por volta das 18h35 e que está a arder com grande intensidade até ao momento. Tem duas frentes ativas e já mobilizou segundo o site da Autoridade Nacional de Protecção Civil já mobilizou 323 operacionais apoiados por 75 veículos operacionais. 

Em atualização

Incêndio em Tavira dominado

Ao fim de três dias o incêndio na localidade de  Catraia, em Tavira encontra-se dominado. Mas permanecem no local 1173 operacionais apoiados por 192 veículos operacionais. Este número é absolutamente recorde pois, foi o incêndio que mais homens e meios mobilizou de norte a sul do país. 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Morreu o historiador José Hermano Saraiva


O historiador José Hermano Saraiva morreu hoje aos 92 anos. José António Crespo, produtor do historiador, confirmou à RTP que o falecimento aconteceu, ao final da manhã, na sua casa no distrito de Setúbal, de doença prolongada.

José Hermano Saraiva nasceu em Leiria, no dia 03 de Outubro de 1919, terceiro filho de José Leonardo Venâncio Saraiva e de sua mulher Maria da Ressurreição Baptista.

Era professor e historiador, tendo-se licenciado na Universidade de Lisboa, em Ciências Histórico-Filosóficas  em 1941 e em Ciências Jurídicas, em 1942. Foi ministro da Educação entre 1968 e 1970, período durante o qual enfrentou a crise académica de 1969. Seguidamente foi embaixador de Portugal no Brasil, entre 1972 e 1974.

José Hermano Saraiva iniciou a vida profissional como professor no ensino liceal, tendo sido diretor do Instituto de Assistência aos Menores e reitor do Liceu Nacional D. João de Castro, em Lisboa. 

Foi ainda professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, tendo acumulado a vida letiva com a advocacia. Deputado à Assembleia Nacional durante o Estado Novo foi ainda procurador à Camara Corporativa.
Colaboração com a RTP

Nas últimas décadas José Hermano Saraiva distinguiu-se pela sua colaboração com a RTP, em programas sobre a história de Portugal, apresentados de uma forma muito própria e expondo teorias por vezes contestadas no meio académico. 

A colaboração com a RTP começou em 1971 com o programa "Horizontes da Memória", tendo nesse ano recebido o Prémio da Imprensa para o Melhor Programa do Ano. 

Foi ainda autor e apresentador de "Gente de Paz", que assinalou o seu regresso à RTP em 1978, "O Tempo e a Alma", "Histórias que o Tempo Apagou" e "A Alma e a Gente". 

Extremamente popular, acabou no 26º lugar, no concurso da RTP os Cem Grandes Portugueses, ganho por António Oliveira Salazar.

Fonte - rtp

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Quatro Incêndios ainda ativos no continente

Segundo o site da autoridade nacional de protecção civil encontra-se até ao momento quatro fogos ativos que ocorrem de Norte a Sul do país. O fogo de Catraia, em Tavira, é aquele que causa mais preocupações aos bombeiros porque já lavra à quase 48 horas seguindo-se o fogo de Tramaga, em Ponte de Sôr que voltou a reacender hoje, o de Almada de Ouro em Castro Marim e por fim, o fogo da Junqueira em Torres de Moncorvo, distrito de Bragança. 
O blog "Mundo do Jornalismo" fez as contas e no total de Norte a Sul estão a combater os vários fogos cerca de 1086 bombeiros que evitam a todo o custo que o fogo arraste consigo as casas. 

Escrito por Nuno  Sotto Mayor 

Incêndio em Tavira mobiliza mais de 700 homens


O incêndio na serra algarvia, no conselho de Tavira, está a ser combatido por mais de 700homens e 171 veículos, no entanto, prevê-se que o "trabalho dos bombeiros esteja para durar", disse ao Expresso o presidente da Câmara de Tavira.
A juntar às chamas no município de Tavira, há dois outros fogos ativos perto, em Castro Marim e em São Brás de Alportel, e que também já estão a ser combatidos pelos bombeiros, no entanto, não apresentam grandes preocupações.
O nível de alerta laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) foi acionado no distrito de Faro, devido ao incêndio que lavra há 24 horas em Tavira.
Ao que o blog "Mundo do jornalismo", conseguiu apurar o fogo ainda lavra com bastante força continuando ativo com quatro frentes. Foram acionados mais grupos de reforço para combate a incêndios florestais, nomeadamente,  de Aveiro, Leiria  e  Porto. 
Em relação ao fogo que decorria na localidade de São Brás de Alportel, que também estava a lavrar com grande intensidade já está dominado, mas as atenções ainda são bastante redobradas esperando que não ocorra nenhum reacendimento. 

Portugal conquistou o 2º lugar no 28º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina


Decorreu, de 5 a 8 de Julho, em Vigo o segundo lugar no 28º Campeonato do Mundo de Pesca Submarina organizado pela Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas (CMAS). Portugal ficou em segundo lugar e  desta equipa fez parte o atleta Almeirinense Pedro Silva.

No total, participaram ao todo 19 nações: Argélia, Brasil, Chile, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Noruega, Peru, Portugal, Rússia, San Marino, Tahiti, Turquia, Ucrânia e USA. 
Em relação, ao numero de atletas foram  56 atletas, nos quais se incluíam os melhores atletas atuais da atualidade, e mais de 60 embarcações maioritariamente semi-rigidas, que entusiasmaram uma assistência bastante numerosa, que incluía vários apoiantes das diferentes nacionalidades participantes, com destaque para os muitos portugueses que se deslocaram a Vigo para apoiar a sua seleção.
O pódio individual da competição teve a seguinte composição:
1º JODY LOT, atleta português – Medalha de Ouro
2º António Linares, atleta espanhol – Medalha de Prata
3º Daniel Gospic, atleta croata – Medalha de Bronze
O pódio por países foi:
1º - Espanha
2º - Portugal
3º - Croácia
Com esta classificação individual, Portugal assegura assim o seu primeiro título individual de Campeão do Mundo de Pesca Submarina, em mais de 5 décadas de participação, em competições internacionais. De realçar também, que Portugal já venceu por equipas um Campeonato do Mundo e individualmente dois Campeonatos Euro-Africanos, um Campeonato Ibérico e um Torneio de Masters da Elite da Pesca Submarina.


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Incêndio na Madeira - Chamas alastram-se a uma velocidade relâmpago


Um incêndio de grandes proporções já destruiu casas e continua a espalhar o pânico na  zona do Palheiro Ferreiro e Choupana, freguesia de São Gonçalo, concelho do Funchal,  adianta o  "Diário de Notícias da Madeira". O fogo está a descer a zona próximo do Estádio da Madeira, estando já bem perto da via-rápida, segundo a mesma fonte.
Na estrada para a Camacha, as chamas cobrem uma grande área. O incêndio é visível da cidade do Funchal, tendo a Agência Lusa apurado que várias pessoas foram forçadas a sair de casa. O presidente do Governo Regional Alberto João Jardim está já a deslocar-se para o local.
O diretor do "Diário de Notícias da Madeira" disse à SIC Notícias que o incêndio atinge "proporções dantescas."
Os bombeiros não conseguem atender todas as ocorrências. As elevadas temperaturas e o vento forte estão a dificultar o combate das chamas. O Expresso já tentou contactar os Bombeiros e a Proteção Civil, mas sem sucesso. Fonte da Proteção Civil disse apenas que "a situação é difícil" e "praticamente todos os elementos  estão no local", não havendo possibilidade neste momento de dar mais informações. 


Acionado Plano Municipal de Emergência

A câmara do Funchal já acionou o Plano Municipal de Emergência. "A situação está muito complicada e todos os meios disponíveis dos bombeiros e da câmara, incluindo os auto tanques da limpeza estão no local, mas a situação é muito difícil", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara do Funchal.
A população fala também num cenário assustador, onde as chamas se propagaram a grande velocidade ajudadas pelo vento.  "É puro terror, onde as chamas devoram e engolam tudo o que lhes faz frente. Teve início pouco depois das 21h e logo incrivelmente se propagou à velocidade de um furacão. Temo pela angústia dos enclausurados mas chamas, e que surpreendidos nem tempo tiveram para fugir. Visto da baía do Funchal é mesmo assustador... É de arrepiar e esmorecer", escreve Tomás Freitas, o leitor do "Diário de Notícias da Madeira", na edição on-line do jornal.
Na quinta-feira, dia 12 de julho, Alberto João Jardim, pronunciou-se sobre o protesto agendado para o dia seguinte pela Associação dos Bombeiros Profissionais, no Funchal, designadamente contra a degradação das condições de trabalho e de vida dos bombeiros profissionais das associações humanitárias do Funchal, Machico e Santa Cruz.
"Quanto aos bombeiros, a questão é muito simples: em vez de quererem ser bombeiros municipais, foram-se fazendo associações. Depois o Governo foi-lhes fazendo as sedes, o equipamento que têm também foi o Governo que pagou e algumas associações, não todas, foram metendo gente sem ser preciso. E agora são eles {associações] que têm que resolver o problema", argumentou o governante madeirense.
"O Governo não ia pagar 50 bombeiros onde só basta ter 30", frisou Jardim. 
(Em atualização)


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/incendio-de-grandes-proporcoes-no-funchal=f740624#ixzz2115HYkqm

Risco de Incêndio para todo o País amanhã


Aqui ficam as previsões do Instituto de Meteorologia de Portugal que contem o risco de incêndio para amanha. É seguindo isto, que observamos se existe ou não a possibilidade de ocorrer incêndios florestais. 

Última Hora - Incêndio na Asseiceira

Cerca de 48 bombeiros apoiados por 16 veiculos operacionais combatem um outro incêndio florestal a Sul de Tomar, nomeadamente na Asseiceira, concelho de Tomar. Este deflagrou por volta das 19:50 e tem neste momento uma frente ativa sendo logo, acionado de imediato o helicóptero bombardeiro pesado para ver se era possível travar as chamas. No local está o comandante do corpo de bombeiros de Minde 


Atualização 


O combate as chamas é cada vez mais, complicado para os bombeiros que combatem o fogo na zona sul de Tomar, Asseiceira sendo que, já foram mobilizados para o local cerca de 108 bombeiros apoiados por 28 veiculos operacionais. Neste momento, já foi  Acionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF) de Leiria. O comandante das operações agora no local é o comandante do corpo de bombeiros da Golegã. 

Última atualização

Segundo o blog "Mundo do Jornalismo". o incêndio que deflagrou por volta das  20 horas  que dificultou assim, desta maneira, a vida aos bombeiros que combatiam as chamas em outro local encontra-se, neste momento, dominado. No local, ainda permanecem os 123 bombeiros apoiados por 29 veículos operacionais. 

Última Hora - Incêndio no Concelho de Tomar

Incêndio florestal em sabacheira/monchite, concelho de Tomar. Deflagrou por volta das 13.15 mantendo-se ainda ativo. Combatem o incendio 111 bombeiros apoiados por 31 viaturas e tres meios aereos. Para alem, dos corpos bombeiros do distrito de santarem, apoiam neste combate corpos de bombeiros de portalegre, castelo branco e Leiria.

Atualização

Mais de 150 bombeiros apoiados por 43 veiculos operacionais. O posto de comando encontra-se localizado junto ao Campo de Futebol da Serra de Cima. A caminho do teatro de operações encontra-se o comandante operacional distrital de santarém, Joaquim Chambel. 


Atualização a poucos minutos 

Acionada uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS) da Força Especial de Bombeiros (FEB).


Atualização ao minuto 


Acionados dois Aviões Bombardeiros Médios Anfíbios. No local estão cerca de 234 bombeiros apoiados por 55 veiculos operacionais

                                                                                        Foto de Casimiro Serra 

Foto de Nuno Madureira 
Atualização ao minuto 

A frente de fogo já atingiu algumas casas e os bombeiros, parecem ser poucos para travar as chamas que invadem a localidade de sabicheira/Monchite. A situação está a agravar-se e neste momento, combatem as chamas 262 bombeiros apoiados por 72 veiculos operacionais. Este fogo já dura à quase 8 horas.  


Atualização ao minuto 


Segundo o blog "Mundo do Jornalismo", conseguiu apurar algumas habitações arderam e o pânico continua instalado na localidade da Sabacheira/Monchite. No total, estão mobilizados cerca de 315 homens apoiados por 89 veiculos operacionais. As chamas não param o que se avizinha uma noite bastante longa no comabte as chamas. 


Última atualização 


No local, encontra-se já, o vereador da protecção civil de Tomar de forma a tentar resolver alguns danos provocados por este incêndio que dura a mais de 10 horas. A cada hora que passa, a tensão aumenta e até ao momento ainda não se encontra dominado. 



III festival do Melão acontece este fim de semana em Alpiarça








Como já vem sendo habitual, o município de Alpiarça em estreita colaboração com a junta de freguesia da vila organiza o festival do melão que já vai na sua terceira edição. O objetivo deste festival é promover o melão que é produzido e comercializado na vila.  


Na apresentação pública que ocorreu no parque do carril, onde será realizado este certame estiverem presentes o presidente da autarquia, Mário Pereira juntamente com o vice presidente  da autarquia e com a presidente da junta. 


Mário Pereira  salientou " o facto de o principal objectivo desta terceira edição ser o fortalecimento da ideia/tema “Alpiarça Terra do Melão – o labor e um sabor da nossa terra”, no sentido de “fazer a necessária justiça ao povo de Alpiarçaàs várias gerações de produtores e seareiros queao longo de décadas se dedicaram à produção do melão e da melanciapor um ladomas também de reforço da imagem promocional deste produto com os esperados efeitos positivos na sua comercialização e consequente impacto na economia local, afirmando Alpiarça e os alpiarcenses.”

Segundo o autarca, o III Festival será também “um momento de diversão e de afirmação da cultura alpiarcense, com um cartaz de espectáculos de cariz popular – fado, folclore, baile, jogos tradicionais e animação infantil, passeios de bicicleta, carros antigos e de barco na Vala, artesanato local, gastronomia e vinhos, agricultura biológica –, realista, à medida das possibilidades financeiras das autarquias e do contexto de dificuldades que vivemos, mas voltado para o envolvimento dos produtores e dos alpiarcenses e aberto à visita de todos os que nos quiserem visitar e conhecer.
Destacou ainda o regresso da realização dos Concursos de Melão e Melancia e os “workshops” sobre a temática agrícola e gastronómica em torno dos produtos que são o motivo principal do Festival. 
A  promoção do melão de Alpiarça conta, este ano, com outros momentos e iniciativas promocionais no exterior do concelho como a divulgação que ocorreu no CNEMA, em Santarém, durante a Feira Nacional de Agricultura, assim como a realização de provas de degustação de melão e melancia em Lisboa: a 25 de Julho, na Assembleia da República.

Escrito por: Nuno Sotto Mayor