quinta-feira, 31 de maio de 2012

ETAR da Raposa custou 400 mil euros


ETAR serve quase 100 por cento da freguesia e está preparada para o crescimento populacional da Raposa.
A estação de tratamentos de águas residuais foi finalmente inaugurada no dia 22 de Outubro e contou com a presença de todos os órgãos autárquicos dos quais se destaca o presidente da junta da Raposa, José David Ventura Gouveia e do presidente da câmara, Sousa Gomes. A obra que custou cerca de 400 mil euros teve o apoio da UE em 68 por cento. De acordo com a empresa intermunicipal, Águas do Ribatejo, a nova estação está dimensionada para servir quase 100 por cento da freguesia e está preparada para o crescimento populacional da Raposa. O presidente da junta de freguesia salientou que "é com grande orgulho que está a inaugurar esta ETAR e que, não só ele, como a população pode respirar de alívio porque a maioria dos problemas que existiam antes desta construção vão ficar finalmente resolvidos".
Já o presidente da CMA preferiu apenas dizer que "o objectivo principal da autarquia é que todas as freguesias do concelho fiquem equipadas com o sistema de tratamento de esgotos e com isto colocar o município ao nível da Europa".
A ETAR está equipada com um moderno sistema de tratamento biológico das lamas que depois de serem estabilizadas, serão espessadas graviticamente e encaminhadas para desidratação na ETAR de Paço dos Negros que está em fase de conclusão. No que respeita, à água residual tratada na ETAR da Raposa será lançada numa linha de água, designada por Ribeira de Muge.
Esta obra insere-se num plano de investimentos em Almeirim, levados a cabo pela empresa intermunicipal, Aguas do Ribatejo, que ultrapassa os 10 milhões de euros, sendo repartido em cerca de 8 milhões em saneamento e 2,2 milhões na rede de abastecimento de águas.
Notícia de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário