quinta-feira, 31 de maio de 2012

Casa dos Patudos reabriu as portas e apresentou a biografia de Relvas


Fotobiografia, José Relvas e os seus" mostra a intimidade da família Relvas. O livro foi escrito pelo historiador, investigador e docente José Raimundo Noras.
A casa dos Patudos, em Alpiarça, que esteve fechada durante algum tempo, para a realização das obras reabriu ao público com um novo circuito museológico, no dia 31 de Outubro, que coincidiu com a data do seu 82 aniversário de José Relvas e com a apresentação da sua fotobiografia, escrita pelo historiador, investigador e docente José Raimundo Noras. O livro intitulado "José Relvas e os seus" mostra a intimidade da família Relvas. José Noras agradeceu à autarquia de Alpiarça toda a cedência dos arquivos históricos presentes na casa que permitiram escrever o livro. Acrescentou que sente um grande orgulho por ter escrito esta fotobiografia e com as emoções à flor da pele proferiu que " é a emoção de um autor que trás de novo a Alpiarça a obra que culminou com este livro entregando à terra que lhe pertence".
As obras na casa dos patudos, residência oficial de uma das figuras que marcou a história da república portuguesa, inserem-se no projecto de reabilitação que tem um custo global da ordem dos 2,5 milhões de euros, comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). A autarquia espera avançar o mais rapidamente para o início das obras da segunda fase que inclui a requalificação dos arranjos exteriores da casa que inclui o arranjo das cozinhas, das cavalariças, dos quartos dos cozinheiros e dos caseiros que se situam nas traseiras da casa.
O aniversário de José Relvas foi assinalado com a colocação de uma coroa de flores no monumento, do jardim municipal, durante todo o dia as pessoas puderam visitar a casa de forma gratuita. O presidente da câmara proferiu um pequeno discurso salientando que " esta obra tem um grande significado para a autarquia não só pela história que a casa conta como também se sente orgulhoso de ter cumprido em grande medida as obras que já eram necessárias.
Depois de este pequeno interregno forçado pela obras, a casa dos patudos espera receber mais visitantes esperando alcançar no ano de 2012 o resultado de 10286 visitantes, mas contas feitas que já contemplam as visitas até ao fecho do museu em 25 de Junho a casa foi visitada por cerca de 5 mil visitantes.
Notícia de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário