quinta-feira, 31 de maio de 2012

Indisciplina nas escolas gera opiniões diferentes


Seminário mostrou que o tema é muito discutível
Para Pedro Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almeirim, é necessário "uma maneira que permita novamente que os professores tenham autoridade dentro das salas de aula, procurando encontrar um equilíbrio entre o que é a autoridade dos pais e a dos professores, pois liberdade a mais vira anarquismo". A opinião foi dada durante o seminário "Indisciplina na Escola, um desafio", promovido pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Almeirim, em conjunto com a Associação de Pais dos alunos do ensino oficial de Almeirim, no dia 8 de Setembro.
Com moderação de Cláudia Pina, professora na Escola Secundária da Marquesa de Alorna, a temática foi debatida por vários oradores, como foi o caso da convidada especial, Anna Feittosa, que estuda o tema e lecciona no ensino universitário. Esta defendeu que o "que o problema da indisciplina não existe, e sim, o que existe são situações de pessoas, de acções que têm vários problemas e elas próprias tem que ter a capacidade de os resolver, cada um deles, procurando resolvê-los das várias formas possíveis, dependendo da gravidade de cada um".
Pedro Branco, professor do 1º Ciclo e elemento do Movimento da Escola Moderna, referiu: "para perceber o papel sobre a indisciplina na escola, é necessário, primeiro que tudo, perceber o que é verdadeiramente a instituição escola, e principalmente o que é que os alunos esperam da escola, procurando perceber qual o seu desempenho, uma vez que todos não aprendem da mesma maneira". Já Helena Prates, professora na Escola Secundária da Marquesa de Alorna, numa entrevista ao Mais Região, referiu que, como professora, não se pode tratar a turma como um todo, procurando estudar caso a caso o problema de cada um, procurando perceber quais as causas que levaram à indisciplina de um determinado aluno.
Notícia de Setembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário