quinta-feira, 31 de maio de 2012

Almeirim quer ser “amiga” dos idosos


Uma parceria entre a câmara e a VIDA
A Câmara Municipal de Almeirim (CMA), em parceria com a associação Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo (VIDA), integrou o projecto Cidades - Amigas das Pessoas Idosas, que visa melhorar a qualidade de vida dos seniores. A mentora foi a Organização Mundial de Saúde que identificou oitos áreas distintas a trabalhar. O transporte, a habitação e a inclusão social são algumas delas.
A autarquia apresentou o que já foi feito e quais as ideias a desenvolver, na Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, a 21 de Setembro. Pedro Ribeiro, vice-presidente da câmara, falou de mobilidade e acessibilidade. O rebaixamento de passeios e transformação de edifícios, permitindo um melhor acesso a todos, são esforços já encetados pela autarquia. "Tudo isto é um caminho que se faz caminhando, pois as coisas têm que ser bem planeadas e pensadas”, disse o mesmo, acrescentando: “A CMA tem, nos últimos anos, lançado um conjunto de iniciativas com vista a melhorar as condições daqueles que mais precisam, a partir dos 55 anos". Maria Emília Moreira, vereadora da Acção Social, explicou que o seu gabinete está atento às necessidades. Quando é necessário, encaminha os idosos para lares, centros de dia e apoia quem está a viver com mais dificuldades.
Numa entrevista ao “Mais Região”, Paulo Tomás Neves, presidente da VIDA, referiu que " o objectivo é verificar a “amigabilidade” dos municípios portugueses, que vai ser verificada através de uma amostra estatística, de onde vai sair o retrato dos municípios, por distrito, “amigos” dos idosos”. Acrescentou que o projecto Cidades teve início em Junho de 2011, terminando em Dezembro. Foi aceite por 98 câmaras municipais e 14 universidades e politécnicos.
Quanto a Paula Guerra, coordenadora da Universidade Sénior de Almeirim, falou da importância dessa entidade e dos cursos que irão ser leccionados. "Não podemos dar mais anos à vida, mas podemos dar mais vida aos anos", este foi o “lema” dito pela coordenadora.
Notícia de Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário